Início / Destinos / Valle Nevado – Dicas para esquiar no Chile

Valle Nevado – Dicas para esquiar no Chile

Uma das boas dicas sobre o que fazer em Santiago é ir até o Valle Nevado!

Para começar, é bem fácil alugar roupas de inverno e equipamentos para snowboard na capital chilena. Mesmo que você não queira esquiar, apenas ir até a região dos Andes ver a neve é uma experiência mágica.

Não sou muito fã de neve, especialmente depois de enfrentar temperaturas abaixo de -30ºC quando morei em Montréal, no Canadá, mas não deixei de incluir no roteiro em Santiago, o Valle Nevado. Sendo assim, aproveitei um dia da minha viagem no Chile para esquiar na neve!

Destinos de inverno para ver neve

Valle Nevado – Santiago

Primeiramente, há algumas formas de chegar até às estações de esqui, uma delas, a mais barata, é por meio de excursões, facilmente reservadas em agências de viagens no centro de Santiago.

O bom desta opção é o pagar um preço barato por pessoa. O ruim é que você fica com o horário de volta estabelecido pela agência. Em geral, eles te pegam no hotel por volta das 8:00 AM e saem do Valle Nevado às 05:00 PM. (Se você não tiver com tempo livre, vale a pena, pois o tempo passa voando).

vale nevado

Para evitar enjoo na estrada que tem 60 curvas, tome um Dramin 1 hora antes do roteiro

Igualmente, uma outra forma, que não recomendo, é alugar um carro e ir por conta. Acho esta opção um pouco arriscada para quem está indo pela primeira vez. Isto porque a estrada até Valle Nevado é íngreme, sinuosa e, dependendo do dia, pode estar coberta de gelo, o que torna o trajeto extremamente perigoso, especialmente na volta, quando certamente você estará exausto!

Por fim, uma terceira opção é ir com transporte particular. Como eu tinha horário para voltar ao hotel, foi a que escolhi.

O ruim é que o preço é mais carinho para quem vai sozinho ou em número reduzido de pessoas, como no nosso caso (estávamos em dois). O bom é que você que decide o horário de ir, de voltar e ainda não se preocupa em dirigir o carro, apenas apreciar a paisagem na ida e na volta pode até cochilar. Neste transporte particular o valor da van era de US$160 (ida + volta). Cabem até seis pessoas no carro.

Leia também: Visto para viagem ao Chile

Alugar equipamentos para esquiar no Valle Nevado

alugar os equipamentos para esquiar Chile

Uma dica para economizar na viagem é saber onde alugar os equipamentos de ski

A opção mais barata para economizar com equipamentos para esquiar no roteiro para o Valle Nevado é alugar bota, esqui, luvas, viseira e roupas em alguma loja especializada em aluguel para esqui que não a localizada na própria estação de esqui.

Assim, recomendamos a loja Ski Ahorro. A loja fica localizada na Avenida Los Condes, 9143. Além do aluguel, a loja ainda vende equipamentos novos e usados, bem como realiza também o transporte até as estações de Ski.

Para ter uma ideia, abaixo comparamos o preço do aluguel (dia) que encontramos na loja Ski Ahorro e na própria estação de esqui em Valle Nevado, Chile (preços em pesos chilenos):

Aluguel de equipamentos para esquiar na loja antes de subir o Valle Nevado:

Snow ou Ski = 19.000
Calça ou jaqueta = 7.000
Luvas = 5.000
Viseira = 5.000
Botas = 7.000

Total: 50.000

Aluguel de equipamentos para esquiar na loja já na estação de esqui de Valle Nevado:

Ski ou Snow = 29.000
Kit Jaqueta + calça + luvas = 25.500
Calça ou jaqueta = 13.500
Luvas = 5.500
Viseira = 7.500
Botas = 8.500
Locker = 2.000 (você irá precisar para guardar suas coisas)

Total: 72.500

vale nevado

Dan, o rei das montanhas!!! #sqn

Como podem ver, a diferença é grande, mas mesmo que esquiar seja um esporte caro, vale a pena economizar com o aluguel. Além do mais, alugar antes de subir as montanhas é uma garantia de que encontrará equipamentos do seu tamanho. Soube de gente que chega lá em cima sem equipamento e acaba não encontrando o seu número de botas, por exemplo.

Uma dica para quem nunca esquiou é que não vale a pena economizar no aluguel de nenhum equipamento! Você necessariamente precisará de luvas, viseira (não vá achando que seu Ray Ban vai proteger seus olhos, pode até estragar com a neve ou quebrar no primeiro tombo!) e calça impermeável (se for apenas de calça jeans, voltará encharcado!). O único item que pode deixar de lado é a jaqueta caso tenha uma própria de couro ou compatível.

O preço do Ski Day é de 43.000 para adultos. Estudantes menores de 25 anos pagam 31.500. Porém, os preços acima são referentes ao período de alta temporada, que vai de 27 de Junho a 17 de Agosto, de 13 a 21 de Setembro e aos finais de semana e feriados. Na baixa temporada fica cerca de 15% mais barato.

Aproveite as promoções da temporada! Segunda-feira as mulheres têm 50% de desconto; E de sexta-feira, você + 2 amigos pagam apenas o valor de 2 ingressos do “Ski Day”.

Hotel no Valle Nevado

Fiquei hospedado no Hotel Marina Best Western, em Los Condes. O hotel não fica localizado no Valle Nevado, mas é bem pertinho, cerca de 1 hora de carro (30km) até as estações de esqui. Na verdade, recomendo a hospedagem em um dos 3 hotéis do complexo (listados abaixo) apenas para quem pretende passar mais de um dia esquiando no Chile.

hotel Valle Nevado

Hotéis em Valle Nevado, no Chile.

Hotel Valle Nevado (5 estrelas)

É o hotel top no Valle Nevado. Uma hotelaria sofisticada e um dos restaurantes mais refinados do pedaço. Todos os quartos possuem vista para a Cordilheira dos Andes. Acredito que valha a pena apenas para casais em lua de mel ou em viagem romântica.

Hotel Puerta Del Sol (4 estrelas)

É um hotel mais adequado para quem viaja em família e com crianças, pois conta com alguns quartos conjugados, piscina aquecida e kids zone. O hotel tem noites de bingo familiar às segundas-feiras e concurso de bonecos de neve às sextas-feiras, ambas atividades às 18:30 no bar do hotel.

Hotel Três Puntas (3 estrelas)

É o hotel barato em Valle Nevado. Um dos melhores custo x benefício para quem vai esquiar por mais de um dia e quer um pouco mais de agitação. É fácil se enturmar por lá com tantos jovens circulando pelas áreas comuns.

Os melhores hotéis no Valle Nevado pelo Booking.com

QUERO RESERVAR

Por fim, uma dica são os apartamentos para alugar em Valle Nevado Além dos hotéis, uma opção barata de hospedagem no Valle Nevado são os apartamentos para alugar ali ao lado dos hotéis. Contudo, é preciso reservar com antecedência da sua viagem ao Chile, pois o número de quartos é bem limitado — Apartmento (acomoda até seis pessoas) ou  Vip Apartament Ski Out-In (acomoda até quatro pessoas).

Roupas de inverno – Chile

Em relação às roupas, o ideal é vestir uma “segunda pele”, ou seja, aquelas roupas térmicas que não deixam o calor do seu corpo escapulir facilmente. Leve também um bom casaco de couro ou blusa corta-vento para vestir por cima, além é claro, de um cachecol para proteger o pescoço e ficar no clima de Santiago.

A mesma dica para as calças. Uma “segunda-pele”, e por cima, uma calça impermeável, podendo caprichar ainda com uma corta-vendo por cima caso esteja muito frio e nevando. Lembre-se também das luvas, gorro e duas meias, uma delas impermeável.

O que levar na mala na viagem ao Valle Nevado

esquiar no valle nevado

Apesar da neve, o Sol é forte e queima. Proteja olhos, pele e lábios

Aliás, uma outra proteção fundamental é o uso de viseiras para quem irá esquiar e óculos de sol para quem vai só passear (os raios solares são bem fortes, ainda mais que estará mais perto “dele” – lembre-se as pistas chegam a mais de 3.000 metros de altura).

Para cuidar da pele e se proteger do Sol, a dica é passar um protetor solar fator 50 e protetor labial. O frio dos Andes resseca e pode até queimar dependendo da exposição. Aliás, manter-se hidratado também é importante! Por isso, tenha sempre a mão uma loção hidratante e beba água sempre que possível.

Algumas dicas de conduta nas pistas:

– Mantenha sempre o controle. Você deve ser capaz de parar ou desviar das pessoas;

– As pessoas à frente têm preferência. É sua responsabilidade desviar-se delas;

– Cuidado para não obstruir as pistas;

– Sempre utilize os freios para ajudar a prevenir quedas; e

– Leia todas as sinalizações e advertências. Esquie apenas em pistas da sua categoria.

Esquiar no Valle Nevado

Há pistas para praticantes de vários níveis. 9% delas para principiantes, 31% para intermediários, 40% avançados e 20% para experts. Clique aqui para ver o mapa das pistas.

valle nevado santiago

O Valle Nevado é o maior e melhor lugar para esquiar em montanhas do Hemisfério Sul

danilo hadek no valle nevado

O que eu fazia em pista expert? Conto em outro post…

Escola de Esqui & Snowboard

Para quem deseja aprender ou até mesmo aperfeiçoar suas técnicas, o Valle Nevado conta com uma equipe de mais de 125 profissionais capacitados e instrutores certificados bilingües (espanhol/inglês).

Há opção de aulas para esquiadores e snowborders de freeslyle e freeriders, além de aulas para iniciantes no esporte. E também aulas especiais para pessoas com mobilidade reduzida.

Para mais informações envie e-mail para escuela@vallenevado.com.

Viagem com crianças no Valle Nevado

O Burton Riglet Park é um espaço feito especialmente para crianças de 4 a 9 anos se divertirem na neve. O parque simula as pistas reais de esqui nas quais os pimpolhos poderão aprender snowboard sob a orientação dos instrutores capacitados do Valle Nevado.

Em resumo, para quem fará a viagem com crianças, vale a pena ler as dicas sobre atividades no site oficial do complexo.

Para realizar a viagem tivemos o apoio da assessoria B4TComm e do Valle Nevado.

Por fim, para não errar na próxima viagem internacional, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.

A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.