O melhor do campo e da fazenda com turismo no Espírito Santo (ES).
Nesse texto relatamos nossa experiência durante viagem à cidade de Venda Nova do imigrante, na região da Pedra Azul e das montanhas capixabas.
Composta em grande parte por descendentes de imigrantes italianos, da região de Vêneto, nordeste da Itália, a população do município de Venda Nova do Imigrante, a 110 km de distância de Vitória (ES) ajuda a entender a força do agroturismo capixaba. Então, quando chegaram à região, os imigrantes italianos compraram pequenas terras para o cultivo familiar.
Desse modo, criou-se uma economia local movimentada pela produção destas pequenas propriedades rurais, gerando renda e a autonomia financeira das famílias.
Hotéis na cidade para o fim de semana
Venda Nova do Imigrante – ES
Encabeçado pela tradicional Festa da Polenta, que ocorre todos os anos em outubro, o agroturismo capixaba é um convite aos encantos e simplicidade da área rural do Espírito Santo. Aliás, para conhecer um pouco mais das tradições e cultura capixaba, fomos até o município de Venda Nova do Imigrante – ES para conhecer o trabalho das Fazendas Carnielli e Lorenção.
Fazenda Carnielli

O café Carnielli especial tem sabor de café da fazenda e um aroma gostoso demais!
Antes de mais nada, a Fazenda Carnielli é a pioneira no agroturismo em Venda Nova do Imigrante, explorando de forma sustentável todos os produtos e delícias da fazenda. Comprei café especial 100% arábico. É muito barato pela qualidade e sabor do café. Além disso, o café vem em grãos graúdos, embalado a vácuo.
É possível comprar o café moído e embalado em embalagens com 500 gramas. Além disso, a fazenda também vende muitos queijos. Por exemplo, há queijo tipo morbier, queijo tipo resteya e muitas variedades de queijos condimentados com pimenta, orégano e até carvão! Aliás, outra delícia é o queijo sem lactose produzido na fazenda. Vai perder?
Por fim, a fazenda fica aberta à visitação entre 8h e 17h, de segunda a sábado, e de 8h às 16h30 aos domingos. O preço da visita é baratinho e inclui cafezinho tirado na hora e petiscos. Já na lojinha Carnielli poderá comprar linguiça, socol, biscoitos, doces, queijos, fubá, café e artesanatos em Venda Nova do Imigrante – ES.
Venda Nova do Imigrante

A produção do socol garantiu trabalho para a mulher da roça
Fazenda Lorenção
Uma outra propriedade rural que vem explorando o agroturismo de uma bela forma é a Fazenda Lorenção, em Venda Nova do Imigrante. Sendo assim, o forte da família da Sra. Cacilda são os condimentos e geleias.
A moça que nos recebe com muita alegria, relata que o agroturismo foi responsável pelo destaque da mulher no sustento da família, vendendo produtos da fazenda, principalmente o socol, hoje em dia exportado para inúmeras cidades no Brasil e exterior.
Além disso, é é tudo muito barato, como geleia de tomate, cachaça do Alfredo, pimenta recheada, café do Vale do Caxixe e antipasto para aperitivos. Os melhores são de berinjela com alho e palmito com bacalhau. A lojinha da fazenda fica aberta todos os dias entre 7h e 17h. Para chegar, basta seguir pela BR 262 – km 102.
Venda Nova do Imigrante – O Socol

O embutido fica 6 meses curando…
Para entender melhor, o socol é um embutido de porco, tradição culinária que veio junto com os italianos que imigraram para região das montanhas capixabas. Aliás, o embutido original, feito em Vêneto, na Itália, recebe o nome de ossocollo, sendo feito com a carne do pescoço do animal. Porém, a criatividade brasileira deu não apenas outro nome, mas um novo sabor ao incluir lombo no preparo.
Montanhas Capixabas
Experimente a pizza de polenta
A ideia naquela quinta-feira seria apreciar um brunch ao meio-dia, entretanto fizemos a refeição apenas às 15h por conta de imprevistos. Sendo assim, só chegamos ao restaurante às 15h, porém a pizza de polenta do Café Altoé, em Venda Nova do Imigrante fez valer cada minuto de estômago roncando.
O lugar é uma charmosa lanchonete que oferece um café-da-manhã em estilo colonial, com muitas coisinhas gostosas. No entanto, o que faz sucesso mesmo é a pizza de polenta em diversos sabores – berinjela, socol, frango, linguiça. Assim, para acompanhar há variados tipos de pães, queijos, bolos, doces e até a moqueca capixaba.
Desse modo, o restaurante oferece self-service onde o turista tem direito a comer o quanto quiser. Sem dúvida, vale experimentar e comer ao menos duas mini pizzas feitas com massa de polenta e tostada na chapa! É feita na hora por um atendente. Você ainda pode experimentar sucos de fruta, muitos bolos e delícias estilo café da manhã de hotel fazenda.
Após fazer a refeição é possível ver os produtos agroindustriais da pequena mercearia ao lado das mesas. Assim, encontrei café da fazenda com preço bom (café Falqueto, café Monfote e o café Pedra Azul, lá da região). Além disso, há pote de geleia de morango, pote de compota de doce de leite com morango ou maracujá e biscoito de polvilho.
Restaurante em Venda Nova do Imigrante
A comidinha da fazenda das montanhas capixabas

Um lugar muito confortável para comer nas montanhas capixabas! | Foto: Muita Viagem

Artesanatos e produtos agroindustriais vendidos na lojinha Café Altoé | Foto: Herlon Ribeiro – Sou ES

Pizza de polenta e bobó de camarão no café da Roça, em Venda Nova (ES) | Foto: Herlon Ribeiro
Portanto, se você ficou interessado, com água na boca e vontade de viajar para as montanhas do Espírito Santo, vale a pena acompanhar nossos relatos desta viagem, que aconteceu com o apoio da Secretária de Turismo do Estado e o Sebrae/ES.
Café da Roça Altoé
Assim, siga pela BR 262 até o km 106, em Bananeiras, no município de Venda Nova do Imigrante. Siga e entre à Avenida Nova Vitória.
Onde ficar? Pesquise hotéis na região pelo Booking.com
Cidades e turismo no Espírito Santo – ES
Distância de Venda Nova do Imigrante – ES
- Vitória, ES – a 105 km
- Guarapari, ES – a 105 km
- Santa Teresa, ES – a 95 km
Por fim, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens em lugares perto de SP, destinos no Brasil e as melhores sugestões de passeios, roteiros e acomodações. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!