Em busca de trilhas em Monte Verde (MG)? A vila ecológica possui inúmeros percursos pela Mata Atlântica, desbravando a Serra da Mantiqueira, no sul de MG. Para começar, entre as atrações naturais, além da área verde com árvores centenárias, estão a Pedra Redonda, a 1990 metros de altura, que oferece a melhor vista da região.
Por sinal, outras trilhas levam até lugares ainda mais altos, como a Pedra Partida (2050 metros) e o Pico Selado (2080 metros). Dessa forma, as trilhas de Monte Verde não são muito extensas, mas possuem trechos íngremes e a altitude pode causar um desconforto maior que o normal, então é importante levar água e calçados apropriados para fazer as belas caminhadas.
Trilhas em Monte Verde

Monte Verde tem ruas de terra, árvores centenárias e muitas flores
No entanto, a parte turística da vila se concentra em torno de uma avenida principal e de um centrinho turístico, no entorno, ruas de terra guardam lugares mais bucólicos, com restaurantes e pousadas e chalés isolados nas montanhas do sul de Minas, perfeitos para casais que querem mais privacidade para uma viagem romântica em Monte Verde (MG).
Pico Selado, Pedra Redonda e Chapéu do Bispo
Para quem gosta de turismo de aventura e ecoturismo, Monte Verde oferece diversas opções para caminhadas e trilhas em meio à Mata Atlântica. Desse modo, podemos destacar o Pico Selado, Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pedra Estreita e Pinheiro Velho.
Sem dúvida, o bom de fazer este tipo de viagem é que você fica totalmente relaxado, pois os passeios e o contato com a natureza deixam o seu corpo e mente em total equilíbrio. Aliás, o ar puro que se respira e as lindas paisagens das montanhas garantem momentos de satisfação e plenitude.
Trilhas e passeios em Monte Verde

Quem está disposto a fazer trilhas em Monte Verde vai encontrar cenários únicos
Na rua principal, você encontra uma grande variedade de mercados, lojas de produtos naturais, louças e cerâmicas baratas, ferro batido, artigos de lã, malhas, roupas esportivas, acessórios de couro, bares, restaurantes, casas de chá, artigos de decoração, casa com produtos indianos, locação de carros 4×4, quadriciclos e cavalos para passeios com monitores, patinação no gelo e muito mais.
Portanto, se você for adepto de caminhadas e montanhismo não deixe de conhecer as trilhas que levam aos picos da Serra da Mantiqueira, onde nos dias mais claros avistamos o Vale do Paraíba, além da própria cidade de Camanducaia (MG).
O que fazer em Monte Verde (MG) – Ecoturismo
A dica básica para caminhadas e seguir o simples – vista roupas leves e confortáveis, dando preferência a roupas e calçados específicos ao esporte e lazer escolhidos, não esquecendo que quanto maior a altitude, maior é a necessidade de agasalhos.
Leve sempre uma garrafa de água com você, algo para comer e um saco de lixo para recolher qualquer resíduo. Já em relação à alimentação, leve uma barra de chocolate, algumas frutas, barrinha de cereal. Algumas trilhas são longas e exigem bastante esforço do aventureiro.
Já para seguir o trajeto de carro, uma boa dica é alugar um veículo 4×4 para enfiar nas estradas e trilhas de pedra e terra batida. Essa dica é boa especialmente se o seu carro é sedan, com chassi baixo (ou alugue um triciclo motorizado).
Trilha Pinheiro Velho – Aeroporto
A trilha mais simples, boa para fazer com crianças e adolescentes é a Trilha do Pinheiro Velho. Em uma hora é possível fazer o trajeto completo de ida e volta. O visual da trilha, que começa na avenida principal da vila e vai até o aeroporto, de onde se têm uma vista panorâmica das montanhas. Nesta trilha em Monte Verde, além de vegetação nativa com araucárias centenárias, o trekking leva ao mais antigo pinheiro da região.
Aliás, uma dica bacana para fazer em Monte Verde é o passeio aéreo pela região. Desse modo, quem tiver uma graninha extra poderá fazer um passeio aéreo em monomotor e apreciar a vista aérea de Camanducaia e região em um fim de tarde romântico com voos que decolam do aeroporto local.
Trilha da Pedra Partida
Para começar, siga pela Avenida das Montanhas, passe pelo Portal das Montanhas e entre à direita, sempre na avenida até a caixa d’água. Estacione o carro na rua e siga caminhando morro acima até a primeira porteira. Continue a rota até avistar a segunda porteira e pegue a trilha logo à esquerda, que é a mesma para a Pedra Redonda e para a Pedra Partida.

Paramos o carro lá embaixo, perto da caixa d´água. Uma subidinha e tanto! (consegue ver?)
Aliás, não deixe de observar a beleza das flores (principalmente as orquídeas), das árvores e dos pássaros. Durante todo o roteiro é possível tirar fotos incríveis da fauna e da flora. Assim, ao continuar o trajeto chegará numa bifurcação onde há uma pequena loja de sucos verdes. Então, entre à esquerda para a trilha da Pedra Partida, em Monte Verde (MG). O trekking é de dificuldade média, com trilha de 2.050 metros.
O roteiro ida e volta dura por volta de três horas.
Trilha do Chapéu do Bispo
Certamente um dos passeios mais interessantes para fazer em Monte Verde é a trilha do Chapéu do Bispo, com 2.030 metros. Para começar, a partir da caixa d’água, siga em direção a Pedra Redonda. Em seguida, antes da primeira porteira, vire à direita e siga a trilha conforme indica a placa na foto ao lado.
A trilha tem nível de dificuldade médio, seguindo apenas trinta minutos de caminhada chega-se até o topo da montanha, onde você precisará de fôlego para a vista maravilhosa de Camanducaia, Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba. Porém, a descida é feita pelo caminho inverso da subida e o caminho demora uma hora e meia ida e volta.
Trilha da Pedra Redonda
Agora, caso queria uma trilha mais fácil, opte pela trilha da Pedra Redonda, com 1.990 metros, seguindo o caminho à direita. Por isso, o trekking na Pedra Redonda, em Monte Verde (MG) é legal, afinal em pouco tempo (cerca de 40 minutos) é possível chegar até o topo da rocha e tirar uma linda foto do pôr-do-sol.

Mirante Pedra Redonda – De lá, o pôr-do-sol é lindo, exceto quando o mal tempo atrapalha.
De lá é possível tirar as melhores fotos de pôr-do-sol de Monte Verde (MG). Do mesmo modo, um outro lugar legal para ver o pôr do sol em Monte Verde é a partir do aeroporto de Camaducaia (MG). Esta foi a trilha que fizemos, porém infelizmente o tempo estava fechado e com muita névoa e chuvisco. Assim, não tivemos a oportunidade de admirar o visual do mirante do alto da rocha.
Trilha Pico Selado
O trekking no Pico Selado é uma das trilhas mais difíceis para fazer em Monte Verde (MG). Com 2.080 metros o aventureiro demora cerca de 5 horas para completar o trajeto de ida e volta.
Para chegar com segurança a um dos picos mais altos do país, tenha alguns cuidados básicos. Além das roupas e calçados adequados ao trekking e mochila de viagem com água e comida, capa de chuva, agasalhos e até pequena farmácia e kit de primeiros socorros é prudente.
Dica local: A trilha do Pico Selado não é recomendada para seguir sem um guia credenciado.
Prepare-se para o frio no Pico Selado
O frio no topo do Pico Selado é intenso. Faça um checklist para a viagem e leve sempre um agasalho e se achar necessário um gorro e luvas apropriadas (sugiro luvas de couro). Nesse sentido, diferentemente das duas trilhas já elencadas que ficam próximas, a trilha até o Pico Selado é feita por outro caminho.
Para começar, deixe seu carro no fim da rua da Mantiqueira, (esquina da agência do Bradesco). Em seguida, siga em direção à caixa d’água. Como disse, a trilha é de nível difícil e você perceberá isso logo no começo da subida que é bastante íngreme. No entanto, a vegetação do trajeto compensa o esforço – há muito verde, rochas, plantas, raízes e aves.
Assim, após cerca de 40 minutos ou uma hora de caminhada, você cruzará um riozinho, onde mais uns 20 minutos, você poderá admirar do platô, parte do Vale do Paraíba.
Então, continuando a trilha em direção ao Pico Selado, você andará por dentro de uma exuberante vegetação, na crista da Serra da Mantiqueira até o cume. A vista é linda e privilegiada. Um espetáculo indescritível, onde só mesmo fazendo a trilha para entender do que estou falando.
Jeep e Quadriciclo
Por fim, para quem preferir há opção de contratar uma agência de viagem (há várias ao longo da avenida principal de Monte Verde). Os preços estão sujeito a alterações, mas pense em gastar cerca de R$ 200 por casal no day tour em Jeep 4×4, sendo um preço aproximado também da hora do aluguel de quadriciclo (2021).
Como o movimento é muito maior de final de semana, durante a semana vi que é possível conseguir um desconto e pagar mais barato os passeios.
Fazendas, cachoeiras e trilhas

Contato com a natureza na Fazenda Boa Esperança
Da mesma maneira, o passeio de jipe com motorista tem duração de 5 a 6 horas por estradas de terra e trilhas leves. Não fomos, mas dizem que o passeio vale especialmente pelo almoço típico da fazenda com carne de lata, torresmo e suco de banana com limão, além de doce de leite de sobremesa.
Já um outro passeio em Monte Verde de jipe com motorista e duração de 5 a 6 horas, é até a cachoeira dos pretos, sendo 30 km de estrada de terra com lindas paisagens e a magnífica cachoeira com mais de 150 metros de queda d´água e uma pequena lanchonete no local.
E, finalmente, o roteiro pela floresta negra. Leva o mesmo tempo, porém passando por estradas de terra e algumas trilhas mais leves. O destino final é a visita ao Hotel Floresta Negra, com restaurante e opções de lazer como tiroleza, rafting e arvorismo.
Inverno em Monte Verde
Como já elencamos no início do texto, no inverno as temperaturas podem chegar a -10°C no inverno. Porém, um clima ameno e agradável para quem está disposto a desfilar com roupas quentes e não se incomodar de usar gorros, luvas, meias e botas para enfrentar o frio do inverno nas montanhas de Minas Gerais.
Monte Verde possui clima frio e seco, bem característico das montanhas.
Após um jantar romântico e uma noite de sono tranquilo, esqueça o frio e recarregue suas baterias entrando em contato profundo com a natureza. Levante cedo, por volta das 7 horas, e confira uma das paisagens mais lindas de Monte Verde – a vegetação coberta de granizo.
A flora local é composta de muito verde típico da Mata Atlântica, com araucárias nativas de vários séculos, além de muitos pinheiros e eucaliptos que formam um cenário de muita tranquilidade e contato com a natureza para você relaxar e curtir a viagem. Aliás, a fauna também impressiona. É fácil ver esquilos, beija-flores e outros animais.
Sem dúvida, a beleza da natureza fascina turistas nas trilhas. com uma infinidade de cores na Serra da Mantiqueira. Sem dúvida, um típico destino de inverno. Nesta estação é comum a cidade acordar coberta de gelo, criando um espetáculo maravilhoso e imperdível. Desse modo, a vila turística torna-se um roteiro de charme pertinho de São Paulo.
Cidades turísticas próximas
Temos diversos roteiros em cidades turísticas de Minas Gerais. Pertinho de São Paulo, as cidades no sul de Minas, como São Thomé das Letras e Ouro Preto têm passeios a cavalo, trilhas, festival de inverno e lojinhas. Além disso, restaurantes com fondue e festival gastronômico, casas de vinhos e queijos.