Início / Dicas / Rota dos Vinhos Verdes em Portugal
No roteiro no Porto, não deixe de provar um dos símbolos de Portugal, o vinho do Porto
Cave da Taylor’s, em Gaia - foto: Olívia Pedroso

Rota dos Vinhos Verdes em Portugal

Seguindo a rota ao norte de Portugal, vamos conhecer melhor o vinho verde português, produzido nas fazendas em cidades como Braga, Vila Verde, Ponte de Lima, Guimarães, entre outras.

Dessa forma, para mais dias na região de Braga, vale explorar a rota dos vinhos verdes em Portugal. Afinal, são dezenas de quintas (fazendas) e vinícolas produtoras deste maravilhoso vinho português que faz enorme sucesso no mercado internacional e alternativa para o enoturismo na Europa.

Leia também: Destinos para enoturismo

Rota dos vinhos verde portugueses

Fizemos um roteiro de quatro dias no norte de Portugal a saborear e a aprender um pouco mais sobre o vinho verde português, seus taninos, acidez, corpo aromático e notas silbestres.

Há quem pense que a produção do vinho verde português é uma coisa recente, mas é puro engano. Temos referência à cultura da vinha nesta região a partir do século XII. No entanto, apenas no início do século XX, é que  surgiu pela primeira vez a demarcação da “Região dos Vinhos Verdes Portugueses”, sendo a Carta de Lei de 18 de setembro de 1908 o primeiro documento oficial sobre esta bela região vinícola em Portugal.

A nível internacional, o reconhecimento oficial do vinho verde português só aconteceu em 1949 com a aceitação do relatório de reivindicação da Denominação de Origem “Vinho Verde”, apresentado ao Office International de la Vigne et du Vin, em Paris, e posteriormente, o reconhecimento do registo internacional desta Denominação de Origem pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, em Genebra (1973).

O reconhecimento da denominação de origem veio assim confirmar a nível internacional, a exclusividade do uso da designação vinho verde português a um vinho com terroir próprio, devidas essencialmente as suas características geográficas e naturais.

Quintas perto de Lisboa

Para começar a lista de quinta produtoras do vinho verde português, a famosa Quinta Aveleda, uma empresa familiar fundada em 1.870 por Manuel Pedro Guedes e que ainda pertencer à família Guedes. Atualmente é a 4ª e a 5ª geração da família Guedes que gere a empresa. A qualidade dos seus vinhos verdes e aguardentes são excecionais, não é a toa que já receberam inúmeros prémios nacionais e internacionais.

Vinho verde orgânico

Em seguida, a recente Quinta Cova da Raposa, um paraíso natural e 100% puro, no coração da cidade de Braga. Criada em 1997, teve a oportunidade de apresentar os seus magníficos produtos biológicos.

Na agricultura biológica, só são usados práticas que não afetam o ambiente. Os fertilizantes são naturais, provenientes de compostagem dos resíduos orgânicos. Cultivam apenas o que é típico da região e a praticam a rotação das culturas para evitar o desgaste do solo. A saúde do solo é fundamental para a saúde das plantas, e os seres vivos são preciosos auxiliares no combate a pragas e doenças.

Enoturismo em Portugal

São inúmeras as fazendas ao norte de Portugal produtoras de vinho verde português, porém infelizmente nem todas estão abertas aos turistas ou visitantes.

Contudo, o que assistimos atualmente é que cada fazenda está se rendendo as maravilhas do enoturismo e estão abrindo as suas portas aos apreciadores de vinhos, pois isto permite estreitar as relações entre clientes e produtores para divulgar e promover a degustação do vinho verde português. Confira abaixo, algumas opções de quintas para o turista conhecer e visitar quanto na rota dos vinhos em Portugual:

Quinta da Lixa

Fabulosa! Gravem este nome porque esta fazenda vai revolucionar o enoturismo no Norte de Portugal, pois estão construindo um hotel rural bem no meio das vinhas para enoturismo na Europa. Sendo assim, o hotel rural Monverde possibilitar várias experiências ao hóspede, que pode ser enólogo por um dia, participar da colheita de uvas e até elaborar e engarrafar seu próprio vinho verde português.

Além disso, o SPA do Hotel & Wine Experience, fornece uma variedade de tratamentos relaxantes e massagens, bem como piscina coberta, sauna e banho turco. Duas diárias saem por cerca de R$ 1.000,00 quando fizemos a pesquisa para reserva em novembro de 2022

Quinta Aveleda

Em seguida, vale a pena visitar esta fazenda Quinta Aveleda pelo seu jardim, património arquitetônico, seus simpáticos funcionários e principalmente pelo seu maravilhoso vinho verde português e aguardente. A propriedade é exemplo para os produtores de vinho que pretendem apostar em pesquisa e inovação para a produção de vinhos de excelente qualidade.

Quinta da Cruz & SPA

Na região de Ataíde, além de pequena vinícola, o hotel Quinta da Cruz conta com centro de SPA e bem-estar, além de lounge espaçoso coberto com piano.

Vale de São Torcato

Para completar a lista, uma dica de hotel rural para férias em família. O Vale de São Torcato Hotel Rural fica na cidade de Guimarães, a 4,3 km de distância do Castelo de Guimarães, ponto turístico na região. O legal da acomodação é a piscina ao ar livre para adultos, além da proximidade do Palácio dos Duques de Bragança.

vinho verde português enoturismo Portugal

O belo jardim da produtora de vinho em Portugal

Quinta de Soalheiro

Uma bela quinta perto da fronteira com a Espanha que me surpreendeu pela qualidade do vinho Alvarinho e pela criação de porco Bísaro (raça autóctone) utilizado na produção de fumeiro.

Na região, uma dica de acomodação é a casa de temporada Soalheiro Casa das Infusões, em Alvaredo. A casa de temporada possui três quartos, cozinha equipada, TV, área de estar e dois banheiros com chuveiro, além de toalhas e roupa de cama. Duas diárias saem por cerca de R$ 1.700,00 quando fizemos a pesquisa para reserva em novembro de 2022.

Solar de Merufe

Uma outra ideia bastante corriqueira é a de que o vinho verde português não “aguenta” muito tempo, pois precisa ser consumido em menos de dois anos. No entanto, algumas castas, como a Alvarinho, originam vinhos verdes que suportam de cinco a dez anos. Assim, igualmente como o tinto vinhão, quando bem armazenados evoluem em aromas e sabor.

Este tipo de vinho é excelente para acompanhar um prato de carne.

Quinta Dom Sapo

Ali na região próximo à Viana do Castelo, você encontra o Quinta Dom Sapo B&B. Assim, o hotel rural com foco em agroturismo, está localizado em um belo cenário rural às margens do Rio Lima. Esta pousada oferece conforto e tranquilidade paradias de descanso nas montanhas de Portugal.

Terra Rosa Vineyards

Por fim, uma dica de hotel fazenda em Ponte de Lima, a 25 km de distância de Viana do Castelo e 17 km de Braga, Portugal, para desfrutar o melhor do enoturismo na Europa, recomendamos o Terra Rosa Country House & Vineyards.

Vinhos portugueses

Como se caracteriza o vinho verde português

  • Leve;
  • Fresco;
  • Reduzido teor alcoólico e por isso o torna menos calórico;
  • Levemente frisante.

O vinho verde é adequado para os seguintes pratos

  • Prato de peixe (Observação: escolha um vinho com casta Alvarinho, para um prato de peixe tipo uma receita de bacalhau com bastante azeite ou uma moqueca capixaba com menos picante que a moqueca baiana e sem dendê);
  • Frutos do mar, maricos e lagosta;
  • Queijos brancos;
  • Sushi e sashimi.

Para saber mais sobre a região, confira site da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

Cidades turísticas na Europa:

Por fim, para não errar nas próximas férias, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.

A gente também está no Instagram. Acompanhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.