Início / Melhores destinos / Córdoba, o que fazer na segunda maior cidade da Argentina
Catedral de Córdoba, Argentina

Córdoba, o que fazer na segunda maior cidade da Argentina

Onde fica Córdoba e dicas de passeios em uma das cidades mais agradáveis da Argentina.

Para começar, vale dizer que Córdoba é a segunda maior cidade da Argentina. Desse modo, há muito o que fazer em um roteiro de um dia pela cidade. Por isso, quem está pensando em um destino internacional diferente para os próximos anos, não irá se arrepender em escolher a cidade de Córdoba como destino.

Como chegar em Córdoba

Localizada entre Rosário e Mendoza, a segunda maior cidade argentina, fica a uma distância de 700 km da capital Buenos Aires. Do Brasil há voos da GOL, Latam, Turkish, Copa e Aerolineas Argentina entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) e o Aeroporto Internacional de Córdoba (COR).

Como é comum nas cidades argentinas, Córdoba é um destino tranquilo, com boas opções de restaurantes e roteiros a pé. Tanto Córdoba, no interior da Argentina, como a Villa General Belgrano (90 km de distância) – agitada em outubro quando acontece a melhor Oktoberfest da Argentina, e a bucólica e romântica La Cumbrecita (120 km) – ideal para uma viagem de lua de mel barata.

Quando ir – temperatura em Córdoba

É possível fazer uma viagem à Córdoba, na Argentina, e aproveitar as atrações turísticas durante o ano todo. O verão é agradável, com dias quentes de novembro a janeiro com temperaturas que chegam a 30 °C. Já o o inverno tem dias frios e ar seco, com mínima de 5 °C, dificilmente você verá neve em Córdoba.

Conforme elencamos acima, uma dica é viajar em outubro para aproveitar o clima de quase verão e as festas nas cidades próximas.

O que fazer em Córdoba

Roteiro no centro de Córdoba – Argentina

Fizemos viagem rápida para Córdoba, na Argentina, e conhecemos o centro da cidade com caminhada de poucos mais de duas horas, descobrindo pontos turísticos, monumentos, parques, ruas, museus e igrejas que oferecem ao viajante experiências históricas e arquitetônicas de uma cidade tranquila e organizada.

Mapa de Córdoba

Confira mapa com roteiro:

Uma referência para o deslocamento a pé no centro é o Rio Suquia que divide a cidade. A sugestão é começar o roteiro se deslocando até Mercado Norte, na esquina entre as calles Rivadavia e Oncativo.

Mercado Norte, El Mercado de La Ciudad

Como eu estava hospedado no Hotel NH Córdoba, segui na calle Belgrano na mesma direção dos carros até ela se transformar em calle Tucumán. Logo ali, na esquina da Av. Sarmiento, virei à esquerda para em seguida entrar à direita na Rivadavia, onde está localizado o mercado.

Lá no mercadão de Córdoba, também conhecido como Mercado de la Ciudad é possível tomar um café no El Bar De La Ciudad, almoçar em alguns dos restaurantes – Bar Hermanos, La Cocina de Fazzio (restaurante bacana com som), El Rei Del Cabrito “La Parrilada Estación (restaurante mais formal, frequentado por executivos), restaurante Duran (comida árabe), ou ainda, simplesmente fazer a visita, apreciar as lojinhas e comprar vinhos na vinoteca.

Plaza San Martín

cordoba argentina

Monumento no Plaza San Martín.

Após a visita ao Mercado Norte siga pela Av. San Martín até a área central da cidade para conhecer aPlaza San Martín e a Catedral de Córdoba, no entorno da praça, que possui o monumento a José de San Martín (foto).

Há sempre artistas de rua no entorno da praça e algumas exposições. No dia que fui havia uma Feira de Livros na calçada entre a praça e o edifício El Cabido, importante museu da cidade, colado à Catedral. Leia opiniões sobre o local no TripAdvisor.

Córdoba recebe bem menos turistas do que Buenos Aires, tornando-se um ótimo destino para compras na Argentina. Há várias opções de lojas, em especial no quarteirão entre o número zero até o 300 da Av. San Martín.

Portanto, se a ideia for comprar calçados e roupas baratas (moda feminina, masculina e infantil), vale a pena caminhar nas ruas do entorno da Plaza San Martín.

Cripta Jesuítica

o que fazer em cordoba

A Cripta Jesuítica foi um dos legados arquitetônicos dos Jesuítas na Argentina. Foto: Dia-a-dia

Nesse sentido, para quem gosta de história e arquitetura, o local é um dos segredos da viagem cultural que Córdoba reserva ao turista. Além de obras modernas, a cidade abriga importantes obras coloniais, um legado considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Quando os primeiros jesuítas chegaram em Córdoba, ainda no século XVI, passaram a construir inúmeras construções, entre elas a Manzana Jesuítica e a Cripta Jesuítica. Esta última permaneceu oculta por décadas devido a construção de uma casa em cima da obra. Porém, foi redescoberta durante obras na cidade e hoje é local turístico e centro cultural. Leia mais dicas sobre Córdoba no Lonely Planet.

Catedral de Córdoba

A Catedral de Córdoba demorou quase 200 anos para ser construída, quando foi finalizada em 1784. Hoje é um dos símbolos em destaque da incrível arquitetura colonial argentina.

Assim, a igreja fica localizada na Plaza San Martín, entre as ruas Independencia e 27 de Abril, bem no coração do centro histórico de Córdoba. Vale muito a pena entrar para admirar as pinturas da cúpula, as esculturas de santos do catolicismo, além de obras de arte da catedral.

Leia também: O que fazer em Assunção, no Paraguai

Manzana Jesuítica

onde fica cordoba

A Manzana Jesuítica é um dos principais pontos turísticos em Córdoba. Foto: R. Sheppard

A construção histórica fica localizada entre as ruas Obispo Trejo, Duarte Quirós, Caseros e a avenida Velez Sarsfield, bem no centro de Córdoba. É o coração do centro histórico da cidade. Sendo assim, a Manzana Jesuítica nos convida a uma viagem pela expressão artística e arquitetônica da época da chegada dos primeiros jesuítas na América do Sul. Além de tirar fotos, aproveite para refletir sobre religião, história e arte.

Leia também: Tango em Buenos Aires

Palácio da Justiça – Praça 6 de Julho

passeios em cordoba

Córdoba, na Argentina, é assim… simplesmente calma e linda!

O Palácio da Justiça tem arquitetura imponente. Fica localizado entre as ruas Duartes Quirós, Arturo M. Bas, Bolívar e Caseros, logo em frente à Praça 6 de Julio. É um lugar gostoso para fazer uma pausa no roteiro e admirar a arquitetura de Córdoba.

Logo ali na frente, na rua Arturo M. Bas, 126, tem um Resto Bar bacana para comer ou beber algo. Aliás, o restaurante e bar El Amparo fica aberto 24 horas com shows de stand up comedy à noite.

Paseo El Buen Pastor

cordoba

Lugar romântico em Córdoba para curtir o fim de tarde…

O Paseo El Buen Pastor é um centro cultural que abriga uma galeria de arte, um resto bar e uma capela e há sempre muitas atividades artístico-culturais.

É, sem dúvida, um dos must see em Córdoba. Vale a pena chegar por volta das 17:00 quando começa o show das águas dançantes no chafariz da praça em frente ao prédio. Exibição que ocorre de segunda a domingo de hora em hora a partir das 17:00 até às 22:00.

Museu Evita de Bellas Artes – Palácio Ferreyra

museu-evita-cordoba

Para inspirar a tarde, vale a pena visitar o Museu Evita de Belas Artes

A cena cultural em Córdoba é muito rica e uma das dicas de viagem na segunda maior cidade da Argentina é o Museu de Bellas Artes, mesmo local onde está localizado o Palácio Ferreyra. Então, boa parte das obras do museu são de artistas argentinos. É uma boa forma de se aprofundar melhor na expressão artística do país, admirando a arte argentina de décadas passadas.

Assim, as visitas guiadas acontecem de terça-feira à sexta-feira, às 13:00 ou às 17:00; e aos finais de semana às 11:00, 15:00 ou às 17:00.

Uma dica é comprar o ingresso duplo que dá acesso também ao Museu Carrafa, ao lado. Desse modo, por algumas dezenas de pesos você visita os dois a hora que quiser (vale por mais de um dia de visita).

Paseo del Bicentenario

passeios em cordoba

Palmeira e alguns dos 201 arcos do Paseo del Bicentenario

Inaugurado em 2010, é um amplo espaço verde localizado entre a Praça de Espanha e o monumento ao General Juan Bautista Bustos, no Parque Sarmiento. No local estão fincados 201 anéis (como aqueles arcos olímpicos), que representam marcos da história da Argentina.

Parque Sarmiento

fotos cordoba argentina

Além de um lugar romântico em Córdoba, o parque é perfeito para longas caminhadas

O Parque Sarmiento, em Córdoba, é um dos lugares ideais para passar a tarde na cidade. Caminhar, fazer atividades esportivas ou simplesmente sentar na sombra para um piquenique no local parece ser algo que os cordobenses gostam.

Ou seja, o parque possui quadras de tênis, pista para corrida, zoológico, lagos e museus, como o espaço anexo Ciudad de las Artes, além de alguns lugares para comer. Passei pelo restaurante e pizzaria Zeta. O local tem wi-fi e você pode degustar uma Quilmes. Parece perfeito para um happy hour após o extenso roteiro de um dia em Córdoba, Argentina.

Leia também: O que fazer em Buenos Aires

Feira de Antiguidades – Córdoba

viagem argentina

Passeo de las Artes, uma feirinha de antiguidades em Córdoba. Foto: Edu Weyenbergh

Por fim, o Passeo de las Artes abriga uma feirinha de artesanatos no bairro Güemes. Quando? Todos os Domingos à tarde. Semelhante à feira de San Telmo, em Buenos Aires, dizem que lá encontra-se de tudo.

Onde comer em Córdoba

Uma das vantagens para os brasileiros que viajam à Argentina é que o câmbio favorável torna a viagem bem barata.

A grande maioria dos restaurantes aceitam pagamento em reais (R$) com câmbio ainda mais vantajoso. Comer em restaurantes argentinos é um barato. A carne é muito macia e você pode sempre pedir um vinho para acompanhar que o jantar não ficará muito mais caro por isso. Os vinhos argentinos são ótimos e baratos, inclusive na carta de vinhos dos restaurantes.

Alcorta Carnes y Vinos

Vale experimentar um dos melhores restaurantes de lá – Alcorta Carnes y Vinos. O melhor ainda é que o restaurante Alcorta Carnes y Vinos fica bem localizado, perto Hotel NH Córdoba.

Restaurantes na calle Figueroa Alcorta

Ali, na mesma rua do restaurante Alcorta, há pelo menos outras duas opções de lugares para comer bem e barato em Córdoba, na Argentina – Patio de La Canada, Las Chilcas Grill & Wines e La Mamma, além do Alcorta Carnes y Vinos.

Alcorta Carnes y Vinos

restaurantes em cordoba

Experimente o cordeiro patagônico com legumes + um vinho Fond de Cave Malbec. É um ótimo custo benefício! Há ainda opções de carnes mais baratas como um frango desossado + acompanhamento ou ainda um prato vegetariano.

onde comer em cordoba

O prato que pedi no restaurante Alcorta Carnes y Vinos.

Las Chilcas Grill & Wines

Localizado nesta mesma rua, o Las Chilcas Grill & Wines tem os preços parecidos com o Alcorta. O interior do restaurante é bem romântico, e tem uma área externa bacana para comer na hora do almoço ou mesmo em dias mais quentes do verão.

La Mamma

Acredito que pode ser uma opção para quem gosta de comida italiana. Vi o cardápio e achei o preço dos pratos um pouco caro, com exceção da promoção na hora do almoço com uma opção de entrada + prato + sobremesa por 75 pesos.

A lasagna vegetariana sai por 130 pesos; uma lasagna de salmão por 160 pesos. Outras massas, como gnocchi ou spaghetti são pratos mais econômicos e saem por cerca de 115 pesos. Não comi e não posso falar, mas se quiser economizar acho que outros restaurantes na rua também oferecem opções de massas com preços mais baratos. Leia avaliações do restaurante no TripAdvisor.

Patio de La Cañada

restaurante canada cordoba

Uma outra opção de restaurante na calle Figueroa Alcorta. No entanto, acabei não tendo a oportunidade de conhecer melhor o restaurante, mas parece ter um ambiente aconchegante ao estilo do Alcorta Carnes y Vinos. Leia avaliações do restaurante no TripAdvisor.

Caso fique mais de um dia em Córdoba, na Argentina, acredito que valha a pena experimentar mais de um dos restaurantes acima, mesmo que tenha gostado de um deles. Agora, se tiver só um dia e quiser seguir nossas dicas, vá ao Chilcas Grill & Wine na hora do almoço e no Alcorta Carnes y Vinos no jantar, você certamente não irá se arrepender!

Onde comer no Mercado de la Ciudad, em Córdoba?

Por fim, para quem estiver caminhando pela cidade e passar pelo mercadão de Córdoba na hora do almoço, vale a pena experimentar também uma das várias opções de restaurantes do local.

Nesse sentido, você pode simplesmente tomar um café no El Bar De La Ciudad ou fazer uma refeição boa e barata em um ambiente bastante descontraído em algum dos restaurantes localizados no mercado, como o “bacaninha” e animado La Cocina de Fazzio; o mais formal El Rei Del Cabrito; ou uma comidinha árabe no Duran.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.