São Thomé das Letras e suas cachoeiras. Sim, além dos discos voadores e a tradicional pizza na pedra, outra feliz particularidade de São Thomé das Letras são suas cachoeiras.
Aliás, todas com condições para o banho de cachoeira e a facilidade de acesso à elas. Alguns dos destaques são a cachoeira do Flávio, Vale das Borboletas, Véu da Noiva e Shangri-lá, uma das clássicas cachoeiras em São Thomé das Letras.
Cachoeiras em São Thomé das Letras

O roteiro de cachoeiras em São Tomé inclui uma dezena de quedas d’água
Portanto, há uma porção de opções de passeios turísticos por grutas e cachoeiras em São Thomé das Letras. Para mais informações, vale a pena conversar na pousada ou nas agências de turismo, que ficam com carros 4×4 na praça central, em frente à igreja matriz.
Mas, além das cachoeiras, grutas, montanhas, lojinhas, restaurantes, bares e, claro, misticismo se misturam nas ruas de pedra e nos arredores de São Tomé das Letras. E, para combinar com o cenário no sul de MG, a cidade tem várias pousadas construídas com a pedra de São Tomé.
As cachoeiras estão entre as principais atrações da cidade mística. Abaixo segue a lista das melhores e mais bonitas cachoeiras de São Tomé, MG:
Cachoeira do Flávio
6 km do centro da cidade.
Por conta da facilidade de acesso e condições para o banho, é a cachoeira para ir com as crianças, terceira idade ou casais preguiçosos. Ao passo que a água é limpinha e as duas quedas d’água formam uma piscina natural rasinha é dica especial.

A cachoeira do Flávio é a melhor opção para quem tem pouco tempo na cidade
Cachoeira Vale das Borboletas
São 3 km da cidade.
É a cachoeira mais perto e vale a visita pela beleza do local, com vegetação selvagem, flores silvestres, pássaros e borboletas.

A cachoeira do Vales das Borboletas tem fácil acesso a partir das pousadas
Antes de mais nada, as quedas d´água formam uma linda piscina natural, ótima para tomar uma ducha na queda de mais de 5 metros de altura. Então, próximo do centro de São Tomé fica o Vale das Borboletas, uma das cachoeiras mais bonitas de fácil acesso.
Dessa forma, a cachoeira do Vale das Borboletas também é acessível por um lugar bem estruturado, com restaurantes e barraquinhas de artesanato e a trilha para chegar é curta.

Poço dos Gnomos tem piscina natural e cachoeira em São Thomé das Letras
O estacionamento é pago, mas dá acesso a cachoeiras e piscinas naturais. Além disso, as águas do tanque são cristalinas, uma queda de água de seis metros forma uma forte ducha gelada para quem quer se refrescar. Nesse sentido, seguindo o curso da água, chega-se ao Poço do Gnomo, uma piscina natural cercada de verde.

A trilha para a cachoeira Garganta do Diabo dura uns 30 minutos
Por outro lado, também na mesma região, por uma trilha de nível mais difícil, chega-se, depois de 600 metros (e cerca de 40 minutos de caminhada). Por fim, estamos na Garganta do Diabo, uma cachoeira cercada por paredões de pedra que formam um diferente e bonito cenário.
Cachoeira Véu da Noiva
São 9 km da cidade.
Antes de mais nada, saiba que local é lindo e ótimo para o banho, porém o acesso em declive tem grau de dificuldade médio.
É melhor não ir com crianças.

As cachoeiras de São Thomé das Letras – MG
Cachoeira Shangri-lá
São 20 km de distância de São Tomé.
A princípio é uma viagem mais longa. Aliás, as corredeiras de Shangri-lá ficam a cerca de 20 km do centro de São Thomé das Letras. Contudo, o legal desta trilha são as inscrições rupestres que podem ser vistas nas pedras ao longo do trajeto.
Cachoeira da Lua
São 6 km do centro.
Primeiramente o nome do local é por conta do reflexo da lua no lago natural que se forma à beira da queda d’água. Portanto, é fácil chegar na cachoeira da Lua, a 6 km do centro, com trecho de terra, no caminho para Sobradinho, é uma das mais movimentadas.

Em São Thomé das Letras, a cachoeira da Lua tem uma corda para balançar e cair direto na água gelada
Não impressiona pelo tamanho, mas conta com uma corda para quem quer balançar e tomar coragem para mergulhar direto nos dias frios. Nesse ínterim, para quem quer tomar cerveja, fica em frente ao Bar da Lua, um lugar agradável para comer algo e bebericar.
Aliás, mais para frente, ainda por terra, o bucólico bairro de Sobradinho guarda outras boas cachoeiras em São Tomé, além de grutas e restaurantes.
Gruta do Sobradinho
Porém, para atravessar a gruta de Sobradinho, é preciso pagar a entrada no complexo Contudo, a Gruta e também a travessia, tranquila e acompanhada de guias. Enfim, para aproveitar a cachoeira, há um bar mais simples (e muito bom) que não cobra pelo acesso pela trilha, sem atravessar a gruta.

Piscina da cachoeira de Sobradinho em São Thomé das Letras.
Cachoeira Eubiose
Do mesmo modo, a cachoeira fica a três km da cidade, tendo fácil acesso e boa para ir com crianças. É bem rasinha!
Cidades próximas de São Thomé das Letras:
- São Lourenço, MG – 60 km de distância
- Tiradentes, MG – 175 km de distância
- Poços de Caldas, MG – 225 km de distância
Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e acomodações. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências. Escreva nos comentários!