Uma novidade que usamos e aprovamos nesta última viagem à Buenos Aires foi o fácil acesso ao aplicativo Uber.
Assim como no Brasil, no início de 2016, houve reações contrárias e alguns conflitos com os taxistas.
Por sorte, na época que fizemos a viagem — em novembro de 2016, o aplicativo já estava liberado e não havia qualquer empecilho na utilização do mesmo.
Utilizamos o Uber em Buenos Aires para diversos deslocamentos, entre eles — o trajeto do aeroporto de Ezeiza até o hotel (leia no final do post), passeios na cidade, e também, na ida até o porto, no embarque para Colonia del Sacramento, no Uruguai.
Para quem já utiliza o Uber em São Paulo, Minas ou Rio, não tem segredo.
O aplicativo é o mesmo. Basta digitar o endereço do destino e fazer a chamada.
— Guia com dicas de viagens em Buenos Aires
Táxi ou Uber?
Em conversa com motoristas do Uber, na Argentina, disseram que 90% dos clientes são turistas, sendo a maioria brasileiro. Por isso, não hesite em utilizar o aplicativo Uber em Buenos Aires.
Uma das vantagens é evitar pagar com dinheiro (os taxistas em Buenos Aires só aceitam dinheiro), e não é de hoje situações desagradáveis com notas falsas com taxistas em Buenos Aires.
Outro ponto positivo é não precisar se preocupar se o taxista está fazendo um caminho mais longo para ganhar uns pesos a mais.
Dentre os pontos negativos é a dificuldade em pedir algum se estiver na rua, sem acesso à uma rede wi-fi. Mas aí, já economizou na ida, volte de táxi, sempre com notas de 10 e 20 pesos no bolso – leia este post do Viaje na Viagem, com 5 dicas para não ser enrolado no táxi em Buenos Aires.
Ainda de acordo com os motoristas do Uber, em alguns bairros, como o Retiro e a Recoleta, dada a alta demanda de chamados, por ser uma área que concentra boa parte de hotéis e turistas, o preço da corrida sempre é mais caro do que o comum. É a tarifa flexível, que já vem sendo adotada no sistema de cobrança do aplicativo no mundo todo.
Em alguns bairros, fica complicado chamar o Uber, como na volta do EL Caminito | Diego Torres Silvestre
Uma boa dica, que funcionou bem para nós, é sempre que possível agendar as corridas com antecedência. Percebemos isto quando reservamos o Uber um dia antes de ir até Puerto Madero, embarcar para o Uruguai.
No dia anterior, o preço da corrida era estimado entre 70 e 90 pesos. Pela manhã, alguns minutos antes, simulamos quanto sairia a corrida (era cedo, por volta das 7:00). A estimativa do preço ficou entre 170 e 220 pesos.
Por sorte, o carro que havíamos agendado apareceu e pagamos apenas 89 pesos.
— Dicas de aplicativos para baixar no smarthphone
Como ir do Aeroporto de Ezeiza até o centro ou hotel?
Outro trajeto que recomendamos utilizar o Uber na Argentina é fazer o trajeto entre o Aeroporto de Ezeiza, ou mesmo o Aeroparque, até o hotel ou pousada.
Basta já ter o aplicativo instalado no smarthphone, e assim que pegar a mala no desembarque, conecte-se à rede wi-fi gratuita do aeroporto e use para pedir o Uber. Aguarde em frente ao Terminal A. Há uma área de embarque e desembarque.
A dificuldade que tivemos foi identificar o modelo do carro (Volkswagen Suran), pois algumas marcas são desconhecidas por nós, brasileiros. De qualquer forma, a fabricante e a cor do carro ajudam. Na dúvida, faça como nós e “dê um Google” para conhecer o modelo do carro.
Achamos a forma mais barata e rápida de fazer o trajeto entre o aeroporto e o centro da cidade, onde ficava o hotel.
Pagamos um total de 270 pesos (aproximadamente R$ 70). É um pouco mais barato do que o táxi. O preço do Tienda Leon é 190 pesos (aproximadamente R$ 50). Neste último, o valor da passagem para apenas para um viajante fica mais em conta, porém demora mais e você ainda desce longe do centro.
— Leia também: as regras com malas em voos internacionais
+ Dicas antes de viajar para Buenos Aires
Ainda não utilizamos o Uber em outras cidades da Argentina, como Rosário e Córdoba. Caso tenha utilizado, compartilhe nos comentários a sua experiência!
Valeu por essas dicas…
Muito bom o post.
Como é cobrado no cartão de crédito? Tendo em vista a diferença de moedas entre o brasil e argentina