Conheça a cidade de Visconde de Mauá, um lugar repleto de cachoeiras e natureza bruta e selvagem.
Já pensou num lugar onde você pode estar em dois estados diferentes ao mesmo tempo? Você simplesmente atravessa uma ponte a pé no Rio de Janeiro e já está em Minas Gerais.
Em Visconde de Mauá, localizada na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, isso é possível! Esta pequena cidade é um paraíso para os amantes de turismo de aventura e chocolates. Isso mesmo, a cidade possui diversas lojas de chocolates artesanais.
Assim, com paisagens exuberantes, cachoeiras incríveis, cafés e restaurantes deliciosos, Visconde de Mauá é um destino para conhecer com o peguete.
Como chegar
Para quem vem de São Paulo, a distância até Visconde de Mauá é de aproximadamente 300 km de distância, uma viagem que pode ser feita de carro ou ônibus. Para aqueles que preferem uma opção mais confortável, é possível pegar um voo para o Rio de Janeiro e seguir de carro até Maromba – RJ.
O que fazer em Visconde de Mauá
Ao chegar em Visconde de Mauá, prepare-se para se encantar com a beleza natural da região.
No primeiro dia, uma ótima opção é visitar a Cachoeira do Escorrega, que possui uma queda d’água e um tobogã natural que garante muita diversão, pois forma uma piscina natural cristalina.
Para chegar à cachoeira, é preciso pegar a estrada que liga Visconde de Mauá a Maromba. Ao chegar à Vila de Maringá, siga em direção ao centro e, em seguida, vire à direita na placa indicativa para a cachoeira do Escorrega.
A partir desse ponto, a estrada é de terra e é necessário seguir por cerca de 3 km até o estacionamento, de onde parte uma trilha de aproximadamente 15 minutos até a cachoeira.
Chegando à cachoeira, é impossível não se encantar com a beleza do local. Além da piscina natural e da queda d’água, há também uma espécie de tobogã natural que proporciona muita diversão para os visitantes.
No entanto, é importante tomar cuidado ao escorregar, já que as pedras podem ser bastante escorregadias e há alguns pontos mais rasos que devem ser evitados.
Em seguida, visite o Poço das Fadas, uma piscina natural de água cristalina que é um convite para um mergulho refrescante.
Outro lugar imperdível é o Vale do Alcantilado, que possui diversas trilhas e cachoeiras escondidas, como a Cachoeira da Fumaça e a Cachoeira do Poção.
Para quem prefere algo mais tranquilo, uma ótima opção é visitar a Vila de Maringá, que possui diversas lojinhas e restaurantes charmosos. Experimente a comida local, como a truta, famosa na vila.
Trilha da Pedra Selada
Para o segundo dia, uma ótima opção é explorar a Serra da Mantiqueira.
A Trilha da Pedra Selada é uma das mais famosas da região e leva até o topo de uma montanha com uma vista panorâmica de tirar o fôlego.
No caminho, você pode encontrar diversas cachoeiras e poços para se refrescar. É passeio ideal para amantes do ecoturismo e hedonismo.
No terceiro dia, que tal fazer um passeio de bike pela região?
A Estrada Real é um dos roteiros mais procurados por ciclistas, que podem aproveitar a paisagem enquanto pedalam.
Para terminar o dia, um jantar em um dos restaurantes da cidade é a melhor opção. A gastronomia em Visconde de Mauá é um destaque à parte, com opções que vão desde a culinária mineira até a internacional.
Em Visconde de Mauá, é possível encontrar opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Desde pousadas charmosas até casas de temporada, a cidade oferece uma grande variedade de acomodações.
Não perca a oportunidade de conhecer Visconde de Mauá, um destino que com certeza ficará marcado em suas memórias, mesmo que tudo acabe. Ter saudade até que é bom!
Reserve resort no interior de SP
RESORT | CIDADE | NOTA |
Grande Hotel | Campos do Jordão | 9,3 |
Royal Palm Plaza | Campinas | 8,5 |
Bourbon Resort | Atibaia | 9,1 |
Portanto, para não errar na viagem, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens em destinos no Brasil, roteiros e acomodações. A gente também está no Instagram. Acompanhe!