São Miguel dos Milagres e a Associação do Peixe Boi, em Alagoas, são gratas surpresas no roteiro mochilão pelos melhores destinos no nordeste brasileiro.
Uma das regiões de mais antiga colonização de Alagoas, as cidades de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, onde fica o Santuário do Peixe Boi. Assim, a cerca de 100 km de distância de Maceió, é possível chegar à lugares e praias que ainda não foram descobertas pelas multidões de turistas.
São destinos interessantes para evitar aglomerações, e que oferecem algumas das praias mais conservadas e paradisíacas da Costa dos Corais, como é conhecido o trecho do litoral norte alagoano que tem a segunda maior barreira de corais do mundo.
São duas cidades vizinhas à Maceió que se encaixam perfeitamente em um roteiro pelo litoral alagoano para fugir de grandes aglomerações no verão.
As águas calmas e límpidas, as piscinas naturais e a natureza pouco tocada de praias como a praia do Toque, Porto da Rua e São Miguel dos Milagres atraem casais em lua de mel e pessoas querendo tranquilidade. Apesar de fazerem parte de guias badalados, não espere por lugares agitados, com baladinhas e bares, pelo menos fora da altíssima temporada.
Leia também: Réveillon 2023 em praias brasileiras
São Miguel dos Milagres

A praia do Patacho está sempre nas listas de melhores praias do Brasil | foto – Leandro Macedo Gonçalves
A faixa de areia mais famosa da região é a praia do Patacho, em Porto de Pedras, apontada aqui e ali como uma das praias mais bonitas do Brasil –e o cenário é mesmo deslumbrante.
Projeto peixe-boi em Alagoas
A praia do Patacho é mesmo linda. No entanto, o passeio imperdível e único que fiz nos dois dias que fiquei no litoral norte de Alagoas foi para o santuário do peixe-boi marinho na foz do rio Tatuamunha, que divide as duas cidadezinhas.
O simpático e estranho animal está em extinção –há menos de 500 desses mamíferos no Brasil– e o santuário na área do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ligado ao Ibama) é um lugar onde é possível avistar o bichão de forma sustentável, às vezes solto na natureza.
Leia também: Pousadas em Fernando de Noronha (PE)
Encontro com os peixe-boi do rio Tatuamunha
Fui bem cedo! E a pé a partir de São Miguel dos Milagres, seguindo por uma estrada sem acostamento, até a sede da associação para não perder o passeio.

Os peixes-boi no rio Tatuamunha são dóceis e curiosos
Por dia, 70 pessoas podem visitar o trecho do rio onde fica o viveiro dos animais que estão em readaptação para voltar à natureza. Aliás, o passeio custa R$ 70,00 (preço de 2021), e depois de uma caminhada por uma área conservada de manguezais, chega-se a base onde ficam os jangadeiros que levam para percorrer o rio.
Os jangadeiros e condutores de Turismo da Associação do Peixe-Boi não podem usar barcos com motor para não correr o risco de machucar os peixes-boi e sabem tudo sobre como funciona o projeto. Além do passeio, a conversa é muito boa. Eles conhecem os animais pelo nome, sabem a personalidade de cada um, falam sobre as particularidades da região…
Confira o vídeo abaixo:
Turismo perto de Maceió
Por sinal, dizem que não há a certeza que você verá um dos animais de perto (há uma parte cercadinha onde dá para ver os mamíferos em cativeiro, sendo readaptados), mas todo mundo que conheci e que fez o passeio chegou bem perto do animal.
Em conclusão, os peixes-boi são dóceis e curiosos, assim encostam no barco para brincar. Aliás, se fosse permitido daria para tocar o animal, um bicho bem rústico, com jeitão pré-histórico.
Imprevistos na viagem
À noite, em uma quarta-feira, fiquei pasmado como a cidade de São Miguel dos Milagres é parada. Tinha machucado meu dedo na porta do carro e doía demais.
Não conseguia pensar em nada e resolvi que o melhor remédio era tomar quatro cachaças para dormir como um anjo. Porém, nem um mísero boteco encontrei aberto nas andanças pela cidadezinha de 8 mil habitantes. E tinha acabado de escurecer. A maioria dos moradores residem na zona rural.
Mas não que as ruas estivessem vazias: tinha criança brincando com bola e tiazinhas à frente das casinhas de teto baixo. Além disso, um ziguezague de motos se parar. Sem dúvida, um cotidiano bem diferente de São Paulo (SP).
Por fim, há uma boa oferta de restaurantes na região de São Miguel dos Milagres. No entanto, para ir aqui e ali é preciso usar um carro: as poucas opções ficam meio esparramadas. Dessa forma, não há um centrinho movimentado, tem que pegar a estrada para ir a outras vilas e cidadezinhas.
Por isso, muitos carros particulares funcionam como táxis de preço fechado para turistas. Inclusive, para buscar e levar para os aeroportos de Recife e Maceió por baixos valores. Peguei um desses para voltar de São Miguel dos Milagres para Maceió. Hoje em dia deve custar cerca de R$ 30,00 o trajeto (2021).
Em síntese, a ideia inicial do roteiro mochilão nesses destinos do nordeste, era ir para Maragogi, mais ao norte de Alagoas, a apenas 40 km por estrada de São Miguel dos Milagres, mas o dedo doía tanto que desisti. Por isso, vale a pena conferir outras dicas de lugares com praia para conhecer no Brasil durante o ano todo – de janeiro a dezembro.
Ilhas praias e arquipélagos
Por fim, para não errar na próxima viagem internacional, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!