Início / Dicas / Dicas para grávidas e mamães criança em viagem de avião
Viajar grávida

Dicas para grávidas e mamães criança em viagem de avião

Além dos melhores lugares para viajar com bebe de 1 ano, neste texto temos dicas para uma viagem de avião com bebe de 1 ano. Afinal, uma viagem com bebe de colo ou com criança pequena é cheia de novidades, especialmente quando falamos para mamães de primeira viagem.

A mensagem do texto é oferecer dicas valiosas na hora de viajar de avião durante a gestação, com bebê de colo ou crianças ainda pequenas. Portanto, se você está grávida e já está pensando em como fazer quando o bebê nascer, elencamos a seguir todas as dicas para mamães de primeira viagem que pretendem sair de férias.

Melhores assentos do avião (Latam, Gol e Azul)

Primeira viagem de avião com bebê de colo

viagem de avião com bebê de colo

Interior do avião Boeing 737-800 da GOL.

Confira então algumas dicas que preparamos para a mamãe que faz viagem de avião com bebê de colo, crianças pequenas e também cuidados para viajar para gestantes de primeira viagem.

Dicas primeira viagem com bebê ou criança pequena

A primeira coisa que uma mãe deve ficar atenta ao comprar uma passagem aérea ou pacote de viagem é saber o horário do voo e se há escalas ou conexões entre aviões. O melhor horário viagens de avião com crianças de colo são os horários noturnos, com a dica de deixar a criança o maior tempo possível acordada antes do horário de decolagem do avião.

Aí o macete é logo que decolar dar de mamar para a criança ou bebê que certamente ela irá dormir.

Peça ajuda aos comissários de bordo

Algumas companhias aéreas fornecem um berço acoplável no parapeito da primeira fileira, onde as mamães podem deixar crianças pequenas de até 11kg para dormir de forma mais confortável. Não hesite em pedir ajuda dos comissários de bordo.

Informe-se se a empresa aérea faz alguma cobrança pelo uso do berço a bordo. Lembre-se também de solicitar no check-in, assentos na primeira fileira do avião, aliás um dos melhores lugares do avião, são mais confortáveis para as mulheres com crianças de colo.

Após atentar-se aos detalhes antes do embarque junto à companhia aérea, que também providencia carrinho de bebê da empresa para uso no aeroporto para a mãe levar a criança até o avião, desembarcar no destino ou mesmo ficar aguardando o embarque do voo no saguão do aeroporto.

Caso queira levar uma cadeirinha de bebê (até dois anos) no assento da cabine, certifique-se de que a cadeira caiba no assento do avião e seja certificada para uso aeronáutico. No entanto, como a criança não será transportada no colo, é necessário comprar a passagem para o bebê.

Em síntese, com estas informações na cabeça, você certamente terá uma viagem de avião com criança muito agradável, tranquila, e principalmente, segura com sua criança, seja bebê de colo, criança de um ano, dois anos ou mais.

Alimentação do bebê no avião

Viajar grávida avião

A dica é estar preparada, com mamadeira, bolsa térmica e outros itens da dieta do seu bebê ou criança menor de idade. Saiba informar-se na linha aérea, se o avião possui recursos para esquentar o leite do bebê, como água quente ou forno elétrico.

Aliás, uma dica de amamentação para mães de primeira viagem é dar de mamar durante a subida do avião ou na descida para o pouso. Nesse sentido, prefira voos noturnos e dê de mamar após a decolagem, durante a subida.

Neste momento o avião está ficando pressurizado, portanto, pode dar alguma dor de ouvido no bebê, o ato de mamar forçará as vias aéreas aliviar a pressão. O mesmo acontece durante a descida para o pouso, na verdade, com muito mais intensidade, portanto, tenha um pouco de leite para o final da viagem caso a criança não esteja dormindo.

Trocar as fraldas do bebê no avião

Mamãe, não cometa o erro de trocar o bebê no assento do avião! Além de ser muito feio e também desagradável para os passageiros que estão viajando com você e também aos outros passageiros que viajarão neste assento.

Ainda, para convencer as mamães ainda trocam fraldas da criança na poltrona do avião, saiba que os assentos do avião são cheios de bactérias e que no toalete, há fraldário e você pode forrar com papel toalha, além de dispor de água caso seja necessário.

Como distrair a criança durante uma viagem longa

viagem de avião com criança pequena

Quase sempre os assentos após as saídas de emergência das asas têm mais espaço.

Para a mulher que irá fazer uma viagem longa de avião, com mais de 4 horas de duração, é preciso estar preparada, com mais de uma mamadeira, coberta, fraldas, trocas de roupa, brinquedos da criança, etc.

O objetivo da mamãe que viaja com a família e com uma criança no colo é fazer com que o bebê durma o maior número de horas possíveis, e quando estiver acordado, deve ser mantido de forma a manter o bem estar, e, consequente, o bom humor da criança, usando para isto brinquedos, cantigas e intercalar a alimentação com um soninho. Este é o segredo!

Viajar com uma criança pequena chorando o tempo todo é muito desagradável para você, a criança e todos à sua volta.

Não viaje despreparada!

Compre mamadeira, chupeta, manta para cobrir criança, travesseiro, brinquedos, até eletrônicos como DVD Portátil, Música, etc. Tudo é válido para fazer uma boa viagem!

Gestantes em viagem de avião

Atenção para essas dicas para gestantes de primeira viagem!

Leve sempre uma mantinha ou uma almoçada ou travesseiro para ficar mais confortável. Hoje em dia, voos domésticos dificilmente terão algo para oferecer, então esteja preparada para viajar com o bebê ou criança de até três anos.

Uma garrafinha de água também é aconselhável, pois o ar do avião é bastante seco.

viagem de avião grávida

Para gestação de risco ou a partir do sexto mês de gestação é importante consultar o seu médico.  Além disso, é preciso considerar a duração no destino e a data do voo da volta!

Documentos para embarque das crianças

Para crianças e adolescentes que viajam sem a companhia de pais ou responsáveis, é necessário a certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) e conferir as exigências da Vara da Infância e da Juventude da localidade de embarque.

Nenhuma criança poderá viajar para fora da cidade onde mora desacompanhada dos pais ou responsáveis sem expressa autorização judicial. Consulte a empresa aérea com antecedência e verifique o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente, além das exigências da Vara da Infância e da Juventude da localidade de embarque.

No entanto, as regras para os voos internacionais são diferentes. Confira a seguir!

Viagens internacionais de crianças desacompanhadas

Para que menores brasileiros viagem ao exterior desacompanhados dos responsáveis ou na companhia de apenas um destes, será necessária a apresentação de autorização judicial. Aliás, esta autorização para crianças desacompanhadas é dispensável desde que tenha sido emitida autorização pelos responsáveis, seguindo-se o modelo disponível no site do Itamaraty.

Por fim, será necessária a apresentação à Polícia Federal da autorização de viagem, ainda que no momento do check-in, perante as companhias aéreas, estejam presentes os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente. Já em casos de autorizações emitidas no exterior, deverão ser observadas as orientações das respectivas repartições consulares brasileiras, seguindo-se o modelo disponível no Portal Consultar.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.