Falta pouco para Novembro. Está no fim a temporada das monções – chuvas, tempestades e tornados no Sudeste Asiático, e chega a melhor época para fazer mochilão na Ásia.
A partir do final de outubro as precipitações cessam e já é hora de começar a planejar a viagem para conhecer as praias paradisíacas da Tailândia, na Ásia. Os melhores meses para viajar para a Tailândia vão de Novembro a Março. Evite de todas as formas os meses de Junho a Outubro.
E a boa notícia para nós, brasileiros, é que não precisamos de visto para viajar para a Tailândia desde que o tempo de permanência não ultrapasse 90 dias. O documento necessário para entrar na Tailândia é o passaporte brasileiro com validade de, no mínimo, seis meses. O único porém é que, anexo ao passaporte, você tenha o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP).
A vacina é necessária para entrar em diversos destinos, inclusive para viagens no Brasil e mochilão na América do Sul. Quem vai à Belém, Manaus ou Assunção, no Paraguai, por exemplo, precisa ter tomado a vacina e manter o certificado anexo ao passaporte brasileiro ou RG.
Leia também: Como tirar o novo passaporte brasileiro
Onde tomar a vacina de febre amarela?
Se você já tem o seu passaporte dentro da validade só precisará se preocupar em tomar a vacina, o que é bem fácil e não dói nada.
Para tomar a vacina dirija-se a algum hospital credenciado pela Anvisa ou algum aeroporto internacional, como Guarulhos, Confins, Fortaleza ou Galeão. É importante que o certificado da vacina tenha o selo da Anvisa. Veja a lista completa de postos da Anvisa no Brasil.
Eu tomei minha vacina em 2007, quando ainda estava no curso de comissário de bordo. Fui até o Hospital das Clínicas, onde tomei a vacina gratuitamente. É fácil, rápido e não dói nada! Na época, a orientação era de que seria necessário reforço após 10 anos. Contudo, desde maio de 2013, a OMS alterou o protocolo para uma única dose.
Portanto, se você já tomou, fique tranquilo e planeje a sua viagem para a Tailândia. O visto não é necessário.
Caso precise tomar a vacina, fica fácil para quem é de SP. É possível ir até o Hospital das Clínicas – das 7:30 às 15:00 na Av. Dr. Enéas de Carvalho, 225; ou Hospital Emilio Ribas – das 8:00 às 17:00 na Av. Dr. Arnaldo, 165. Ambos tem fácil acesso do metrô Clínicas (linha verde).
Antes de ir, faça um cadastro com a numeração do seu passaporte no site da Anvisa para emissão do Certificado Internacional.
Por fim, não esqueça de verificar a validade do seu passaporte brasileiro. Para toda viagem internacional é importante ter o passaporte válido por pelo menos 6 meses da data de entrada na exterior. Para ter mais informações sobre outros tipos de vistos para a Tailândia – trabalho, estudo, residência, etc. acesse o site do Consulado da Tailândia no Brasil.
Passagens aéreas para a Tailândia
Viajar para a Tailândia é barato. Passeios, restaurantes e hotéis são baratos. O único item mais caro é o preço das passagens aéreas, que costumam passar de R$5 mil. É preciso pesquisar para encontrar uma boa promoção.
Melhor época para ir para Tailândia
A melhor época ir para a Tailândia é entre dezembro e março. É alta temporada e os preços são caros. Desta forma, uma boa opção é planejar a viagem para depois de março, mas antes de agosto. Afinal, a época das monções ocorre entre abril e novembro e chove muito, especialmente entre setembro e outubro.
Moeda na Tailândia
A moeda oficial do país é o baht, mas não é possível comprar em casas de câmbio por aqui no Brasil. A melhor dica de câmbio na Tailândia é levar notas de dólares americanos. O baht tem notas de 1000, 500, 100, 50 e 20. Já as moedas são de 10; 5; 1; 0,5 e 0,25 baht.
Leia também: Lista de países que NÃO exigem visto para brasileiros
Destinos na América do Sul
Por fim, para não errar na próxima viagem internacional, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!