Início / Viajei (relatos) / Diário do Brasil / Uberlândia: O que fazer, onde ficar e onde comer?

Uberlândia: O que fazer, onde ficar e onde comer?

Mais uma cidade mineira entre minhas viagens rápidas de um dia.

Estive no começo do inverno em Uberlândia, a segunda maior cidade de Minas Gerais. Atrás apenas de Belo Horizonte, Uberlândia é maior do que Contagem, Juiz de Fora e Betim, que completam o ranking das 5 maiores cidades mineiras.

Uberlândia é uma cidade bastante agradável, um mix de cidade do interior com boa infraestrutura de cidades médias, visto que há um aeroporto com voos comerciais e um comércio até bem movimentado.

Pesquisando o que fazer em Uberlândia, encontrei poucas coisas, apenas uma menção no Viaje Aqui do Guia Quatro Rodas.

 

As opções de lazer na cidade são limitadas. Para o turista vale a pena visitar o Mercado Central e o Parque do Sabiá.

Melhores destinos em Minas Gerais: cidades turísticas de MG

Lugares românticos em MG

Parque do Sabiá, em Uberlândia

piscina parque sabia uberlandia

Piscina pública no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)

O Parque da Sabiá é uma enorme área verde, mini zoológico, aquário, 5 km de pista para caminhar ou correr, um imenso lago, um viveiro, piscina, muitas árvores, especialmente pau-brasil, transitolândia (lugar de educação no trânsito para crianças e jovens), além de um parquinho com muitos brinquedos para as crianças pequenas.

Eu estava com uma amiga e decidimos ir a pé até o Parque do Sabiá. Começamos o passeio caminhando ao redor do grande lago. Aliás, ótimo lugar para fazer atividades físicas. As inúmeras no entorno garantem uma sombrinha gostosa no meio da tarde. Infelizmente (ou felizmente) não é permitido a entrada com animais, nem andar de bicicleta.

pau-brasil-uberlandia

Árvore Pau-Brasil, Uberlândia (MG)

Nossa primeira parada foi no Aquário, que contém diversos peixes de água doce, além de tartarugas. O lugar é bacana, mas nada demais. Após sair do aquário continuamos a caminhar e fomos surpreendidos por um pequeno sagui que nos acompanhou até o parquinho, pulando de árvore em árvore.

Um lugar agradável que encontramos ao longo da caminhada é o Bosque Pau-Brasil, onde há dezenas de árvores da espécie Pau-Brasil.

Bosque Pau Brasil é um área verde perto do parquinho das crianças e da transitolândia. É bem legal ver tantas árvores da espécie pau-brasil em um único lugar, e bem protegidas e cuidadas. Em Palmas (TO) também tem Pau-Brasil na Praça dos Girassóis.

– Dicas de pontos turísticos na cidade pelo TripAdvisor.

Para quem gosta de praticar atividades em contato com a natureza, pode fazer aulas grátis de Tai Chi Chuan todos os domingos às 9:00 AM. As aulas são realizadas no parque, entre o Aquário e o Parque das Crianças.

No parquinho, minha amiga aproveitou para ir ao banheiro, mas a limpeza não foi aprovada. De fato, por conta de muitas crianças usando, não é o melhor banheiro do parque. Vale a pena ir em algum outro. Utilizei o banheiro perto do Viveiro e gostei – tudo limpinho e bem espaçoso. Para beber água há diversas bicas com água potável ao longo do parque.

uberlandia mg

No jogo de abertura, em 1982, o Brasil goleou a Irlândia 7×0 em jogo amistoso

Logo ao lado do Bosque Pau Brasil, já na área externa do parque, é possível ver o Estádio Municipal João Havelange, também conhecido como Parque do Sabiá.

O amistoso Brasil x Irlanda foi o jogo de inauguração, em 27 de Maio de 1982. O placar de 7×0 teve gols de Falcão, Sócrates (2), Serginho Chulapa (2), Luizinho e Zico.

É possível visitar o estádio de segunda a sexta-feira, mas recomendo ligar antes e ver a disponibilidade de horários no telefone (34) 3215-3767.

uberlandia mg

A represa, dentro do Parque do Sabiá, em Uberlândia

Após dar a volta toda pelo parque e passar pelo mini zoológico, nos deparamos com a represa refletindo a beleza do dia na cidade mineira

Por fim, vale conhecer o Viveiro Lady Lene e, quem estiver em casal, aproveitar o passeio romântico em MG para namorar à beira do chafariz nos banquinhos do Bosque. O lugar é tão bonito que há muitas noivas que fazem as fotos de casamento no local. Há uma ponte que é a coisa mais linda. =)

Roteiro com cidades histórias de Minas Gerais

Onde Comer em Uberlândia?

Mercado Central de Uberlândia

Claro que, como em toda cidade mineira, uma das melhores coisas para se fazer é comer. Desse modo, para completar um dia divertido, vale a pena dar uma esticada até o mercadão.

O Mercado Central fica localizado na Rua Olegário Maciel, 255 (Centro) a cerca de 5 km do Parque do Sabiá. É uma boa caminhada. A cidade costuma ter as tarde com muito sol. Uma corrida de táxi até lá é barata, deve dar uns R$15.

Para quem está acostumado com o Mercado Central de Belo Horizonte, é um mercado bem menor, porém repleto de boas especiarias mineiras como requeijão, queijos, doces de leite, panelas de ferro, cachaças e compotas de diversos sabores.

– Dicas de restaurantes em Uberlândia do Viaje Aqui

– Dicas de restaurantes em Uberlândia no TripAdvisor

Onde ficar em Uberlândia?

Fiquei hospedado no hotel JVA Park Suítes, localizado na Av. João Naves de Ávila, 820. O hotel é simples, mas bem localizado. Fica próximo ao shopping e perto do Mercado Central.

– Pesquise opções de hospedagens em Uberlândia pelo Booking

Faça a reserva pelo Booking e ajude o blog Muita Viagem sem pagar nada a mais por isso.

O hotel tem boas recomendações no Booking e Decolar e, de uma forma geral, atende as necessidades de quem precisa de um hotel bem localizado em Uberlândia e boa relação custo x benefício.

hotel em Uberlândia tem um café da manhã razoável, com bolos deliciosos, porém para quem não acorda cedo pode faltar opções. Ao menos não percebi a reposição de alimentos ao longo da café, que vai até às 10:00.

Quando tem show na cidade, geralmente sertanejo, a hotel fica lotado. Se você não estiver em clima de música sertaneja pode acabar se aborrecendo, mas certamente acontecerá em qualquer hotel. É assim…

Danilo

Antes de começar o Muita Viagem, fui Relações Públicas e Comissário de Voo. Vivi no Canadá, fiz longas viagens nos Estados Unidos e alguns roteiros na Europa.
Já estive em todas as capitais do Brasil, e em mais de 20 países pelo mundo. Quero conhecer o Oriente Médio, África e Ásia.

4 Comentários

  1. Preciso colocar MG na lista de viagens…. :D

  2. Me ajudou muito, valeu.:)

Tire a sua dúvida, comente. Participe!

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*