Início / Melhores destinos / Salta, no norte da Argentina – A história e as paisagens de La Linda
O bonito Parque San Martín é a base para fazer o passeio de teleférico em Salta, Argentina

Salta, no norte da Argentina – A história e as paisagens de La Linda

Passeios de trem em Salta e mais dicas para aproveitar o melhor das paisagens de “La Linda”, na Argentina.

Uma das maiores cidades da Argentina, com mais de 600 mil habitantes, Salta fica na base da Cordilheira dos Andes e mistura a influência indígena com a presença colonial espanhola. A cidade tem uma boa estrutura turística, com hotéis, pousadas e hostels aconchegantes em prédios históricos.

O que fazer em Salta

Com o pseudônimo de “La Linda”, a cidade de Salta foi uma grata surpresa no meu roteiro pelo norte da Argentina, quando cruzei do sul da Bolívia na viagem para o Brasil. Cheguei de passagem na cidade e tinha muita coisa para fazer. Acabei esticando o roteiro de um dia para três, mas dava para ficar mais tempo nessa bonita cidade.

Centro histórico

Para começar, no centro histórico da cidade, construções coloniais típicas marcam a presença europeia. Mas a comida, o povo e as tradições também remetem aos nativos pré-colombianos. Além disso, há também o legado material indígena.

centro histórico de Salta

O centro histórico de Salta guarda museus, prédios coloniais e charmosos cafés

Nesse sentido, o Museu de Arqueologia de Alta Montaña em Salta guarda, por exemplo, entre outros tesouros, os Ninos de Llullaillaco, três múmias incas de crianças encontradas próximas a um vulcão da região, que faz lembrar a presença da cultura incaica no noroeste da Argentina.

Por fim, no centro histórico, também vale a pena conhecer a Praça 9 de Julio. Em torno da praça, há vários lugares para ver, como a Catedral de Salta, o próprio museu de arqueologia e charmosos cafés argentinos.

 O que fazer em Rosário, na Argentina

Teleférico de Salta – Argentina

Uma das melhores atrações de Salta é subir ao Cerro San Bernardo pelo teleférico

Para começar, um dos lugares para se conhecer na cidade é o Cerro San Bernardo, um parque com boa estrutura e ótima visão da cidade. No cerro ficam lanchonetes, loja de lembrancinhas para comprar e jardins e cascatinhas bem cuidadas.

Dá para se chegar ao cerro de Salta a pé, de carro ou, a opção mais interessante, em uma viagem de teleférico, que parte do Parque San Martín, outro parque que vale a pena conhecer na cidade.

Reserva del Huaico

Já para quem gosta de lugares verdes também deve conhecer a Reserva del Huaico, a 8 km de distância de Salta, na vila de San Lorenzo. Assim, com pequenas corredeiras, a reserva tem um estilo mais tropical que a geografia dos Andes, e lugares charmosos para comer e beber cerveja -a cerveja de Salta é uma das melhores da Argentina.

Passei uma tarde na reserva e foi ótimo para comer e beber suco em meio a muitas pessoas da própria cidade e poucos turistas.

Os melhores hotéis em Salta pelo Booking.com

Passeio de trem em Salta

trem das nuvens - passeio de trem em salta

O Trem das Nuvens é para quem quer fazer um passeio de trem em Salta, Argentina – Divulgação

Sem dúvida, o passeio de trem em Salta é um dos mais desejados pelos turistas para fazerna cidade. Assim, o Trem das Nuvens, com um dos roteiros de trem mais altos do mundo, deve estar no seu roteiro pela cidade argentina.

Desse modo, o trajeto do Trem das Nuvens parte de Salta (1200 metros de altitude) e termina no Viaduto La Polvorilla (a 4.220 metros). Aliás, no passeio de trem pela Argentina, é possível ver várias paisagens, desde o Valle de Lerma, cercado por morros verdes onde fica aquelas paisagens com seu aspecto de deserto andino.

O que fazer a noite em Salta, na Argentina

Por fim, o norte da Argentina tem uma noite agitada, onde o consumo de vinho não para. A província guarda uma das mais importantes regiões vinícolas da Argentina, Cafayate. Agitada, a noite em Salta acontece em torno da Calle Balcarce, onde ficam os melhores restaurantes e bares da cidade.

Desse modo, na região da Calle Balcarce há coisas para fazer para todos os gostos, de boates de coxinhas argentinos a lugares mais mochileiros. Assim, se a ideia é se divertir à noite, vale a pena passar na Calle Balcarce. Já aos domingos, o lugar recebe uma feira de artesanato interessante para comprar lembranças ou apenas passear.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.