A Riviera Maya é um paraíso tropical no Mar do Caribe, com parques como Xcaret e Xenotes. Assim, para além das praias paradisíacas de Cancún, um dos melhores passeios para curtir ao máximo a região é conhecer os cenotes, cavernas subterrâneas com águas cristalinas que aparecem por toda costa de Yucatán.
Nadar com golfinhos é legal, mas mergulhar em poços de águas cintilantes no meio da floresta tropical mexicana é uma experiência única.
Leia também: O que fazer em Cancún, México
O que fazer em Cancún – Xcaret
Conhecer de perto os cenotes está entre os melhores passeios para se fazer no balneário caribenho. Fizemos o passeio entitulado Xenotes by Oasis Maya – parque operado pela Xcaret, com a VIP Tour Cancún, e conhecemos uma das mais impressionantes belezas naturais do México em passeio barato e pra lá de divertido.
O roteiro pelos cenotes inclui paradas em 4 deles, cada um com características próprias, e inclui café-da-manhã e almoço self-service no fim da tarde, com frutos do mar e comida mexicana, além de degustação de vinhos.
Xenotes by Oasis Maya
O ônibus da excursão nos esperava no centro de Playa del Carmen, na Riviera Maya, mas é possível fazer o passeio a partir de Cancún. Aliás, apesar de muitos parques e passeios serem mais próximos da Riviera Maya, os preços quase não variam por conta do local de partida.
Levamos cerca de 40 minutos até o primeiro ponto de parada, onde recomenda-se deixar todos os pertences no ônibus. Saímos apenas com trajes de banho. O tour tem início com café da manhã (frutas, doces, café e chocolate quente) antes de nos aventurarmos pelo primeiro cenote.
Lá é possível alugar sapatilhas próprias para caminhar em superfícies molhadas e escorregadias. Além disso, uma dica é levar máscara de mergulho para nadar nos rios que se formam. Uma fotógrafa nos acompanha e no final do passeio é possível comprar as fotos, não muito caras e que valem pela ótima recordação.
Muitas pessoas compram aquelas capinhas plásticas que protegem o celular da água. É útil, mas se o celular cair na água não há chance de resgatá-lo. A profundidade nos cenotes pode chegar a 25 metros.
Passeio divertido perto de Cancún
Os quatro cenotes recebem nomes temáticos – Vento (Lik’), Água (Há’), Fogo (K’áak) e Terra (Lu’um).
Uma curiosidade é que na mitologia maia, após a morte, os homens seguiam para o reino subterrâneo de Xibalba, sendo os cenotes grandes portais de entrada para este mundo. Quando chegavam a Xibalba, os mortos passavam por provações em rios de sangue e enfrentavam o fogo, o frio e animais selvagens.

Toboágua em cenote pertinho de Cancún, na Riviera Maya.
As águas são cristalinas, e o animal mais perigoso que lá frequenta é o ser humano. Recomenda-se não passar protetor solar, nem óleos bronzeadores para não prejudicar os microorganismos e peixes que vivem nas águas dos cenotes.
No primeiro cenote – Fogo, escorregamos em toboágua, nadamos pelas corredeiras do rio e fizemos tirolesa perto de Cancún. O ambiente é perfeito para relaxar e entrar em contato com a natureza perto de Cancún. A segunda parada segue por pequena trilha pela selva de Yucatán, na Riviera Maya.
Leia também: O que fazer em Aruba, Caribe
Cenotes, poços de águas cristalinas em Yucatán

Tirolesa em cenote na selva mexicana, perto de Cancún – México.
No caminho, ouvimos do guia história sobre anões que habitam e protegem a floresta. Há estátuas representando o modo de vida dos pequenos no parque. Aliás, é uma tradição em casas mexicanas ter um desses homenzinhos na porta de casa para proteção.
É hora de saltar do penhasco para afundar e sentir o frescor das águas verde esmeralda do velho cenote Viento, tendo a profundidade de até 13 metros. Coragem!

Cenotes, poços de águas cristalinas em Yucatán – México

Salto em cenote, na selva mexicana
No terceiro cenote, descemos de rapel 25 metros até uma caverna com muitos morcegos e raízes das árvores buscando água compondo o cenário com a luz do sol refletindo as águas azuis turquesa. É um dos lugares mais incríveis que conhecemos perto de Cancún, no México.
Leia também: O que fazer em Punta Cana, na República Dominicana
Paisagens paradisíacas perto de Cancún

Um dos cenotes mais bonitos de Yucatán, México
Com apenas oito milhões de anos, o cenote Tierra é o mais novo de todos os cenotes. Há pequena plataforma com dois metros de altura para mergulhar, tendo a profundidade até 25 metros.
Por fim, após uma parada para o almoço coletivo no último parque, fizemos passeio de caiaque pelas corredeiras do cenote Água, completando a aventura por estas formações naturais da floresta mexicana, em cenário digno dos mais belos sonhos.

Passeio de caiaque em cenote na floresta tropical mexicana
Por fim, perto de Cancún, você irá passar o dia conhecendo esses lugares maravilhoso, repletos de mistérios e lendas. O passeio na Riviera Maya leva cerca de dez horas. Voltamos apenas no final do dia, mas passa rápido e não há muitas oportunidades para repetir o local. É ir e aproveitar ao máximo enquanto estiver por lá.
Leia também: Isla Mujeres, no México
Xcaret: parque no meio da floresta tropical mexicana
O Xcaret é o maior parque da Riviera Maya, no México, aliás, é comum ouvir também que o é o melhor parque de Cancún. Fomos conhecer o parque, pois sendo um dos passeios mais realizados por brasileiros no Caribe, era importante ter a experiência como referência.
Sem dúvida, o parque é realmente muito grande, há várias atrações e é extremamente bem cuidado, com animais silvestres e bela flora. No quesito beleza, sem dúvida, o parque Xcaret, em Cancún, se destaca. Contudo, por estarmos viajando sozinhos, não aproveitamos muito. É o parque com ingresso mais caro, e mesmo assim muitas atividades são pagas à parte.

Parque Xcaret, na Riviera Maya – Cancún, México
O parque Xcaret, em nossa opinião, é ideal para quem viaja em família e pretende um lugar gostoso para passar o dia com os filhos. Acreditamos ser mais opção para quem viaja com crianças pequenas. Para grupo de amigos e até casais sem filhos recomendamos o Xenotes: tour pelos cenotes.

Praia natural no Parque Xcaret – Cancún, México
De qualquer forma, valeu a experiência, pois o parque é muito bonito, tem boa infraestrutura, bons restaurantes e boa comida.
O destaque fica por conta do espetáculo no final do dia, onde dezenas de atores encenam um pouco da história da região, contando um pouco sobre a civilização Maya, seus costumes até a chegada do homem branco nas Américas. Uma apresentação impecável e maravilhosa. Em resumo, diríamos que o show compensa o valor do ingresso.
Leia também: O que fazer no Jalapão, TO
Quanto custa e como chegar mo Xcaret

Parque Xcaret, na Riviera Maya – Cancún, México
Pagamos 120 dólares com direito ao transporte – o parque fica à 60 km de distância de Cancún, e almoço à vontade, mais uma bebida por pessoa. Foi o valor mais barato que achamos já que não estávamos com carro alugado.
A empresa que conseguimos o melhor preço foi a VIP Tour Cancún. Aliás, recomendamos que pesquisem os passeios com o Jaime antes de fechar com qualquer outra agência de viagens em Cancún. Eles costumam ter os melhores preços em diversos passeios, e a dica é fechar todos os passeios que for fazer de uma vez só, assim dá para negociar um preço mais barato. Diga que a indicação foi do Muita Viagem.

Ruína Maya, no Xcaret – Cancún, México
Para quem sai de Playa de Carmen, o trajeto é curto e pode valer a pena ir de carro alugado ou até pegar um táxi. Fique atento e planeje-se para a volta, pois na saída do parque a demanda por carros é enorme.
Atrações no Parque Xcaret – Cancún
Logo na entrada do parque é possível pagar pela locação de lockers. A dica é deixar tudo que não for necessário, especialmente equipamentos eletrônicos que possam molhar. É possível pegar toalha, coletes salva-vidas, máscara de mergulho e pé de pato para atravessar por entre os rios subterrâneos do parque Xcaret, perto de Cancún.

Ator representando um nativo das terras de Yucatan – Cancún, México
Uma das atividades não pagas é nadar nas águas transparentes dos rios subterrâneos que serpenteiam o parque, em percursos com cavernas com inofensivos morcegos e árvores retorcidas. É um passeio interessante, porém sem grandes emoções. Lembre-se de pegar o colete salva-vidas. É item obrigatório.

Parque Xcaret, na Riviera Maya – Cancún, México
Para quem gosta de admirar a fauna silvestre, o Parque Xcaret também possui um mini zoo com animais típicos do Caribe, como flamingos, araras, onça, iguanas e outros. São lugares bonitos para fotografar.
Arrecifes na praia do Parque Xcaret

Os arrecifes na praia do Parque Xcaret – perto de Cancún, México.
O parque possui rotas indicadas com linhas coloridas no chão para facilitar a localização das atrações, mas ainda assim, perde-se muito tempo andando pelos diversos caminhos. Além disso, idas ao locker, banheiro e fila do almoço tomam boa parte do dia.
É bom estar sempre com o mapa e gastar o “portunhol” perguntando aos monitores do parque onde ficam as atrações. Fato é que se você quiser realmente fazer tudo, um dia apenas é pouco. Aliás, algumas atrações exigem que se compre o ingresso à parte, logo na entrada. Para quem vai de excursão para Cancún, o guia costuma informar os turistas e orienta na compra.

Prainha no Parque Xcaret, em Cancún, México
Vale a pena conhecer o cemitério mexicano. Com lápides e santuários típicos do México, o local é uma graça e dá para ter uma ideia da beleza como celebram a morte. Aliás, o país é famoso por celebrar a festa do Dia dos Mortos em cerimônias pra lá de emocionantes. Ao lado do cemitério, na “Casa dos Murmúrios”, funciona uma loja de souvenir onde é possível comprar lembrancinhas e objetos de decoração.
Os melhores restaurantes são o Dos Playas, La Península e La Laguna. Para almoçar, escolha o restaurante Dos Playas. Só não deixe para a última hora. Vá, no máximo, até às 15h. Após esse horário é melhor optar pelo La Península. Dos três espetáculos que acontecem, vale a pena o primeiro, às 13:30 na Aldeia Maya, e o grande show final, às 18:30, no Gran Tlachco.
Leia também: Resort all inclusive no nordeste
Show típico: a história do povo Maya
Como dissemos acima, o espetáculo final vale muito a pena. Tente chegar cedo para pegar um bom lugar. No início do show o público participa acendendo uma pequena vela distribuída na entrada. Há música ao vivo, dança, encenações e um extraordinário jogo de bola de fogo típico da cultura maia.
O alerta fica na hora de ir embora. Após o término do espetáculo restam menos vans e ônibus de excursão para voltar à Playa del Carmen ou Cancún. Por isso, uma dica é ir sair na hora do intervalo do show ou relaxar e esperar com calma os últimos ônibus. Quem está de carro alugado não tem esse problema.

Mergulho de escafandro com arraias
Por fim, as atrações pagas mais divertidas, que valem a pena, são o mergulho de escafandro (helmet), mergulho com golfinhos, snorkel (snuba) e a super lancha (speed boat). Os preços podem variar.
Leia também: Chichen-Itza: pirâmide maia no México
Por fim, para não errar no próximo carnaval, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!