Início / Destinos / São Thomé das Letras, a cidade mística de MG
São Tomé é um dos melhores destinos para relaxar e entrar em contato com a natureza

São Thomé das Letras, a cidade mística de MG

Gruta do Carimbado, cachoeira Vale das Borboletas, pirâmide e tudo o que fazer em São Tomé das Letras, no sul de Minas Gerais.

Primeiramente, São Thomé das Letras é uma das cidades turísticas de MG que compõem roteiro Estrada Real. Desse modo, a cidade mística atrai turistas especialmente de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Ao passo que nos aproximamos do destino, ainda na estrada, de longe avistamos a imensa montanha rochosa onde esconde-se a vila de São Tomé das Letras, MG. Ou seja, entre Belo Horizonte (a 320 km) e São Paulo (a 350 km) é onde fica São Tomé das Letras, um dos mais movimentados destinos turísticos do sul de Minas Gerais.

Em outras palavras, a cidade está encravada no alto da serra, sobre sedimento mineral de quartzito, a famosa “pedra de São Tomé”, usada no piso à beira de piscinas e nas casinhas da cidade, além de matéria-prima para muitos artesanatos locais.

Leia também: O que fazer em Serra Negra (SP)

São Tomé das Letras – MG

É uma viagem para relaxar e deixar a energia boa das rochas fluir. Abaixo confira tudo o que fazer em São Tomé das Letras!

Acesso rápido ao conteúdo:

São Thomé das Letras – onde fica

Antes de mais nada, a partir do Rio de Janeiro, são 340 km de distância pela BR-354 e BR-116. É praticamente a mesma distância saindo de São Paulo, 350 km pela BR-381. Já a partir de Belo Horizonte são 310 km também pela BR-381.

Quantos dias ficar em São Thomé das Letras? Para conhecer todas as cachoeiras da região são necessários ao menos 4 dias, mas considere ficar até 10 dias para poder apreciar o pôr do sol de diferentes lugares, curtir a noite, as atrações turísticas e toda a atmosfera da vila.

Quando ir para São Tomé das Letras

É fácil ir e não voltar mais. Há relatos de mochileiros e viajantes que aportaram na cidade e de lá nunca mais saíram. Cogumelos azuis.

A princípio, no verão as temperaturas podem chegar facilmente a 29 °C, com céu quase sem nuvens. Desse modo, o inverno, o clima é de garoa esparsa, céu ora encoberto e temperaturas amenas, mínimas entre 12 °C e 9 °C.

Em outras palavras, nos dias quentes das férias de verão, as cachoeiras de mais fácil acesso ficam bem cheias. Apesar do frio, mesmo no inverno, os viajantes aproveitam e tomam banho nas águas (na temporada de frio, muito geladas) das diversas cachoeiras de São Tomé das Letras.

O réveillon é o feriado mais movimentado na cidade, mas além do ano novo, outros eventos movimentam a programação em São Tomé das Letras –e enchem as cachoeiras.

A cidade no sul de Minas organiza um pré-carnaval, uma semana antes do feriado de carnaval. Além disso, recebe a tradicional Festa de Agosto, que já viu artistas como Zé Ramalho e Lenine –além do cantor Ventania, ícone local.

A princípio, o evento místico é comemorado no Dia das Bruxas, em 31 de outubro, quando as ruas ficam movimentadas com pessoas fantasiadas. Além disso, nas férias de verão e de inverno (com baixíssimas temperaturas) e nos finais de semana, São Tomé das Letras vê suas ruas cheias de turistas.

O que fazer em São Thomé das Letras – MG

São Tomé das Letras está a quase 1,5 mil metros de altitude em relevo montanhoso.

Assim, com esta geografia, ruas de pedra e relatos de aparições de ovnis, São Tomé das Letras ganha um ar rústico e místico, a 350 km de São Paulo e 310 km de Belo Horizonte.

fotos são tomé das letras

Montanhas e sedimentos de pedra de São Thomé das Letras (MG).

Viajar com cogumelos azuis

Antes de mais nada, certa aura de misticismo ronda a pequena cidade de São Tomé, no interior de MG. Lendas e mistérios permeiam a imaginação local. Além disso, há inúmeros pontos turísticos em São Tomé das Letras – MG.

Uma das histórias mais intrigantes é a caverna que te leva a Machu Picchu. Assim, a Gruta do Carimbado fica no final da ladeira do Amendoim, outro ponto turístico misterioso, onde é nítida a sensação de que carros “movimentam-se parados”. Veja nosso vídeo no Instagram. É real!

ladeira do amendoim, são tomé

Um dos locais mais misteriosos de São Tomé é a ladeira do amendoim

Por questões ambientais é proibido seguir a trilha até a gruta. Muitos não respeitam. Desse modo, nós respeitamos e não seguimos em frente. Preserve!

A curiosidade é grande… Há lendas e relatos de que ao menos um homem conseguiu o feito. Assim, para intrigar até os mais incrédulos, há uma teoria de que a civilização Inca teria descoberto em mapeamento astral, a cidade de São Tomé das Letras e criaram uma passagem subterrânea para lá.

Leia também: Como é tomar ayahuasca com um xamã na Amazônia

gruta carimbado em são tomé das letras

A Gruta do Carimbado indaga uma passagem secreta para Machu Picchu

Histórias e lendas de São Tomé das Letras

Segundo a revista Super Interessante, já na década de 1990, geógrafos, historiadores, pesquisadores e a mídia exploraram a gruta com a missão de chegar ao seu final.

Assim, uma equipe da Rede Globo conseguiu percorrer quase 15 km e não encontrou saída, o ar rarefeito e a alta temperatura do local, tornou o prosseguimento da expedição inviável. Contudo, até hoje ninguém conseguiu alcançar maiores distâncias ou determinar para onde leva o caminho subterrâneo.

Dessa forma, infelizmente (ou felizmente) não se sabe como poderia ser realizado um estudo determinante sem danos e modificações na natureza.

Continua o mistério…

Gosta de lugares misteriosos? Conheça o jeito mais barato de chegar em Machu Picchu, sem ter que passar por nenhum portal dimensional.

são tomé das letras mg

As pedras caracterizam os cenários da cidade de São Tomé das Letras, MG

Lendas de São Tomé

Viajando fundo, talvez até com cogumelos azuis, imagina-se a existência de uma civilização que vive no centro da terra. É uma viagem em torno da temática das passagens magnéticas, portais dimensionais e das inter-relações entre humanos, extraterrestres e intraterrestres.

A lenda mais popular que permeia o imaginário místico de São Tomé das Letras: O relato conta a existência de um velho curandeiro com poderes mágicos — o Chico Taquara. Tal curandeiro habitava uma caverna e falava com os animais. Certo dia, após realizar um parto difícil, o sujeito sumiu. Dizem que partiu para o centro da terra por um portal em alguma gruta da cidade de pedra.

Leia também: Cidades românticas com chalés em Minas Gerais

cidade medieval brasil

As pedras dão um ar medieval à cidade de São Tomé, MG

Segundo conta uma outra lenda, os escravizados eram maltratados por fazendeiros até um dia que se rebelaram e saquearem o ouro da fazenda. Esconderam-se na mata e acabaram morrendo com todo o ouro. E por aí vai… histórias de ET’s, discos voadores, alienígenas, grutas e pedras energizadas.

São Thomé das Letras, MG

O centrinho de São Thomé das Letras é formado basicamente pela praça da igreja matriz e as ruas do entorno, onde há diversos restaurantes, bares e lojinhas. Tem coisas bem legais para comprar, desde roupas, pedras, duendes, chapéu de bruxa e lembranças e objetos de decoração feitos com a pedra de São Tomé.

É um passeio gostoso, entrar nas lojas, conversar com as pessoas, comprar algo legal. E por ser o local que concentra a maior parte dos restaurantes, já anote as dicas dos melhores lugares para comer em São Tomé.

igreja são tomé mg

A rústica e charmosa São Tomé, a cidade de pedra no Sul de MG

cidade de pedra são tomé das letras mg

As ruas do centro de São Thomé das Letras possui várias lojinhas e restaurantes.

Acesso rápido ao conteúdo:

Gruta de São Thomé

A gruta de São Thomé fica no centro histórico, ao lado da igreja matriz, mas com acesso bastante fácil. Desse modo, é possível usar como lugar de descanso ou subir na pedra e ter um belo mirante.

restaurantes em são tomé das letras

Igreja matriz e pessoas no alto da gruta de São Thomé das Letras, no centro da cidade.

Aliás, a origem do nome do município explica-se com as inscrições rupestres encontradas em uma das paredes da gruta. Desse modo, a tese mais aceita atribui o fato aos índios cataguases, antigos moradores da região. Os mais religiosos crêem que teria sido obra do próprio Santo.

E se você duvida, deve fazer como São Tomé — “ver para crer”.

onde comer em são tomé

Dicas de restaurantes em São Thomé das Letras (MG).

São Thomé das Letras – Pirâmide

Primeiramente, a Casa da Pirâmide é um dos principais pontos turísticos de São Thomé das Letras e um dos melhores lugares para estar na hora do pôr do sol. Acredita-se que é um dos momentos mais propícios para ver duendes, gnomos e bruxas. Até mesmo extraterrestres!

lendas de são tomé das letras

Um dos principais pontos turísticos de São Thomé das Letras, MG

Enfim, outros pontos turísticos de São Thomé das Letras próximos à Casa da Pirâmide são o Mirante Antônio Rosa, a Pedra da Bruxa e o Cruzeiro. Estão todos localizados na parte sul da cidade, bem próximos à praça com a estátua do Santo. Entretanto, por questões de segurança e índice de assaltos, recomendamos apenas não ficar muito tempo após o pôr do sol ou ir à noite nestes lugares.

Leia também: Serra da Canastra, Minas Gerais

Cachoeiras em São Thomé das Letras

Além dos discos voadores e a tradicional pizza na pedra, dica basal são as cachoeiras de São Thomé das Letras. Aliás, todas com condições para o banho de cachoeira e a facilidade de acesso à elas. Desta vez, por falta de tempo fomos apenas na cachoeira do Flávio.

Não impressiona pelo tamanho, mas conta com uma corda para quem quer balançar e tomar coragem para mergulhar direto nos dias frios. Nesse ínterim, para quem quer tomar cerveja, fica em frente ao Bar da Lua, um lugar agradável para comer algo e bebericar.

Bar da Lua

Bar em São Thomé das Letras

O Bar da Lua tem cerveja, som e petiscos

Aliás, mais para frente, ainda por terra, o bucólico bairro de Sobradinho guarda outras boas cachoeiras em São Tomé, além de grutas e restaurantes.

Por exemplo, com queda de 6 metros e alguns poços com piscinas naturais, a Cachoeira da Gruta do Sobradinho é uma das mais conhecidas de São Thomé das Letras, interior de Minas Gerais. A cachoeira recebe esse nome porque é ponto final de uma pequena travessia de gruta, cuja entrada fica em uma área particular com estrutura de restaurante, piscina e parquinho infantil –e é paga, claro. Chama-se A Gruta.

Leia também: Cachoeiras em MG: 31 lugares de tirar o fôlego

Gruta do Sobradinho

Gruta da cachoeira de Sobradinho em São Tomé-MG

Saída da Gruta de Sobradinho em São Thomé das Letras: para passar, tem que pagar

Porém, para atravessar a gruta de Sobradinho, é preciso pagar a entrada no complexo Contudo, a Gruta e também a travessia, tranquila e acompanhada de guias. Enfim, para aproveitar a cachoeira, há um bar mais simples (e muito bom) que não cobra pelo acesso pela trilha, sem atravessar a gruta.

Cachoeiras em São Thomé das Letras

No caminho para a cachoeira da Lua em São Thomé ficam barraquinhas hippies

Acesso rápido ao conteúdo:

Compras

Por fim, não volte da viagem sem comprar uma lembrança da cidade de São Thomé das Letras.

Dentre as diversas lojinhas, indicamos a Luz da Lua e a Meia Lua. Na primeira, vale a pena olhar as pedras preciosas, roupas indianas e incensos Nag Champa. Nessa segunda loja, destacamos as peças decorativas. Uma dica para pagar mais barato é pechinchar na feirinha que acontece aos sábados na praça central.

Pôr do sol em São Thomé das Letras

destinos com cachoeiras em mg

O pôr do sol é o momento mágico na vila de São Thomé-MG

Então, quem tem iPhone pode conferir o horário do pôr do sol e caminhar, momentos antes, até o Cruzeiro, casa da pirâmide ou mirante Antônio Rosa. Eventualmente é bonito ver as pessoas, moradores, duendes e turistas, seguindo de diferentes pontos da cidade para apreciar o mais lindo espetáculo da natureza.

são thomé das letras minas gerais

Pôr do sol em São Thomé das Letras (MG).

Ao mesmo tempo o crepúsculo solar deixa todos de boca aberta. Às vezes turistas tiram selfie, mochileiros acendem o baseado, gnomos realizam desejos, casais se beijam, os loucos aplaudem. A vibração é positiva ao extremo! Sem dúvida, um dos momentos para tirar aquela foto bonita e postar no Instagram.

Restaurantes em São Tomé

Após tanto aventura, você vai querer comer! Por fim, você nem vê a hora passar e já vai querer parar ali por perto para fazer uma refeição com comida mineira caseira no restaurante Dona Sinhá (prove a vaca atolada), comer um hambúrguer artesanal na lanchonete Alquimista. Ou, se preferir uma pizza na pedra, vá no Ser Criativo.

Este último já na rua atrás da igreja matriz de São Tomé-MG. Desse modo, para abrir o apetite, a melhor dica é provar a cachaça no bambu, vendida em alguns bares no centro.

Terapias holísticas e Ayahuasca em São Tomé

Uma dica para incluir no roteiro é fazer a visita guiada à Fundação Harmonia, uma antiga comunidade de São Thomé das Letras.

Em síntese, o local recebe visitantes todos os dias em dois horários — às 9:00 e às 16:00. O preço do ingresso é simbólico. Dessa forma, é possível participar de diversas atividades como terapia holística, piscina, almoço saudável. Em conclusão, é uma experiência subjetiva conhecer este lugar espiritual nesta cidade cheia de energia boa.

Cidades próximas de São Thomé das Letras:

Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e acomodações. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências. Escreva nos comentários!

A gente também está no YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.