Por Sani Hadek
De Ho Chi Minh (Saigon), peguei um ônibus noturno para Nha Trang, sentido norte, para aproveitar um pouco das praias do Vietnã. A distância é um pouco longo, mas o roteiro da viagem vale a pena, você conhece lindos lugares no Vietnã, seguindo depois para Tailândia e Camboja.
Em Nha Trang, no Vietnã, a primeira parada no caminho é a praia de Mui Né, há cerca de 6 horas de Ho Chi Minh, mas deixei-a para o retorno e segui viagem.
Viagem no Vietnã
Se joga! Caia no mundo!
A viagem até Nha Trang levou cerca de 12 horas (são um total de 450Km de Saigon), mas por ser ônibus leito, com direito a caminha e cobertor, não foi muito tenebrosa, nem tão pouco cansativa.
A viagem de ônibus noturno só não será muito confortável se você for muito alta. Uma pessoa com mais do que 1,70 m poderá sofrer um pouquinho…
Pelo que li antes de viajar, aparentemente viajar de ônibus pelo Vietnã não é uma das opções mais seguras, porém não tive do que reclamar.
Nosso motorista dirigia com cuidado, às vezes até devagar demais, tornando a viagem muito mais longa, e contava os passageiros a cada nova parada para ver se não estava faltando ninguém.
Chegamos bem cedinho e totalmente inteiros a Nha Trang. Conversei com alguns outros viajantes e decidimos dividir a corrida de táxi até a área onde queria ficar.
Conhecer pessoas que estão viajando é uma ótima forma de pegar algumas dicas de viagens e economizar dividindo as corridas de táxi!
Onde ficar em Nha Trang, Vietnã?
Encontrar um hotel para ficar em Nha Trang não é problema, e a cidade, bem grande, oferece centenas de opções, de hotéis 5 estrelas e albergues mais simples. Basta escolher a área onde você deseja ficar, e encontrar acomodação na hora que chegar.
Nha Trang possui um clima bem relaxado, e é um dos destinos praianos mais procurados do Vietnã, com mais de 6 KM de praia, ideal para alguns dias de descanso depois da loucura encontrada em Ho Chi Minh, e comer excelentes frutos do mar a preços super especiais (mesmo se você estiver viajando com um budget baixo!).
– Pesquise mais de 200 opções de hospedagens em Nha Trang pelo Booking.
A única parte chata de passar o dia na praia são os vendedores ambulantes, que não apenas chegam a cada 2 minutos para lhe oferecer algo, mas insistem, insistem e insistem, mesmo depois de ouvirem não repetitivamente.
E olha só, não adianta fechar os olhos e fingir que está dormindo porque eles vão te cutucar até você responder! Experiência própria!
Se você busca um pouco mais de ação durante o dia, as praias de Nha Trang são excelentes para mergulho, e a vida noturna é bastante agitada.
Roteiro de praias no Vietnã
Mui Né, uma praia para relaxar no Vietnã
No caminho de volta, antes de retornar a Bangkok e me preparar para voltar para casa, passei 3 dias em Mui Né, uma outra região de praias no Vietnã, porém uma cidade bem menor que Nha Trang, com menos movimento e praticamente nada para fazer ou para passar o tempo.
De um lado da rua, hotéis e resorts de frente para o mar, do outro lado, restaurantes, lojinhas e hotéis mais simples.
Reservei um quarto simples em um dos hotéis “do outro lado da rua” por apenas 8 dólares, sem vista para o mar, mas limpo, agradável, com banheiro e chuveiro quente, cama de casal, ventilador e TV. Muito além do que eu preciso! Sem Dona Baratinha de companhia, como em Ho Chi Minh!
A praia de Nha Trang é perfeita para relaxar…
– Pesquise mais de 100 opções de hotéis em Mui Né pelo Booking.
Ao fazer uma reserva com os links acima você ajuda o blog Muita Viagem sem pagar mais nada por isso e colabora para mais relatos e dicas de viagens.
Vietnã, um destino contraditório no Sudeste Asiático
Mas dentro todos os países que já visitei em minhas viagens pelo mundo à fora, apesar de suas belezas e muita coisa bacana, o Vietnã foi um dos países que menos gostei, um dos países onde menos me senti bem. Nada de específico, contudo simplesmente não é o meu lugar.
Comprei um tour para ver as dunas e saímos antes do amanhecer. Para poder ver o nascer do sol nas dunas de areia branquinha é preciso sair bem cedo!
E vou dizer que vale muito a pena! A imagem é simplesmente fantástica. Fica na sua memória para sempre! É um momento mágico! É lindo, muito lindo ver uma imensa bola de fogo no céu, e aquela imensidão de areia branca fininha, parecendo deserto.
O roteiro para ver o nascer do sol nas dunas é imperdível!
Jamais imaginei encontrar tal paisagem no Vietnã…
Dunas no Vietnã.
Seguimos para a vila de pescadores (por mais desencanado que você seja, o cheiro extremamente forte de peixe com certeza vai te incomodar), e terminamos o roteiro no que eles chamam de Grand Cannyon. Cannyons com montanhas rochosas, contrastando o vermelho intenso com tons de brando, mais uma coisa que nunca imaginei encontrar no Vietnã!
– Passeio de helicóptero pelo Grand Canyon, nos Estados Unidos.
E a viagem realmente está chegando ao fim. Recomeço minha caminhada de volta a Ho Chi Minh, e de lá rumo a Bangkok, mais dois dias na cidade que não pára e de volta a República Tcheca. Mas vou embora com a certeza de que cada minuto valeu a pena, cada lugar, cada pessoa que conheci, cada nova experiência, boa, ou nem sempre tão boa!
Se você também tem vontade de fazer um mochilão pela Ásia, planeje-se, guarde dinheiro, pesquise e caia no mundo como eu fiz, com a cara e a coragem. Não fique adiando, a não ser que esteja se planejando.
Muita gente me pergunta se precisa de ajuda de agência para planejar uma viagem desse porte e eu sempre digo que não. Tudo o que você precisa saber você encontra online. Informe-se. Planeje-se. Tire os sonhos do papel e caia na estrada!
Até a próxima viagem!