Início / Melhores destinos / São Roque e a rota do vinho no interior de São Paulo
Vinícola Quinta do Olivardo, em São Roque, SP

São Roque e a rota do vinho no interior de São Paulo

Em um mesmo destino, destilaria e rota dos vinhos, com direito a pisa de uva, assim é São Roque, no interior de SP.

A cidade é pequena, e apesar de estar bem próxima à São Paulo, conserva todo o charme do interior e do campo. Aliás, isso proporciona o que fazer em São Roque, sem grandes preocupações.

Roque – interior de SP

Antes de mais nada, a região onde fica São Roque demorou para ser reconhecida por turistas. Para começar, a região que inclui ainda as cidades de Sorocaba e Mairinque, desenvolveu-se com a Estrada de Ferro Sorocabana, no final do século XIX. E, a chegada de imigrantes italianos e portugueses, em meados de 1920, impulsionou a produção de vinho local.

Na década de 60, as vinícolas chegaram a produzir mais de 10 milhões de litros/ano. Entretanto, o turismo em São Roque não o ponto forte da cidade. Hoje, apesar de uma pequena produção, a cidade promove com excelência o enoturismo perto de São Paulo (SP). Além disso, vinhos cada vez melhores.

O que fazer em São Roque

Roteiro dos vinhos em São Roque

o que fazer em São Roque SP.

Estrada do vinho em São Roque, é destaque no interior de SP.

Primeiramente, a estrada da rota dos vinhos (SP-077) é um dos charmes do roteiro em São Roque – SP. Desse modo, a cidade, a 60 km da capital paulista, vende 2 milhões de litros de vinho por ano com as uvas produzidas na região. Além disso, comercializa outros 15 milhões de litros de outras regiões do país. Isso é algo muito legal se procura o que fazer em São Roque – entender a produção de vinhos em SP.

Da mesma forma, é possível desfrutar de comidas típicas em restaurantes e vinícolas ao longo da rota do vinho, pelas quintas de São Roque – SP. Então, alguns pontos turísticos obrigatórios são as lojas de fábrica das vinícolas Góes, Quinta do Olivardo, Palmeiras e Bella Aurora.

Leia também: O que fazer em Campos do Jordão

Quinta do Olivardo

Quinta do Olivardo - São Roque

Parreiras na adega e restaurante Quinta do Olivardo, em São Roque

As parreiras à beira da estrada da Quinta do Olivardo ficam lindas, especialmente nos meses da colheita, entre dezembro e janeiro. Aliás, no começo do ano acontece a “pisa da uva” – cerimônia de colheita dos cachos de uva nos parreirais e o amassamento com os pés.

Para celebrar o turismo e a pisa da uva em São Roque, a vinícola realiza evento onde é possível participar da colheita e início da produção de vinho em SP. É preciso entrar em contato para conferir o preço do pacote, que não é barato. Entretanto, dá direito ao melhor da culinária portuguesa acompanhada de vinhos nacionais e importados.

Do mesmo modo, especialmente para quem viaja em família, o espaço ainda conta com parque de aventura com circuito de arvorismo, pedalinho e escalada. Por isso, a cidadezinha é um ótimo lugar para conhecer e fazer turismo nas férias.

Antes de terminar, o endereço da vinícola Quinta do Olivardo fica no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque – SP.

Vinícola Góes

Rota do vinho SP

Adega para degustação de vinhos na vinícola Góes, em São Roque.

A vinícola Góes também realiza a “pisa da uva” aos finais de semana de janeiro e fevereiro. É preciso entrar em contato para saber o preço. É bem mais em conta do que a Quinta do Olivardo. O passeio inclui explicações sobre os processos de fabricação do vinho, visita aos parreirais, colheita, “pisa da uva” e almoço italiano.

Então até mesmo fora da temporada de colheita é possível realizar a degustação de 5 tipos de vinhos produzidos pelas vinícolas Góes. As degustações podem ser feitas todos os dias, qualquer horário. É bem baratinho. Esses vinhos de São Roque não estão entre os melhores, mas vale experimentar.

Destilaria Stoliskoff

Se couber na programação, além das vinícolas, ainda é possível conhecer a destilaria Stoliskoff, que tem programação com visitas guiadas aos sábados e degustação da vodka produzida em São Roque. Sem dúvida, a destilaria em São Roque – SP torna-se um passeio curioso, divertido e de alto téor alcóolico. Aliás, não deixe de experimentar a vodka preta.

Então, para quem quiser visitar a destilaria Stoliskoff fica no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque.

Morro do Sabóo, em Iperó

enoturismo SP brasil

Morro do Sabóo, na cidade de Iperó a 16 km de distância de São Roque – SP.

Sem dúvida na lista com o que fazer em São Roque deve estar esse rolê! O Morro do Sabóo fica em Iperó, a 16 km de São Roque, logo após Mairinque.

Então, se a viagem for em um final de semana de céu azul, sem muitas nuvens, comece o dia em contato com a natureza e ecoturismo. Assim, siga até a estrada turística do Morro do Sabóo para admirar a paisagem da Serra do Ribeirão, no mirante do Morro do Sabóo.

A trilha até o pico do morro é mal sinalizada. Há algumas placas, mas é bom perguntar se avistar alguém. O acesso se dá por uma área particular, mas com acesso livre. Estacione o carro na base da montanha e siga a trilha a pé. Apesar de íngreme, é um percurso fácil, feitos em 40 minutos.

Leia também: O que fazer em Socorro (SP)

Onde comer em São Roque

são roque - sp

Salmão ao molho de alcaparras, na Quinta do Olivardo.

Antes de mais nada, opções de restaurantes são o que não faltam aos finais de semana na rota do vinho, em São Roque – SP. Porém, em dias da semana, muitos não abrem.

Aliás, o bom é que um dos melhores restaurantes está sempre aberto – a adega e restaurante Quinta do Olivardo tem ambiente aconchegante, vista linda para a vinícola e excelente atendimento. Além disso, a comida é ótima. O bacalhau no forno é a especialidade da casa. Uma boa sugestão para economizar é pedir o salmão com alcaparras e dividir para dois (é bem servido). Para abrir o apetite, uma taça de Merlot da casa e uma casquinha de bacalhau.

Já um outro lugar recomendado é a Cantina da Tia Lina (finais de semana e feriados). O restaurante tem um grande salão e área externa. As massas são feitas pela “tia”. Experimente o rondelli 4 queijos ao molho de alcachofra. E finalmente, uma última sugestão é o Vale do Vinho, que fica dentro da vinícola Góes. Então fica como opção onde comer em São Roque durante os dias da semana.

O que fazer em São Roque à noite

Um barzinho legal para sair à noite em São Roque é o Alemão – bar e bistrô. Em ambiente descolado e bem frequentado, o local tem ótimos petiscos e chopp da micro cervejaria Bamberg. O bar abre de quarta a domingo, e fica na Avenida Bandeirantes, 421 – Centro.

Hotéis em São Roque – SP

Pesquisar hotéis aqui

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.