Início / Melhores destinos / São Vicente e Praia Grande, no litoral sul de SP
As praias da Baixada Santista, em SP | Diego Torres

São Vicente e Praia Grande, no litoral sul de SP

A Praia de São Vicente, na Baixada Santista, fica a aproximadamente 76 km de distância de São Paulo.

É um dos destinos no litoral sul de SP mais procurados por famílias paulistas nos finais de semana ensolarados. A cidade praiana conta com praias, bons restaurantes e diversas atrações turísticas.

Entretanto, o forte mesmo do turismo na cidade de São Vicente são as praias. Entre elas, destacamos a tranquila Praia dos Milionários, próxima à Ilha Porchat, e a Praia do Gonzaguinha. Esta última ideal para quem curte esportes náuticos como caiaque e windsurf.

Turismo de pesca no oeste paulista

Confira algumas atrações que não podem ficar de fora em uma visita a São Vicente:

Praias de São Vicente – SP

praia de são vicente

São Vicente, no litoral sul de São Paulo | Diego Torres

Praia do Gonzaguinha

Em 800 metros de extensão, a Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, fica entre o Marco Padrão e a Praia dos Milionários. É uma praia de São Vicente bastante procurada pelos praticantes de esportes náuticos, como iatismo, windsurf, esqui aquático e jet ski.

Portanto, para aqueles que querem relaxar a beira do mar, há quiosques instalados ao longo do calçadão, onde há também árvores, bancos e deque de madeira para acesso à areia, além de uma ciclovia. Ali também há um píer, onde no verão saem passeios de escuna diários pela baía de São Vicente, ilhas e imediações.

À direta da praia, junto à Biquinha de Anchieta, é onde, todos os anos, artistas fazem a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. A data do aniversário da cidade é 22 de janeiro de 1532.

Encenação de São Vicente

Portanto, todos os anos, no dia 22 de janeiro – aniversário de fundação de São Vicente – SP, acontece o grande espetáculo nas areias da praia com a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. Desse modo, um dos grandes atrativos é a réplica da caravela do Descobrimento do Brasil, a “Espírito Santo”, uma das seis em atividade no mundo. Aliás, para quem gosta, é possível contemplar uma das réplicas na cidade de Campinas, 99 km de São Paul9 (SP).

Leia também: O que fazer em Santos – SP

Praia dos Milionários

A pequena Praia dos Milionários fica próxima às pedras da Ilha Porchat. É a mais pacatas das praias de São Vicente – SP. Assim, com rochedos do lado esquerdo, a bela Praia dos Milionários, em São Vicente, é um dos lugares legais para pesca litoral paulista. Além disso, também é possível alugar embarcações para passeios turísticos de barco.

Praia do Itararé

Com mais de dois km de extensão, a Praia do Itararé é a mais popular da cidade. Há muita concentração dos jovens durante o verão, talvez pela grande quantidade de quiosques no calçadão. Assim, durante o dia as famílias com crianças pequenas também desfrutam do complexo de lazer, com calçadão, iluminação, playground e jardim de praia com árvores de Mata Atlântica.

E, para completar o roteiro, faça o passeio de teleférico até o alto do Morro da Asa Delta.

Morro da Asa Delta

teleférico são vicente

Teleférico em São Vicente – SP | Diego Torres

Para quem gosta de aventuras aéreas, o voo livre pode ser praticado no Morro da Asa Delta, a 180 metros do nível do mar. Também indicado para tirar belas fotos der uma das melhores vistas da Baixada Santista. Aliás, do alto do mirante é possível avistar ao mesmo tempo as praias de São Vicente, Santos, Guarujá, Praia Grande e Cubatão.

Desse modo, o acesso é feito pela divisa entre a cidade e Santos, a partir da subida do Morro do José Menino, mas também é possível chegar ao topo via teleférico, cuja base e venda de ingressos fica na Praia do Itararé.

Biquinha de Anchieta

Fora das praias, mas não distante delas, o turista não pode deixar conhecer a Biquinha de Anchieta, local onde o jesuíta bebia água e catequizava índios. Os azulejos azuis trabalhados a mão são relíquias históricas. Além da bica, a praça conta com uma escultura do padre em tamanho natural e boxes onde são vendidos os mais tradicionais doces da cidade de São Vicente – SP.

Ponte Pênsil

Para quem gosta de arquitetura e turismo cultural, o cartão postal de São Vicente é a Ponte Pênsil. A estrutura é a primeira do gênero construída no Brasil. Inaugurada em 1914, a construção é tombada como patrimônio histórico e foi fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil no início do século XX.

Como chegar na Praia de São Vicente

Sendo assim, para saber como chegar na praia de São Vicente, saindo de São Paulo, o acesso ao litoral sul é feito pela Rodovia dos Imigrantes, sendo a distância de 72 Km da capital.

Já para Praia Grande, distante 79 Km, é preciso pegar o Sistema Anchieta Imigrantes (SP-150 e SP-160) e a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55). Por fim, dá para chegar em São Vicente em viagem de ônibus saindo do Terminal Jabaquara – SP. A viação Cometa faz o trajeto diariamente.

Onde ficar em São Vicente

Por fim, algumas sugestões de hotéis em São Vicente são o Ilha Porchat, à beira mar. Ou ainda o Flat Itararé Tower, a 150 metros da Praia de Itararé.

Praia Grande – SP

Vizinha à São Vicente, a Praia Grande faz parte do meu imaginário infantil. Aliás, eu costumava ir sempre para a Praia Grande nas férias de verão. Ficávamos na kitnet da família, na Praia do Boqueirão, e costumávamos caminhar pela orla até as praias do Forte e Guilhermina.

O mais legal, que existe até hoje, são as feiras de artesanato na Praia Grande. Assim, são quatro locais com feira de artesanatos e alimentação – Praça Portugal, Cidade Ocian, na Praça Dr. Roberto Andraus, Vila Caiçara, na Praça Nossa Senhora de Fátima e Solemar, na Praça Carlos Gomes.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.