Início / Dicas / O que fazer em São Paulo, uma cidade nada óbvia!
 Creative Commons - Flickr @Leimenide

O que fazer em São Paulo, uma cidade nada óbvia!

Poderia listar aqui os principais museus, prédios, parques e consagrados restaurantes em São Paulo, nos bairros da Santa Cecília, Vila Buarque, Bom Retiro, Pinheiros e Bela Vista.

Mas, partindo de um outro olhar, prefiro apontar o que há de interessante na cidade, que pode servir para quem visita e até os moradores locais, afinal, São Paulo é um imenso caldeirão efervescente e sempre existem novidades borbulhando por aí.

Aliás, uma coisa que tem se observado nos últimos anos é a transformação da noite paulistana e o surgimento de espaços de multi-atividades. Nesse sentido, já temos no blog algumas dicas com restaurantes em São Paulo – Parte II.

Aliás, “Sair de balada” parece ter se tornado algo tão demode. Não que tenha acabado, muito longe disso. As baladas são inúmeras, com opções de segunda a segunda, mas agora é possível começar o seu rolê mais cedo, a partir da tarde e terminar antes da meia-noite, se preferir, e isso sem que seja necessariamente um boteco comum.

Já os espaços multiusos, uma tendência que começa a crescer nos centros urbanos do Brasil, mas já é bem comum em outros países. Assim, um estabelecimento pode funcionar ao mesmo tempo como restaurante, bar, loja, ateliê, coworking tudo junto e misturado!

O que fazer no centro de SP

O centro passa por uma revitalização, atraindo a abertura de novos lugares, mas a região de Pinheiros e especialmente do Largo da Batata também não ficam atrás da cena mais cool da cidade. Além do centro tradicional – República, Anhangabaú e Sé – regiões próximas como Santa Cecília, Vila Buarque, Bom Retiro e Bela Vista, principalmente, na região do Bixiga, estão dando uma nova cara para São Paulo.

Leia também: Lugares alternativos em São Pauo (SP) – Parte III

Balsa

Um charme. A decoração do bar é toda pensada nos mínimos detalhes e já começa desde na subida da escada do prédio até chegar ao 4º andar. Com móveis e objetos antigos, a Balsa, localizada no centro, é decorada por itens que têm histórias e algumas são até contadas na parede.

Vale a pena conhecer o bar Balsa no centro de SP

O charmoso bar Balsa, com programação variada no centro de SP – Foto: Cristiane Nunes

No terraço, uma das melhores vistas da região: o prédio Mirante do Vale, que já foi um dia o mais alto do Brasil, e o Viaduto Santa Ifigênia.

A programação é variada, funcionando em dias alternados, mas sempre com boa música, comidinhas e drinks. O horário de abertura sempre é cedo (às quintas-feiras, a partir das 18h e aos sábados, a partir das 15h), e termina às 23h.

Endereço: Rua Capitão Salomão, 26 – Centro | Acesse o Facebook do Balsa

Taperá Taperá

Para os amantes da leitura, este lugar é um achado. Dentro da Galeria Metrópole, a Taperá é biblioteca, livraria e espaço cultural sem fins lucrativos, e um programa muito legal para fazer em São Paulo (SP).

A Taperá é um bom lugar para ler no centro de SP

A Taperá é biblioteca, livraria e espaço cultural  – Foto: Divulgação/Facebook Taperá Taperá

Com uma programação variada, conta com debates e rodas de conversa sobre livros, sessões de cinema e encontros culturais. E ainda é vizinho do Mandíbula, já dá para emendar a sessão de leitura na festinha!

Av. São Luís, 187 – Centro de São Paulo | Galeria Metrópole – Loja 29, 2º andar

Estúdio Lâmina

Cheio de detalhes, arte, luzes, janelas e sacada com vista para o Anhangabaú, o Lâmina ocupa um andar em um prédio antigo no centro de São Paulo (SP).

o que fazer em são paulo

O Lâmina tem vista para o Anhagabaú – Foto: Cristiane Nunes

A programação costuma ser variada, com exposições, festas e shows alternativos, vale ficar atento aos eventos na página do Facebook.

Avenida São João, 108 – 41 – Centro de São Paulo | Acesse o Facebook do Estudio

Pivô Arte e Pesquisa

No icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer, o Copan, fica a Pivô, um espaço de arte contemporânea de mais de 3.000m², com exposições e ainda uma bela sacada.

Uma das coisas a se fazer em SP é conhecer o Copan, e a Pivô

A Pivô fica no Copan, um ícone no centro da cidade – Foto: Cristiane Nunes

Os restaurantes vizinhos Orfeu, La Central e Dona Onça tornam a visita ainda mais interessante.

Endereço: Avenida Ipiranga, 200 – Loja 48 (Edifício Copan) – República

Cia Mungunzá de Teatro

Quem gosta de teatro, deve conhecer, no centro, a Cia Mugunzá

O teatro de containers é uma forma de revitalizar a região – Foto: Divulgação/ Facebook Cia Mungunzá de Teatro

Ocupando uma área na Luz que era totalmente abandonada, o teatro de containers é uma forma de revitalizar a região com atividades culturais diversas: peças, projeções de cinema, exposições e shows. O espaço ainda uma horta hidropônica cuidada pelos moradores vizinhos e um playground feito a partir de materiais reciclados

Rua dos Gusmões, 43 – Luz

Casa Juisi

o que fazer em são paulo

Foto: Divulgação/Instagram Casa Juis

Com mais de 35 mil peças no acervo, é o maior brechó do país com peças vintage. Peças únicas e de décadas mais remotas são facilmente encontradas aqui. Divirta-se!

Rua Roberto Simonsen, 108 – Sé – Centro de São Paulo| Acesse o Instagram da Casa Juisi

Biyou’z

o que fazer em são paulo

Foto: Cristiane Nunes

Uma simpática chef, Melanito Biyouahdo, que veio do Camarões, é a dona desse restaurante africano na região de Campos Elísios, no centro de São Paulo (SP). O lugar é simples, mas temperos e sabores diferentes te aguardam aqui: fufu de mandioca, folhas de boldo, molhos de pasta de amendoim e muita banana da terra.

Alameda Barão de Limeira, 19 – Campos Elíseos | Acesse o Facebook do Biyouzresto

Rua Guaianazes

A região não tem uma aparência muito amigável, é na Cracolândia (mas é possível andar durante o dia sem muito perigo), mas em uma área que acabou sendo dominada por imigrantes latinos e africanos. Na rua, três restaurantes peruanos e um colombiano (Los Rolos).

o que fazer em são paulo

Foto: Cristiane Nunes

O famoso Rinconcito Peruano que abriu sua primeira unidade na Rua Aurora, tem sua segunda menos cheia na Guaianazes e já expandiu para bairros mais longes, como Tatuapé, Moema e Vila Leopoldina. Aliás, o sucesso inspirou e trouxe concorrentes para região: Sabor Peruano e Império Incaico, ambos de imigrantes também. O ceviche e o suco de chicha morada são ótimos como o do Rinconcito, porém sem as filas.

Rinconcito Peruano: Rua Guaianazes, 167 – Campos Elíseos

O que fazer na Santa Cecília e Vila Buarque

O bairro de Santa Cecília, no centro de São Paulo, tem passado por uma renovação nos últimos tempos, assim como seu vizinho Vila Buarque.

Rua Barão de Tatuí

o que fazer em são paulo

As ruas do centro de São Paulo (SP) podem inspirar. | Foto: Cristiane Nunes

Na Rua Barão de Tatuí está se formando uma concentração de bares, restaurantes e lojinhas mais descoladas do bairro. De um bairro tradicional a um novo reduto “hipster” (ok, concordamos com a banalização dessa palavra, mas é a que melhor se encaixa), novos comércios moderninhos estão surgindo na região, na maioria de jovens empreendedores. Vamos listar aqui o que temos de melhor no local:

o que fazer em são paulo

Foto: Divulgação/Facebook Banca Tatuí

Banca Tatuí: apenas livros, zines e quadrinhos independentes. De vez em quando, a banca promove festas com som ao vivo, sempre bom ficar de olhos nos eventos!

Kraut bar

o que fazer em são paulo

Foto: Divulgação/Facebook Kraut Bar

O bar alemão conta com decoração clean e mesa comunitária, e oferece petiscos, sanduíches e cerveja artesanal. À tarde, também tem almoço.

Acesse o Facebook do Krautbar

Arranjo Floral: já percebeu como cada vez mais tem aberto pequenas floriculturas por aí? Mais uma na rua, com flores e folhagens tropicais, quase todas nativas da Mata Atlântica.

Acesse o Instagram do Arranjo Tropical

Cerveja a Granel

o que fazer em são paulo

Foto: Divulgação/Facebook Cerveja a Granel

Para beber em pé ou na mesa, a cerveja é cobrada por litro e o cliente se serve diretamente na torneira, usando um cartão em que se coloca créditos do quanto se pretende consumir. As opções são artesanais e ainda dá para levar para casa!

Acesse o Facebook da Cerveja a Granel

o que fazer em são paulo

Foto: Divulgação/studiobergamin.com.br

Studio Bergamin: loja de decoração de interiores do arquiteto e urbanista Alessandro Bergamin, que oferece objetos de diversos estilos e para diferentes ambientes da casa.

No fundo da loja ainda tem um simpático café!

Leia também: Onde tomar café da manhã em São Paulo (SP)

o que fazer em são paulo

Foto: Divulgação/restaurantecosi.com.br

Cosí: entre os listados, um dos estabelecimentos mais antigos da rua.

O restaurante de cozinha italiana moderna, comandado pelo chef Renato Carioni, é um local perfeito para um date em um ambiente mais arrojado.

o que fazer em sp

Foto: Cristiane Nunes

Sotero: já há alguns anos na rua e sempre com clientela, o restaurante de culinária baiana serve caipirinhas e acarajé para ninguém botar defeito!

Acesse o Facebook do Sotero

Divina Increnca

o que fazer em sp

Foto: Cristiane Nunes

Uma portinha, cadeiras de praia e ao ar livre. Servindo pizza individual estilo napolitana – aquela de massa bem fininha – e com opções de vinho ou cerveja, o Divina Increnca fica ao lado do vizinho Lira Bar e Empório, convidando os moradores da região Santa Cecília, Vila Buarque, Higienópolis a desfrutarem mais da rua.

Aos poucos, na região próxima da Rua Marquês de Itu tem surgido novos estabelecimentos, aumentando o burburinho da região e abandonando o estigma de bairro residencial e tradicional.

Rua Marquês de Itu, 1017 – Vila Buarque | Acesse o Facebook do Divina Increnca

Fôrno

o que fazer em sp

Foto: Cristiane Nunes

Mais pizza! Quem vive em São Paulo, sabe que de tempos em tempos há algum boom gastronômico, e dessa vez, chegou o a era das pizzas individuais italianas. Modismos à parte, o Fôrno não está listado aqui à toa! Dos mesmos donos do Holy Burger, o estabelecimento próximo à Consolação, com muita coisa boa além da pizza. O destaque fica para a Schiacciata que rouba a cena: rúcula, burrata, cebola roxa e grana padano numa massa bem fininha e crocante.

Rua Cunha Horta, 70 – Vila Buarque | Acesse o Facebook do Fornosp

Leia também: Hotéis na Avenida Paulista

Parque Minhocão

Caso não more em São Paulo, nem ouse mais vir para à cidade e não conhecer o Minhocão aberto aos pedestres.

A experiência é única: uma vibe de ocupação urbana e ao mesmo tempo de voyeurismo, com janelas de prédios vizinho a cerca de um metro de distância. Pessoas correndo ou andando de skate, crianças de patins, ciclistas, cachorros, barraquinhas de água de coco, pessoal da yoga, bazares ambulante, ensaios fotográficos, piquenique, gente tomando sol… É, Minhocão é democrático!

dicas sp

Minhocão, no centro de São PAulo (SP). | Foto: Cristiane Nunes

Mas diferente da Avenida Paulista fechada para os carros, que já é rodeada de lojas e estabelecimentos, com uma estrutura existente para circulação de pessoas, o Minhocão é uma espécie de reivindicação por uma área de lazer, em uma cidade que carece de parques e espaços públicos com essa finalidade.

Observar a transformação de uma via que foi construída para desafogar o trânsito – com uma visão totalmente limitada sobre gestão de cidades e de mobilidade – sendo utilizada aos fins de semana, como lazer e ainda de modo tão múltiplo, é algo que sintetiza bem o espírito de São Paulo.

Aberto para a pedestre a partir das 21h30 durante a semana, às 16h aos sábados e dia todo aos domingos e feriados. Entrada próxima ao metrô Marechal Deodoro.

Acesse o Instagram do Parque Minhocão

O que fazer no Bom Retiro

Pho 366

passeios em sp

Foto: Cristiane Nunes

Bom Retiro não é só “brusinha” não! O pho é uma comida típica do Vietnã, um macarrão com caldo de carne, mas também com versão vegetariana. O Pho 366 é a primeira casa especializada em pho. Frequentando na maioria por estrangeiros da região (coreanos, em geral), pode-se dizer que a culinária do restaurante está aprovada!

Rua Silva Pinto, 366 – Bom Retiro

O que fazer na Bela Vista

Praça Dom Orione

passeios em sp

Foto: Divulgação/Facebook Jardim Secreto Fair

A feirinha de Antiguidades do Bixiga aos domingos é super tradicional. Porém, agora, a região está com cada vez mais novidades. O Jardim Secreto, a feira de artesanato que reúne diversos expositores, que já aconteceu em diversos lugares, ocupa periodicamente o local, além de já ter um ponto fixo no Bixiga: uma casa com loja, cursos e oficinas.

Na Escadaria do Bixiga também acontece todo segundo sábado o mês um evento com shows de jazz, dando novos ares para a vida noturna da região.

Facebook do Jardim Secreto

Espaço Zebra

passeios em sp

Foto: Cristiane Nunes

O espaço é o ateliê do artista Renato Larini, mas no subsolo funciona um bar estilo speakeasy, com drinks elaborados na própria casa, pela jornalista Neli Pereira. A decoração cheia de detalhes e objetos antigos e pessoais são alguns dos diferenciais. Para visitar o lugar, é preciso reservar com antecedência.

Rua Major Diogo, 237 – Bela Vista – São Paulo | Acesse o Instagram do Espaço Zebra

Al Janiah

lugares em sp

Foto: Divulgação/Facebook Al Janiah

Assim que você entra na casa, seu nome é anotado em árabe. Isso porque os funcionários desse restaurante palestino são refugiados. Alguns não falam português, mas isso não compromete o serviço do estabelecimento, gerenciado pelo palestino-brasileiro Hasan Zarif.

Com shawarma, falafel e kebab, e outras especialidades bem servidas, e diversas opções de cachaças artesanais, o lugar também funciona como bar, estendendo o funcionamento até madrugada. Tudo isso a preço justo!

Rua Rui Barbosa, 269 – Bela Vista – São Paulo | Acesse o Facebook do Al Janiah

O que fazer em Pinheiros

Cartel 011

o que fazer em são paulo

Foto: Divulgação/Facebook Cartel 011

A loja funciona desde 2009, mas não é por isso que continua a mesma. Sempre com novidades, a Cartel conseguiu se remodelar nos últimos tempos.

Além do restaurante Feed Food, a loja também conta com uma área para exposições de arte e um deck para eventos. Em novembro, a Cartel inaugurou a Praça 011, um espaço temporário com música, comidinhas e atividades culturais, se reafirmando como um estabelecimento inovador.

Rua Artur de Azevedo, 517 – Pinheiros – São Paulo (SP)

Void General Store

o que fazer em são paulo

Foto: Cristiane Nunes

Nasceu como uma revista voltada para um público do surf, skate, música e noite, mas com um forte conceito de lifestyle, abriu sua primeira loja no Rio de Janeiro, em 2014.

Neste ano, inaugurou no Largo da Batata, em São Paulo, uma unidade bem maior se comparadas às demais do Rio de Janeiro, com espaço para a loja, show, exposição, projeção de filmes, lanchonete e bar. A Void funciona todos os dias da semana e já virou o novo QG dos jovens mais descolados do Instagram, skaters, artistas e afins.

Endereço: Rua Martim Carrasco, 56 – Pinheiros

Fitó

restaurantes em sp

Foto: Cristiane Nunes

Que diferencial pode ter um restaurante além do quesito gastronômico e de ambientação? Pois bem, o Fitó, da chef Cafira Foz, tem uma equipe formada somente por mulheres, se engajando na causa de gênero, já que as condições no mercado são desiguais entre homens e mulheres.

Com inspiração nordestina do Piauí, a casa oferece típicos pratos e deliciosos dadinhos de tapiocas (por favor, provem!), e ainda um tem um rooftop no piso superior, ótimo para happy hour!

Rua Cardeal Arcoverde, 2773 – Pinheiros – São Paulo (SP)

Rua Guaicuí

ruas em são paulo

Foto: Cristiane Nunes

o que fazer em são paulo

Foto: Divulgação/Facebook Mica

Mica: no estilo izakaya japonês, com um longo balcão, o lugar serve porções delicinhas, drinks bem originais e cervejas japonesas e tailandesas. No entanto, o legal mesmo é sentar nas mesinhas na rua nas noites quentes de verão.

HM Food Café

dicas sp

Foto: Divulgação/Facebook HM Food Café

O HM Food já te conquista logo pela aparência dos pratos, todos lindos e instagramáveis. Mas apenas isso não seria suficiente.

No quesito brunch, pode-se dizer que é um dos melhores da cidade, não só pela comida, mas também pelo ambiente. O café funciona em um espaço multifuncional, com salão de beleza, oficina de moto e galeria de arte, em um trecho da Rua Ferreira de Araújo, que tem aberto novos estabelecimentos e coisas bacanas.

Rua Ferreira de Araújo, 1056 – Pinheiros | Acesse o Facebook do Hm food café

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.