Início / Melhores destinos / Templo de Angkor Wat, em Siem Reap, Camboja
Angkor Wat
Templos e ruínas na Ásia.

Templo de Angkor Wat, em Siem Reap, Camboja

Seguimos a viagem mochilão pelo sudeste asiático, chegando agora à cidade perdida e ao templo de Angkor Wat, no Camboja.

Assim, após algumas andanças em Siem Reap, no Camboja, fui em busca de novas aventuras neste país pelo qual fiquei apaixonada. Com minha pontualidade quase britânica, 7:50 AM eu já esperava pelo tuk tuk que agendei com a equipe da guest house, onde fiquei hospedada, para me pegar às 8:00 AM. Depois descobri que deveria ter ido até mais cedo. Fica a fica!

Angkor Wat

Angkor Wat – Camboja

O roteiro do dia seria visitar os famosos templos Khmer e o complexo arqueológico de Angkor, um dos pontos turísticos mais procurados e visitados no Sudeste Asiático, e apenas 20 minutos de táxi do centro de Siem Reap.

Dica local: se pretende visitar os templos com um pouco mais de calma e tranquilidade, vá cedo. Prepare-se também para uma multidão de turistas, viajantes e mochileiros, principalmente grupos de japoneses com seus chapéus de palha, mini-ventiladores de pilha, e que param a cada dois passos para um nova foto.

Outra dica importante para o roteiro é vestir roupas confortáveis. Leve apenas uma pochete, bolsa ou pequena mochila ou mala de viagem com algum dinheiro para passar o dia, sua máquina fotográfica, uma garrafa de água, além de muita disposição.

Leia também: Como chegar no Camboja, saindo da Tailândia?

A cidade perdida de Angkor Wat

Para começar, muitos visitantes dedicam de dois a três dias para explorar o complexo, mas se você não tem todo esse tempo ou disposição para apenas um ponto turístico, é possível visitar os templos em apenas um dia.

No entanto, vale a pena dedicar algumas hora, senão o dia inteiro, para explorar cada cantinho da cidade perdida de Angkor Wat, no Camboja. Vale muito a pena e você certamente terá muitas fotos bonitas neste roteiro pelo sudeste asiático.

Assim, a estrela do parque arqueológico é o famoso Angkor Wat, construído no início do século XII, e considerado um dos maiores monumentos do império Khmer, mas ao todo são cerca de 73 templos acessíveis ao turista.

Angkor Wat

As ruínas do templo Angkor Wat dão uma dimensão da grandeza do império Khmer.

Sem dúvida, Angkor Wat é composto de templos fascinantes, monumentos esplendorosos, ruínas, esculturas e rostos esculpidos em pedra são algumas das coisas que você vai encontrar neste símbolo do império Khmer, e patrimônio histórico tombado pela Unesco desde 1992.

Angkor Wat

As ruínas e os templos em Angkor Wat, no Camboja, causam uma impressão de grandeza e destruição…

As crianças no Camboja

Em um dos templos, conheci a menina Huá, que puxou papo na intenção de me vender uma pulseira, mas acabou me fazendo companhia por boa parte do passeio. Ela disse ter 15 anos, mas aparentava ter entre 11 e 12 aninhos apenas.

mochilão ásia camboja

Crianças nas ruas do Camboja – Ásia.

Huá caminhou o tempo todo descalça. Super falante, em um inglês muito bom que disse ter aprendido com turistas, derreteu meu coração diversas vezes, inclusive quando me perguntou se eu tinha alguma irmã, e eu disse que não, apenas quatro irmãos, e disse que provavelmente a mãe dela não se importaria em dar uma das filhas, já com outros quatro.

Entre uma parada e outra, fomos conversando, e foi interessante ver a visão tão madura de uma menina tão nova. Ela me disse que não gostava muito do rei do Camboja, pois achava que ele não ligava para as pessoas que moram no subúrbio, que não gostaria de morar ali para sempre, mas que no momento não tinha outra opção senão ficar por ali.

cidade perdida Angkor Wat

Posso falar que visitar Angkor Wat, no Camboja, mudou muitos conceitos sobre o meu sentido da vida…

Assim, num papo menininha, perguntei se ela tinha algum namorado, no que ela me respondeu ser muito nova para isso, e não desejava levar a mesma vida da mãe, batalhando sozinha para criar os filhos. Queria apenas estudar.

Por fim, antes de ir embora, acendi um incenso e fiz uma prece junto a uma senhora cambojana, que me “benzeu” em Khmer, e me amarrou no pulso direito uma linha vermelha, e depois me disse para fazer um pedido. Orou novamente, sorriu e eu segui o meu caminho.

Leia também: Mochilão na Ásia, de Ayutthaya a Chiang Mai

Dicas práticas para visitar os templos no Camboja

  • Melhor época do ano: de novembro a março, quando as temperaturas são mais amenas e agradáveis;
  • Vá cedo para evitar as multidões. O parque arqueológico abre para visitas as 5:30am, e você vai precisar de um bilhete de acesso. É possível comprar passes de 1, 3 ou 7 dias;
    cidade-na-asia

    Ruínas no Camboja.

  • Contrate um guia (tuk tuk) para o dia inteiro. Desse modo, facilita o tour de um templo ao outro, uma vez que as distâncias são muito grandes para serem feitas a pé no sol forte. Um guia também é útil na hora de entender melhor a história dos templos;
  • Lembre-se que são templos budistas, por isso procure respeitar os costumes e a religião e não use roupas curtas, ou fora dos costumes religiosos do Camboja;
  • O roteiro seguido pela grande maioria inclui: ver o sol nascer no portão Oeste de Angkor Wat, seguido por uma visita aos templos de Angkor Thom, Ta Phrom, Banteay Srei, terminando com o pôr do sol em Phnom Bakheng;
  • Vai ser inevitável encontrar crianças pedindo dinheiro ou vendendo souvenirs, e a maioria delas usam discursos bem praticados e usam pequenas chantagens emocionais, como frases do tipo “Você diz que não pode me dar dinheiro porque não tem, mas você tem dinheiro para visitar o meu país e eu não tenho dinheiro para visitar o seu”.

Em resumo, esteja preparado para lidar com isto, e caso desejem ajudar financeiramente, turistas são encorajados a fazerem suas doações a entidades não-governamentais cadastradas.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.