Descubra tudo o que fazer em Tiradentes, uma síntese do melhor que as cidades históricas de Minas Gerais e do circuito da Estrada Real oferecem aos viajantes.
A igreja matriz de Santo Antônio, chafariz de São José, Rua Direita, passeio de Maria Fumaça, largo das forras, serra de São José são alguns dos atrativos turísticos da cidade história. Em torno de Tiradentes, vilarejos como a bucólica Bichinho, em Prados (MG), e cidades como São João del Rei (MG) convidam os turistas a experimentar tradições mineiras: comida, festas tradicionais, causos.
Além das delícias como cachaças, queijos, doces, o artesanato e a arte também se apresentam, fazendo jus ao legado de artistas como Aleijadinho, entre outros mestres da escola barroca mineira.
Leia também: Carnaval 2023 em cidades turísticas de MG
Acesso rápido ao conteúdo:
- Turismo em Tiradentes – MG
- Quando ir para lá
- O que fazer na cidade histórica
- Passeios Ecológicos
- Onde ficar em Tiradentes – MG
O que fazer em Tiradentes (MG)
Com igrejas e casarões bem conservados ao longo das ladeiras com o tradicional calçamento de pedra do Brasil colonial, a história se apresenta em cada cantinho do centrinho da cidade a 200 km de distância de Belo Horizonte e a 480 km de distância de São Paulo (SP).
A região no entorno da cidade histórica de Tiradentes (MG) é um dos melhores lugares do Brasil para comprar móveis de fazenda, de demolição e artigos de decoração para casa. Assim, as bonitas peças de artesanato saem da região para todo o Brasil.

As ruas históricas de Tiradentes recebem eventos e coisas para fazer o ano inteiro
O calendário turístico de Tiradentes tem uma variada programação, com celebração especial de feriados religiosos, como Páscoa e Natal, eventos de gastronomia, encontros de motos e a Mostra de Cinema de Tiradentes, que em 2023 acontece no final do mês de janeiro.
Tudo isso é emoldurado pela Serra São José e pelo relevo acidentado da região no interior mineiro, que formam cenários bucólicos que guardam, entre a mata, cachoeiras, trilhas e belezas naturais. Assim, as riquezas históricas, naturais e culturais da cidade histórica são palco, ainda, de uma vasta programação de eventos durante o ano inteiro.
Quando ir para Tiradentes-MG
A cidade mineira fica cheia no feriado de Carnaval e recebe um dos melhores carnavais de rua de Minas Gerais, é palco de uma importante Mostra de Cinema e fica movimentada durante toda a Semana Santa, quando circuitos religiosos atraem turistas do Brasil inteiro.

A Serra São José emoldura a paisagem em Tiradentes (MG), na Estrada Real.
O feriado da Semana Santa atrai fiéis do turismo religioso, que fazem um circuito de capelas que só abre durante o período. Além desse circuito de fé, a principal igreja da cidade recebe concertos de órgão especiais, entre outras atrações para fazer.
Festival Internacional de Cultura e Gastronomia
Mas o mais charmoso dos eventos em Tiradentes é o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, que nesse ano de 2022 acontece de 19 a 28 de agosto, e reúne centenas de atrações culinárias e artísticas nas ruas da cidade histórica de Minas Gerais.

Os chalés da pousada na cidade histórica de Minas ficam cercados de árvores, em um cenário muito charmoso
Além da gastronomia, que reúne desde o melhor das receitas típicas de Minas Gerais em comidas feitas a céu aberto até a sofisticada culinária internacional contemporânea em restaurantes charmosos (e estrelados), o festival de gastronomia conta com coisas para fazer para crianças, famílias e atrações artísticas.
Bikefest Tiradentes
Aliás, um outra atração que reúne milhares de pessoas em Tiradentes é o Festival de Motos – Bikefest Tiradentes. O evento acontece no mês de junho, sendo regado a cerveja e blues, e reúne motociclistas de todo o Brasil que cruzam as estradas sinuosas do interior de Minas Gerais para se encontrar na cidade histórica.
Por isso, oara quem quer tranquilidade, a melhor época para ir para Tiradentes é durante a quaresma, entre o feriado de Carnaval e o feriado da Semana Santa, quando a cidade fica mais vazia.
Leia também: Cidades em Minas Gerais com festas típicas
O que fazer em Tiradentes
Para começar, Tiradentes é uma cidade de aproximadamente 7.000 habitantes que falam um minerês típico e muito bonito. É tudo de bão, uai.
Apesar do seu tamanho, a cidade de Tiradentes está bem preparada para o turismo (segundo os dados oficiais, é um dos principais destinos turísticos do Brasil), com inúmeras pousadas românticas, hotéis históricos e resorts.

Tiradentes é uma cidade histórica no roteiro da Estrada Real no sopé da serra de São José
A cidade histórica está muito bem preservada e há muito o que fazer em Tiradentes – MG.
Nesse sentido, os passeios pelas suas ruas de pedras lhe remete imediatamente às histórias dos bandeirantes, da Inconfidência Mineira, da colonização portuguesa no Brasil e o papel da igreja católica no nosso país.
Fica ao pé de uma bela serra chamada São José, a vila recebeu o nome de Tiradentes em homenagem ao seu filho mais ilustre, mártir da Inconfidência Mineira (para ver a história, consulte a Wikipédia ou sites oficiais).
Assim, fora do centro histórico é uma típica cidade do interior de Minas, com casas terminando diretamente nas calçadas, geminadas, com pouco quintal e com muitas plantas ornamentais. Aliás, a cidade de Tiradentes é entornada de áreas verdes e montanhas, com muitas flores e belas árvores nativas.
Leia também: Resorts all inclusive em cidades mineiras
Centro histórico de Tiradentes – MG
Antes de mais nada, no que se refere à parte histórica há muito, mais muito mesmo o que fazer em Tiradentes (MG).
Sendo assim, encontramos uma série de monumentos que valem a pena ser visitados. E, para facilitar, o centro histórico é pequeno e fácil de conhecer a pé -se a pessoa puder lidar com algumas ladeiras, é claro.

A Matriz de Santo Antônio é a principal igreja de Tiradentes-MG
A Igreja Matriz de Santo Antônio é o grande ícone da cidade de Tiradentes – MG.
Com a sua localização, em um dos pontos mais altos da cidade, garante uma bela vista da região, principalmente no pôr do sol, quando a luz dourada parece cobrir de ouro os casarões e casinhas brancas.
Aliás, a igreja é tão bonita que muitos casais aproveitam para fazer fotos de noivado e casamento tendo o prédio como cenário. A matriz recebe, ainda, programação praticamente semanal de concertos em órgão às sextas-feiras, com ingressos vendidos no local. O interior da igreja se destaca pelas obras de arte e pela quantidade de ouro usada na decoração, uma das mais impressionantes do Brasil.
Leia também: O que fazer em Ouro Preto (MG)
O Chafariz de São José
Em seguida, algo para fazer em Tiradentes no centro histórico, é conhecer e visitar o Chafariz de São José, ainda em atividade, cuja fonte jorra água fresca trazida por um aqueduto.
O local servia para as escravizadas lavarem roupas das madames, para os viajantes darem água a seus cavalos e como local de coleta de água para abastecer as residências da vila.
Hoje os turistas o utilizam como fonte dos desejos: bebem da sua água, jogam moedas e fazem pedidos. Segundo alguns, os amorosos são os mais facilmente atendidos. Vários namoros e casamentos foram conseguidos ali.

O chafariz no centro histórico é uma das atrações de Tiradentes
Por sua vez, o museu Padre Toledo também vale a pena conhecer.
Aliás, este museu em Tiradentes – MG fica na casa de um padre que recebeu reuniões dos participantes da Inconfidência Mineira no período colonial brasileiro. Uma sugestão para apreciar o centro histórico de Tiradentes é fazer o passeio de charrete pelas ruas da cidade. (Isso se você não liga para esse tipo de transporte feito por animais).
Passeio de charrete
As charretes se reúnem pelas manhãs na praça principal de Tiradentes e levam os turistas para passear a cavalo.
Nesse sentido, comece o passeio pelo Bosque Mãe d’água atrás da da Igreja Matriz. É um lindo bosque, com pequenos cursos de água e muito verde. É muito bonito e interessante seguir o aqueduto construído pelos escravizados até a fonte de água que o abastece.

Fazer o passeio de charrete em Tiradentes (MG) é uma boa ideia para conhecer o centro histórico
Visite, em seguida, a Matriz de Santo Antônio, uma igreja de arquitetura barroca, grandiosa e bela.
Segundo os guias turísticos é a segunda em riqueza do Brasil (a primeira seria a de São Francisco, na Bahia) com quase 500 Kg em ouro distribuídos pelos altares e outros enfeites. Sua fachada foi planejada por um “arquiteto” mineiro muito conhecido: o Aleijadinho. No seu pátio se encontra um relógio de sol original, construído provavelmente no séc. XIX.
Leia também: 31 Cachoeiras em Minas Gerais
Obras de Aleijadinho em Tiradentes (MG)

A Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes-MG – foto Amanda Rossi
Logo abaixo se encontra a Casa da Câmara, de 1.717. À direita da Igreja Matriz, a algumas dezenas de metros, outra igreja, mais simples, mas também muito bonita: a igreja São João Evangelista.
Continuando a caminhada rua abaixo chegamos na praça principal da cidade, o Largo das Forras (onde os escravos recebiam sua carta de alforria). Destacam-se as maravilhosas figueiras centenárias.
Nada mais gostoso que, depois de horas de caminhadas, cansativas – diga-se – pelas tortuosas ruas, algumas íngremes ladeiras e com calçamento irregular do tempo do império, descansar à sombra dessas maravilhosas árvores.
Aliás, nessa praça pode ser contratado um gostoso passeio pela cidade com as carruagens puxadas por cavalos. Há que se tolerar o cheiro de urina e estrume.
Leia também: O que fazer em Monte Verde (MG)
Passeios Ecológicos em Tiradentes-MG
Para quem aprecia mato, cachoeiras e trilhas, não faltam oportunidades de passeio. Assim, fomos a uma cachoeira deliciosa na Estrada Real, em direção a São João Del Rey.
Aliás, localizada bem no marco zero da Estrada Real. Para um dia quente de verão em Tiradentes – MG, nada melhor que se refrescar nessas águas.

Uma das cachoeiras perto da cidade histórica de Tiradentes-MG
Embora não tenhamos feito, há ofertas de inúmeros passeios ecológicos: descida de rio com botes, várias trilhas para serem feitas a pé ou de bicicleta, visitas a várias cachoeiras e até visita monitorada a caverna.
Serra São José, perto de Tiradentes

A cachoeira entre Tiradentes e São Josão del Rei forma um pequeno paraíso para banho
No Caminho Velho da Estadra Real entre Tiradentes e São João del Rei, dá para aproveitar as belezas da Serra São José, e uma cachoeira com pequeno lago para banho.
São José del Rei
Ainda na região montanhosa, vale a pena fazer a viagem bate-volta para São João del Rei pelo Caminho Velho da Estrada Real, em um pequeno trecho calçado de 8 km de extensão.

No Mercado Municipal de São João del Rei, uma viagem pelos sabores mineiros
Aliás, em São João del Rei, além do centro histórico e das famosas pontes, não deixe de conhecer o Mercado Municipal, com delícias mineiras para comprar, e a Taberna D’Omar, com deliciosos pães de diversos sabores por bons preços.
Tudo isso dá para fazer em uma manhã e começo da tarde, sem grandes problemas de pressa.
Passeio de trem em Tiradentes
Para quem gosta de passear de trem, dá para fazer o passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei.
O trem histórico funciona às sextas, aos finais de semana e feriados. É possível comprar o passeio de trem de Maria Fumaça, entre São João Del Rei e Tiradentes, via Internet.
Para isso, basta acessar o site do Trem Turístico, indicar origem, destino e datas. A programação para os últimos dias de julho, dezembro e janeiro dispõem de horários extras em virtude das férias escolares e da alta demanda do período.
Assim, o trem proporciona um passeio imperdível para quem deseja aproveitar o passeio e viajar pela história e cultura de Minas Gerais. A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX.
No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.
Museu Ferroviário

A estação de trem de Tiradentes leva a São João
A estação de São João Del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas.
O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.
Bichinho, MG
Um simpático vilarejo perto de Tiradentes, Bichinho é bucólica, com cara de interior mineiro fofo, mas com muitas opções para gastar dinheiro. Isso porque Bichinho (MG) reúne dezenas de lojas de móveis, com belas peças em estilo colonial, de fazenda e móveis de demolição.

Bichinho-MG é bucólica, com cara de interior de Minas
A vila no interior de MG é um dos melhores lugares perto de São Paulo para comprar móveis e artigos de decoração para casa.
Aliás, mesmo que a ideia não seja gastar dinheiro e comprar móveis rústicos na região de Tiradentes, vale a pena ir para o vilarejo charmoso de Bichinho, no distrito de Prados (MG).

Bichinho é um dos melhores lugares para comprar móveis perto de SP e BH
Entre as atrações do lugares, além de pousadas ainda mais tranquilas e bucólicas que Tiradentes, estão alambiques, como o Velho Ferreira.
Na visita, dá para conhecer um pouco do processo para fazer cachaça e comprar uma pinguinha de lembrança do interior de Minas Gerais.

A visita ao alambique Velho Ferreira é uma das coisas para se fazer perto de Tiradentes-MG
Compras em Tiradentes, MG

Um quadro típico do artesanato de Tiradentes
Por fim, um outra riqueza da região montanhosa de Tiradentes (MG) é o artesanato local.
Assim, peças maravilhosas de artesãos locais estão expostas em inúmeras lojinhas espalhadas pelas ruas históricas do centro ou no povoado chamado de Bichinho.
Aí se pode comprar a preços módicos belas obras de arte em pedra-sabão, madeira, tecido e ou ferro. São quadros tridimensionais com figuras esculpidas a mão (flores, pessoas, pássaros, bolsas femininas, carro, e tudo mais que a imaginação mandar).
Há móveis muito bonitos, feitos com madeira de demolição, imitando peças antigas. São os vários tapetes, capas para almofadas, e lençóis bordados a mãos ou feitos com fuxico e pedaços de tecidos, cada um mais bonito que o outro.
A Gastronomia – comida mineira
Mas nem tudo são flores: prepare-se para engordar.
A comida mineira, deliciosa, diga-se, é ultra calórica – carne de porco, linguiças variadas, variações com feijão (tutu, farofa, feijoada, etc), arroz de vários tipos, frangos ( fritos, ensopados ou ao molho pardo), etc, etc, etc (e ponha etc. nisto).
Um prato famoso da região é frango ou carne de porco com Ora pro nobis.
O Ora pro nobis é uma verdura da região que é cozida e misturada ao frango ou carne de porco ensopada. Faz muito sucesso entre os turistas, embora, particularmente, não tenha nos agradado tanto.
Em conclusão, no Largo da Forra se encontram ótimos restaurantes com comida mineira a preços módicos, tanto a la carte quanto self-service.
Além da comida típica, encontram-se também cantinas com comida italiana e pizzarias.
Há ainda os doces. Ah, os doces: cocadas, doces de leite de vários tipos, de figo, de abóbora e outros tantos. Quanta tentação!
Em Tiradentes – MG, é famosa a doceria do Chico: um velhinho “sacudido”, esperto e ágil, que prepara e vende doces maravilhosos. Sua iguaria mais famosa é o canudinho de doce de leite.
Por fim, para não errar na viagem, confira nossas dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem esteve no local. A gente também está no Instagram. Acompanhe!