Início / Aviação / Trabalhar na GOL: dicas para comissários de bordo
Aeronave da Gol Linhas Aéreas

Trabalhar na GOL: dicas para comissários de bordo

Os requisitos para trabalhar como comissário de bordo na Gol Linhas Aéreas, na seção Trabalhe Conosco, são: possuir CCT ou CHT, código ANAC, CMA válido, além de passaporte – deverá ser apresentado até o final do treinamento teórico, com validade de no mínimo seis meses. Além disso, um segundo idioma e Ensino Superior serão considerados diferenciais no processo seletivo.

Para começar, o processo seletivo prevê dinâmica de grupo e entrevistas individuais. Nesse sentido, os interessados podem cadastrar o currículo no site de vagas da GOL.

Leia também: Qual é o salário do comissário de bordo

Seleção GOL – dicas para trabalhar na empresa aérea

trabalhar na gol aeromoça e comissário de bordo

Tripulação feminina da Gol – dicas para trabalhar na empresa aérea.

Para quem pretende trabalhar na GOL, após fazer o cadastro no site vagas.com ou site voegol.com.br e ser chamado para a entrevista para trabalhar como comissário de bordo terá a seguinte situação:

1ª fase – Preenchimento de uma ficha cadastral, peso, altura e teste de idioma, que consiste em uma rápida conversa em duplas ou trios de acordo com o número de candidatos que também devem se organizar pelo nível do idioma que possua, no caso, básico, intermediário e avançado.

2ª fase – Preenchimento de mais algumas fichas com os documentos e de questionários com as seguintes perguntas:

  1. “O que você sabe sobre a GOL?”
  2. “Qual a sua relação com seu parentes mais próximos?”
  3. “Como você se vê daqui há 5 anos?”
  4. “Qual animal você gostaria de ser e por quê?”
  5. “Qual animal você não gostaria de ser e por quê?”
  6. “Cite 3 pontos positivos em você”
  7. “Cite 3 pontos que precisam ser melhorados”

Antes de chegar o dia da entrevista, pesquise sobre a história da GOL e sobre todas a possíveis respostas das perguntas acima.

Processo seletivo na Gol Linhas Aéreas

Avião da Gol Linhas Aéreas – como é o processo seletivo para trabalhar na empresa aérea.

Para começar, nunca comente coisas muito negativas e, se tiver que comentar, descreva como as superou e se tornou uma pessoa melhor e mais preparada. Assim, sobre a pergunta dos animais: o importante é a explicação que você dá sobre o animal e não o animal em si.

Nesse sentido, nos pontos positivos e negativos procure apontar pontos que não irão interferir no seu dia-a-dia como comissário, ex: não vá escrever que você é uma pessoa muito explosiva e que perde a calma facilmente pois, pelo jeito que a aviação está hoje em dia, a coisa mais comum vai ser se deparar com passageiros infelizes, nervosos e, se você não tiver paciência para lidar com essa situação, você não vai servir para tal cargo.

Sendo assim, procure colocar coisas que não afetam em nada o seu dia como comissário. Os pontos positivos são mais fáceis de destacar.

Depois de tudo isso preenchido vem o teste de P.I., que é o psico-teste que consiste em uma folha com 80 adjetivos na frente e os mesmos 80 adjetivos no verso, sendo que na parte da frente da folha você deve assinalar “O que as pessoas esperam de você?” e na parte de trás você deve assinalar “O que você realmente é?”.

Lembre-se de incluir alguns defeitos pois ninguém é perfeito e defeitos fazem parte de qualquer ser humano.

Redação na seleção da Gol Linhas Aéreas

Em seguida, a redação com tema livre de +/- 15 linhas. Prepare a redação em casa com calma! Pense e escreva sobre você ou algum assunto atual. Com isso você já terá menos um detalhe pra se preocupar lá na hora. Com a ideia pronta na cabeça você chega e escreve a redação sem problemas.

Por fim, a última das etapas da seleção para comissários de bordo da GOL Linhas Aéreas é a dinâmica de grupo, onde o Recursos Humanos pede para que os candidatos às vagas para comissários se identifiquem com um animal.

O segredo para se dar bem na seleção da GOL para comissários de bordo é saber os objetivos desta dinâmica de grupo e os testes de seleção aplicados pelo RH da GOL.

Testes psicológicos

Para esclarecer um pouco sobre esta dinâmica na seleção da GOL, confira alguns esclarecimentos sobre este teste psicológico do recursos humanos da empresa denominado “dinâmica projetiva”.

Quando o selecionador opta por uma dinâmica projetiva, ele deseja que o candidato fale de si próprio indiretamente . Isto pode facilitar a comunicação, impedindo o constrangimento de falar diretamente sobre si próprio. De forma geral, ninguém se sente à vontade com perguntas diretas. Assim, por meio de materiais (objetos diversos, desenhos) ou figuras existentes e imaginadas naquele momento (animais, plantas) os candidatos falam sobre si próprios de forma indireta. Vou exemplificar para esclarecer melhor.

Hoje, em um processo seletivo, se a selecionadora me perguntasse que animal eu gostaria de ser, responderia um beija-flor . E por que? Bem, para mim, o beija-flor é livre; seu trabalho é prazeroso, pois vive “cheirando” flores; é um facilitador da multiplicação e da diversificação das flores; tem auto-conhecimento e autocontrole sobre seu corpo, uma vez que consegue parar no ar, como os helicópteros. Além disso, é bonito, transmite-me simpatia, aconchego, felicidade.

Psicologia Organizacional

A Psicologia Organizacional não se preocupa em interpretar o que os profissionais falam, no sentido clínico da palavra. Tanto faz você escolher uma tartaruga ou uma raposa; não há certo ou errado. O que importa é o que você fala deste animal.

Dicas sobre as dinâmicas: Sempre demonstre ser uma pessoa positiva, ajudando todos do grupo e tentando alcançar o objetivo pedido pelo pessoal da GOL. Demonstre interesse pelo que os colegas estão falando e sempre que achar necessário fazer algum comentário que poderia ter ajudado na conclusão da tarefa, faça-o.

Quando for fazer um comentário, espere que todos estejam prestando atenção em você. Se você conseguir convencer os outros candidatos da sua opinião, ponto pra você. É bom lembrar que eles têm milhares de tipos de dinâmicas e o mais importante é a sua reação como pessoa no fim da tarefa, e não se ela foi feita perfeitamente.

Organize-se quanto ao tempo dado, pois isso também é muito importante.

Tripulantes da Gol

Apresentação pessoal

Neste momento, o candidato deverá ter dois minutos para você falar sobre si. Ou seja, onde e com quem mora, se é solteiro e se tem filhos. Sobre os idiomas que fala e algo de diferente que faz e finalmente se você tem mais algum comentário. Também se organize com o tempo: dois minutos são dois minutos e ficar falando muito pode te atrapalhar.

Após a apresentação de todos você estará liberado e é só esperar por mais uma ou duas semanas para receber a ligação. Com a resposta positiva eles marcam um dia para o exame médico.

Exame Médico

É feito em uma clínica particular e você deve estar com seu CMA válido para passar por essa fase. Na clínica você preenche um questionário sobre doenças, faz a audiometria e passa por uma rápida consulta com um médico onde ele irá olhar suas articulações, varizes, hérnias, além de fazer mais algumas perguntas.

Após o exame você espera por mais uma ou duas semanas para receber a resposta por telefone e, se aprovado, realmente eles te encaminharão um e-mail com a relação de documentos a serem entregues. Depois, é só esperar chegar o dia do treinamento, voos de instrução, check Anac, etc.

Por fim, os requisitos para as vagas são ensino médio completo, inglês intermediário, CMA – Certificado Médico Aeronáutico e CCT – Certificado de Capacidade Técnica. O CMA deve estar válido até o final do processo seletivo.

© Conteúdo originalmente publicado no Meio Aéreo e agora parte do Muita Viagem.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.