Início / Antes da Viagem: planeje melhor / Ubatuba: um paraíso à beira-mar
Ubatuba, litoral norte de SP

Ubatuba: um paraíso à beira-mar

Com mais de cem quilômetros de praias de águas límpidas e areias brancas, Ubatuba – no litoral paulista, apresenta-se como um paraíso para os amantes do surf e para qualquer pessoa interessada em desfrutar duma beleza natural incomparável.

Como a chuva é muito frequente na região é por isso que a cidade tem por alcunha Ubachuva, mas o clima não impede descobrir e desfruir o charme desta região.

O concelho forma parte do parque estadual da Serra do Mar e possui 74 praias, ilhas (como o parque estadual da Ilha Anchieta, e a Ilha da Vitória), recifes de corais, cachoeiras e a floresta viçosa da Mata Atlântica.

No litoral paulista, Ubatuba é uma das praias mais legais de SP. Ubatuba é conhecida também como a capital do surf paulista. As praias albergam anualmente mais de uma dezena de competições importantes deste esporte, em foco internacional.

Guia com as melhores praias de Ubatuba

Outras atividades esportivas populares na região são o mergulho e a pesca. Em Ubatuba é possível tirar cursos e praticar mergulho graças à quietação, a limpeza e a temperatura da água do mar, especialmente perto da Ilha Anchieta e da Ilha da Vitória, e praticar diversos esportes náuticos.

As praias de Ubatuba converteram-se também num destino muito cativante e aprazível para os casamentos mais românticos e originais.

Projeto Tamar Ubatuba

O Projeto Tamar é um dos melhores passeios em Ubatuba

O ecoturismo também é um valor com peso na região e no centro paulista do projeto TAMAR (cuja missão consiste na pesquisa, conservação e manejo das Tartarugas Marinhas), a única base que tem o Tamar em área urbana, sito no bairro de Itaguá em Ubatuba, podem-se visitar espécimes vivos de diversas espécies de tartarugas marinhas.

Outro lugar de curioso interesse em Ubatuba é a Gruta que Chora, localizada no final da praia da Sununga, que tem dado origem a muitos contos e lendas sobrenaturais. A permeabilidade da pedra desta gruta de origem vulcânica faz que água procedente de correntes que discorrem superiores ao teto pingue “lágrimas” no interior da gruta quando são emitidos sons fortes.

No centro de Ubatuba ainda pode visitar a Feira de Artesanato, sita na Avenida Iperoig nos finais de tarde e à noite.

As opções de hospedagem na cidade são múltiplas. Ubatuba tem muitas acomodações charmosas em frente à praia. Algumas das pousadas em Ubatuba são:

  • A Pousada do Tié, localizada a 400 metros da Praia do Itaguá e a 5 minutos de distância de carro do centro da cidade de Ubatuba.
  • A Pousada Chalé Das Flores, distância de 200 metros da praia do Lázaro.
  • A Pousada dos Sonhos, em Ubatuba, distante 5 minutos de carro do centro da cidade e a 500 metros do Aquário de Ubatuba e a Praia de Itaguá e distante 15 minutos a pé da Praia Grande.
  • Villa Tenório, que fica em frente à Praia do Tenório e oferece uma deleitável vista para as montanhas e o mar de Ubatuba.

Sobre Muita Viagem

Dicas e histórias de viagens. É feito por Gustavo, jornalista, Danilo, comissário de voo, e amigos, que vivem viajando pelo Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.