Em um sábado preguiçoso, resolvi fazer o SP Free Walking Tour, um passeio turístico pelo centro de São Paulo.
A priori, já tinha ouvido falar do SP Free Walking Tour, uma caminhada guiada por várias atrações históricas e turísticas no o centro de SP para estrangeiros e achei que era uma boa ideia aparecer. Aliás, a caminhada turística acontece “sunny or rainy”, diz o site dos organizadores, todas as quartas e sábados. Quase tudo é inglês (o organizador é brasileiro e fala espanhol).
Leia também: Estátuas, monumentos e esculturas famosas no Brasil
SP Free Walking Tour
O ponto de encontro é o quiosque do Centro de Informação ao Turista na praça da República, pouco antes das 11h30, quando o passeio deveria começar.
No dia que eu fui rolou brazilian time, e saímos uns 20 minutos depois. Justo dizer que o grupo era grande, tinha mais de 40 pessoas, e eles (só) pedem para registrar a presença em uma ficha, ali mesmo, na hora. O passeio gratuito dura cerca de quatro horas.
Não foi uma boa ideia ver o que rolava: foi ótima.
Caminhando pelo centro de São Paulo
O SP Free Walking Tour apresentou várias surpresas e curiosidades do centro da cidade (e eu moro no centro da cidade; chego na praça em 3 minutos) e ainda foi uma caminhada agradável em um dia de sol. Aliás, o passeio turístico por São Paulo é muito recomendado para os gringos que estiverem por aqui, afinal, são eles o foco da caminhada. Mas, com certeza, os brasileiros vão sair satisfeitos e conhecer melhor o centro.

No rolê, descobri de onde enquadrar o Copan – foto: SP Free Walking Tour
O guia apresenta, em inglês, a história dos principais –e mais antigos– prédios, curiosidades de lugares como o Copan, o Edifício Itália e o Anhagabaú e dá muito serviço útil para se virar por SP, tudo em inglês.
Tipo horário do metrô, os terraços onde é possível subir para ver a cidade do alto, que lugar é para pegar turista e que lugar vale a pena passar, onde a noite é badalada (e o público de cada lugar). E rola um mapinha bem-feito e que dá direito a um monte de desconto e ofertas por lugares legais do centro.
Achei a caminhada um pouco extensa e não dá muito tempo de fugir no meio para ir no banheiro (talvez em grupos menores…).
Não que exista pressa, dá para tirar fotos sossegado e o guia sempre para para explicar as coisas das atrações. A única folga é durante um intervalo de uns 20 minutos para tomar um suco e comer açaí em uma casa de suco no calçadão.
Quando seu amigo gringo estiver por aqui, não deixe de recomendar. O rolê acontece também na Avenida Paulista, às quintas e aos domingos, às 15h30. Eles estão no Facebook.
Turismo em São Paulo-SP
Abaixo elencamos uma série de fotos de cartões postais de cidades e lugares por onde já estivemos nesta metrópole de muitos tons de cinza, mas também multicolorida e multifacetada, a capital de São Paulo – Sampa City!
A cidade de São Paulo é, segundo o IBGE (2012), a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul. Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político.
Cartões postais de São Paulo
Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, entre outros.
Vista aérea da SP de décadas passadas

Foto antiga da vista aérea do centro de São Paulo. Vale do Anhangabaú. | Foto: Postal Colombo
Praça da Sé – centro de São Paulo

Praça da Sé, marco zero da cidade de São Paulo | Foto: Rafael Alves
Leia também: Rua Ladeira Porto Geral
Museu de Arte de São Paulo (MASP) na Avenida Paulista

Fundado por Assis Chateaubriand, o acervo conta com Rembrandt, Van Gogh e outros | Foto: R. Estrada
Parque do Ibirapuera – São Paulo

O Parque do Ibirapuera é a “praia” dos paulistanos. Abriga museus, lagos e pistas de corridas.| Foto: daxfdr
Avenida Paulista – palco da festa de réveillon em SP

Av. Paulista ilustra bem a cidade, com arranha-céus da metrópole cosmopolita | Foto: R. Lombadero
Para saber mais sobre a cidade de São Paulo, vale acessar o site oficial de turismo da cidade. Lá você tem acesso aos feriados em São Paulo, dicas de passeios, além de guia de compras.
O projeto de turismo em São Paulo “Fique um Dia a Mais”, também é ótimo para ter dicas de atrações culturais em diversas regiões e bairros da cidade. O legal é que há versões fáceis de usar em tablets e smarthphones com versões em outros idiomas para sugerir a amigos estrangeiros que visitam a capital paulista.
Já para quem deseja continuar a viagem em cidades do interior de São Paulo, vale consultar o site da Secretaria de Turismo. Lá você encontra roteiros para fazer em viagens curtas da capital, entre outras informações para o turista e viajante.
Leia também: Museus virtuais com programação online
Dicas de passeios com crianças em SP
Por fim, para não errar na próxima viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis em São Paulo. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!