Por Cris Fonte – Eco Trilha
No último fim-de-semana do mês de Março tive a honra de poder participar num famtour da Comissão de Vinhos Verdes. O objetivo desta viagem de familiarização foi uma breve apresentação ao mercado português, brasileiro e alemão dos parceiros da Rota dos Vinhos Verdes.
Visitamos as quintas (fazendas) produtoras deste maravilhoso vinho português que está fazendo enorme sucesso no mercado internacional.
— Passagens aéreas baratas para Portugal na TAP
Vinhos em Portugal
Roteiro pelas vinícolas portuguesas
Foi um roteiro de 4 dias em Portugal a saborear e a aprender um pouco mais sobre este belo vinho!
Há quem pense que a produção do vinho verde é uma coisa recente, mas é puro engano. Temos referência à cultura da vinha nesta região a partir do século XII. Mas só no início do século XX, é que surgiu pela primeira vez a demarcação da “Região dos Vinhos Verdes”, sendo a Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908 o primeiro documento oficial sobre esta bela região vinícola.
A nível internacional, o reconhecimento oficial do vinho verde só aconteceu em 1949 com a aceitação do relatório de reivindicação da Denominação de Origem “Vinho Verde”, apresentado ao Office International de la Vigne et du Vin, em Paris, e posteriormente, o reconhecimento do registo internacional desta Denominação de Origem pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, em Genebra (1973).
O reconhecimento da Denominação de Origem veio assim confirmar a nível internacional, a exclusividade do uso da designação Vinho Verde a um vinho com terroir próprio, devidas essencialmente as suas características geográficas e naturais.
Vinhos portugueses
Como se caracteriza o vinho verde português
- Leve;
- Fresco;
- Reduzido teor alcoólico e por isso o torna menos calórico;
- Levemente frisante.
O vinho verde é adequado para os seguintes pratos
- Prato de peixe (Observação: escolha um vinho com casta Alvarinho, para um prato de peixe tipo uma receita de bacalhau com bastante azeite ou uma moqueca capixaba com menos picante que a moqueca baiana e sem dendê);
- Frutos do mar, maricos e lagosta;
- Queijos brancos;
- Sushi e sashimi.
Enoturismo em Portugal
Quintas perto de Lisboa
Quinta da Lixa
Espumante “O tal da Lixa”
Fabulosa!
Gravem este nome porquê esta fazenda vai revolucionar o enoturismo no Norte de Portugal, pois estão construindo um hotel rural bem no meio das vinhas!
O hotel rural Monverde vai possibilitar várias experiências ao hóspede, que poderá ser enólogo por um dia, participar da colheita de uvas e até elaborar e engarrafar seu próprio vinho.
A abertura do hotel rural em Portugal está prevista para maio de 2015.
Quinta Aveleda
Vale a pena visitar esta fazenda pelo seu jardim, património arquitetónico, seus simpáticos funcionários e principalmente pelo seu maravilhoso vinho e aguardente.
O belo jardim da produtora de vinho em Portugal
Quinta de Gomariz
Esta propriedade devia servir de exemplo para os produtores de vinho que pretendem apostar em pesquisa e inovação para a produção de vinhos de excelente qualidade.
Palácio da Brejoeira
De todas as fazendas vinícolas que visitamos esta foi a que mais me dececionou, devido a péssimo estado de conservação do edifício…
Quinta de Soalheiro
Uma bela quinta perto da fronteira com a Espanha que me surpreendeu pela qualidade do vinho Alvarinho e pela criação de porco Bísaro (raça autóctone) utilizado na produção de fumeiro.
Solar de Merufe
Outra ideia bastante corriqueira é a de que o vinho verde não “aguenta” muito tempo, precisa ser consumido em menos de dois anos. Algumas castas, como a Alvarinho, originam vinhos que suportam de cinco a dez anos. Como o tinto vinhão, quando bem armazenados evoluem em aromas e sabor.
Este tipo de vinho é excelente para acompanhar um prato de carne.
Roteiro por vinícola sw Portugal
Se deseja experimentar este maravilhoso vinho português, consulte o nosso programa Vinícolas Portuguesas, incluímos duas quintas aqui mencionada e além disso o grupo terá sempre o acompanhamento da sommelière brasileira Jéssica Marinzeck.
Depois desta viagem ficará a conhecer alguns dos melhores vinhos portugueses, as suas castas e os processos de vinificação, bem como a história por detrás de cada vinho.
A Jéssica Marinzeck vai partilhar todo o seu conhecimento sobre vinhos e também vai passar várias dicas de harmonização e de serviço de vinhos, para que depois o possa fazer na sua casa!
Agradecimento:
– Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, em especial a Engª Bárbara Roseira e Dr. Bruno Mota.
Tenho muito honra e agradeço citarem SOLAR DE MERUFE, Falam de castas de vinho verde que suportam de cinco a dez anos!!!
O Solar de Merufe, da a provar mais do que isso. alias pioneiro em criar reservas de vinho verde, a casta Loureiro e Vinhão tem revelado surpresas inclusive com Espumantes gde reserva. As numerosas visitas de todo o Mundo atridas pelo Vinho, historia, beleza natural e gosto de partilha,são fruto desta paixão de harmonia com a natureza. Enoturismo corre-nos nas veias, faz parte do amor à arte de bem receber e partilhar. O prémio BEST OF WINE TOURISM, veio confirmar que à décadas abrimos o caminho certo nesta bela região que espera cada um de vocês para um brinde, poque não vertical.
Legal, Jaime!