Início / Souvenir / Trabalhar na GOL: dicas para comissários de bordo
Aeronave da Gol Linhas Aéreas

Trabalhar na GOL: dicas para comissários de bordo

Os requisitos para trabalhar como comissário de bordo na Gol Linhas Aéreas são possuir CCT ou CHT; possuir código ANAC; possuir CMA válido; e passaporte – deverá ser apresentado até o final do treinamento teórico, com validade de no mínimo 06 meses; além de um segundo idioma e Ensino Superior (será considerado um diferencial).

O processo seletivo prevê dinâmica de grupo e entrevistas individuais. Os interessados podem cadastrar o currículo no site de vagas da GOL.

Curiosidades sobre Aviação Civil

Seleção GOL – dicas para trabalhar na empresa aérea

Tripulação feminina da Gol

Para quem pretende trabalhar na GOL, após fazer o cadastro no site vagas.com ou site voegol.com.br e ser chamado para a entrevista para trabalhar como comissário de bordo terá a seguinte situação:

1ª fase – Preenchimento de uma ficha cadastral, peso, altura e teste de idioma, que consiste em uma rápida conversa em duplas ou trios de acordo com o número de candidatos que também devem se organizar pelo nível do idioma que possua, no caso, básico, intermediário e avançado.

2ª fase – Preenchimento de mais algumas fichas com os documentos e de questionários com as seguintes perguntas:

  1. “O que você sabe sobre a GOL?”
  2. “Qual a sua relação com seu parentes mais próximos?”
  3. “Como você se vê daqui há 5 anos?”
  4. “Qual animal você gostaria de ser e por quê?”
  5. “Qual animal você não gostaria de ser e por quê?”
  6. “Cite 3 pontos positivos em você”
  7. “Cite 3 pontos que precisam ser melhorados”

Antes de chegar o dia da entrevista, pesquise sobre a história da GOL e sobre todas a possíveis respostas das perguntas acima.

Qual é o salário de uma aeromoça / comissário de bordo?

Avião da Gol Linhas Aéreas

Nunca comente coisas muito negativas e, se tiver que comentar, descreva como as superou e se tornou uma pessoa melhor e mais preparada.

Sobre a pergunta dos animais: o importante é a explicação que você dá sobre o animal e não o animal em si.

Nos pontos positivos e negativos procure apontar pontos que não irão interferir no seu dia-a-dia como comissário, ex: não vá escrever que você é uma pessoa muito explosiva e que perde a calma facilmente pois, pelo jeito que a aviação está hoje em dia, a coisa mais comum vai ser se deparar com passageiros infelizes, nervosos e, se você não tiver paciência para lidar com essa situação, você não vai servir para tal cargo.

Procure colocar coisas que não afetam em nada o seu dia como comissário. Os pontos positivos são mais fáceis de destacar.

Depois de tudo isso preenchido vem o teste de P.I., que é o psico-teste que consiste em uma folha com 80 adjetivos na frente e os mesmos 80 adjetivos no verso, sendo que na parte da frente da folha você deve assinalar “O que as pessoas esperam de você?” e na parte de trás você deve assinalar “O que você realmente é?”.

Lembre-se de incluir alguns defeitos pois ninguém é perfeito e defeitos fazem parte de qualquer ser humano.

Em seguida, a redação com tema livre de +/- 15 linhas.

Prepare a redação em casa com calma! Pense e escreva sobre você ou algum assunto atual. Com isso você já terá menos um detalhe pra se preocupar lá na hora. Com a ideia pronta na cabeça você chega e escreve a redação sem problemas.

Por fim, a última das etapas da seleção para comissários de bordo da GOL Linhas Aéreas é a dinâmica de grupo, onde o Recursos Humanos pede para que os candidatos às vagas para comissários se identifiquem com um animal.

O segredo para se dar bem na seleção da GOL para comissários de bordo é saber os objetivos desta dinâmica de grupo e os testes de seleção aplicados pelo RH da GOL.

Requisitos para trabalhar como comissário de bordo no Brasil

Para esclarecer um pouco sobre esta dinâmica na seleção da GOL, confira alguns esclarecimentos sobre este teste psicológico do recursos humanos da empresa denominado “dinâmica projetiva”.

Quando o selecionador opta por uma dinâmica projetiva, ele deseja que o candidato fale de si próprio indiretamente . Isto pode facilitar a comunicação, impedindo o constrangimento de falar diretamente sobre si próprio. De forma geral, ninguém se sente à vontade com perguntas diretas. Assim, por meio de materiais (objetos diversos, desenhos) ou figuras existentes e imaginadas naquele momento (animais, plantas) os candidatos falam sobre si próprios de forma indireta. Vou exemplificar para esclarecer melhor.

Hoje, em um processo seletivo, se a selecionadora me perguntasse que animal eu gostaria de ser, responderia um beija-flor . E por que? Bem, para mim, o beija-flor é livre; seu trabalho é prazeroso, pois vive “cheirando” flores; é um facilitador da multiplicação e da diversificação das flores; tem auto-conhecimento e autocontrole sobre seu corpo, uma vez que consegue parar no ar, como os helicópteros. Além disso, é bonito, transmite-me simpatia, aconchego, felicidade.

Psicologia Organizacional não se preocupa em interpretar o que os profissionais falam, no sentido clínico da palavra. Tanto faz você escolher uma tartaruga ou uma raposanão há certo ou errado. O que importa é o que você fala deste animal.

Dicas sobre as dinâmicas: Sempre demonstre ser uma pessoa positiva, ajudando todos do grupo e tentando alcançar o objetivo pedido pelo pessoal da GOL. Demonstre interesse pelo que os colegas estão falando e sempre que achar necessário fazer algum comentário que poderia ter ajudado na conclusão da tarefa, faça-o.

Quando for fazer um comentário, espere que todos estejam prestando atenção em você. Se você conseguir convencer os outros candidatos da sua opinião, ponto pra você. É bom lembrar que eles têm milhares de tipos de dinâmicas e o mais importante é a sua reação como pessoa no fim da tarefa, e não se ela foi feita perfeitamente.

Organize-se quanto ao tempo dado, pois isso também é muito importante.

Tripulantes da Gol

Apresentação pessoal: 2 minutos para você falar sobre você.

Onde e com quem mora, se é solteiro e se tem filhos. Sobre os idiomas que fala e algo de diferente que faz e finalmente se você tem mais algum comentário. Também se organize com o tempo: 2 minutos são 2 minutos e ficar falando muito pode te atrapalhar.

Após a apresentação de todos você estará liberado e é só esperar por mais uma ou duas semanas para receber a ligação. Com a resposta positiva eles marcam um dia para o exame médico.

Exame Médico: É feito em uma clínica particular e você deve estar com seu CMA válido para passar por essa fase. Na clínica você preenche um questionário sobre doenças, faz a audiometria e passa por uma rápida consulta com um médico onde ele irá olhar suas articulações, varizes, hérnias, além de fazer mais algumas perguntas.

Após o exame você espera por mais uma ou duas semanas para receber a resposta por telefone e, se aprovado, realmente eles te encaminharão um e-mail com a relação de documentos a serem entregues. Depois, é só esperar chegar o dia do treinamento, voos de instrução, check Anac, etc.

Os requisitos para as vagas são ensino médio completo, inglês intermediário, CMA – Certificado Médico Aeronáutico e CCT – Certificado de Capacidade Técnica. O CMA deve estar válido até o final do processo seletivo.

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

3 comentários

  1. JULIO CESAR R PERNA

    A GOL não contrata mais com o idioma em Espanhol?

  2. Omar Gabriel Méndez

    Muito boa noite é um prazer para mim falar com vocês.
    Meu nome é Omar Gabriel Mendez e sou da cidade de Panamá.
    Gostaria muito saber o qual é o requisito para os estrangeiros trabalhar como comissário de bordo.
    Muito obrigado

  3. Olá Omar!

    Não sabemos informar. A GOL não está contratando neste momento. Muitos tripulantes foram demitidos. Acreditamos que ainda levará um tempo para a empresa contratar novos comissários de voo. Como é do Panamá, talvez trabalhar na Copa Airlines seja melhor opção no momento: https://www.copaair.com/pt/web/us/recursos-humanos-tripulantes

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*