Guest post
Degustação de ostras harmonizadas com espumante, observação de aves no seu habitat natural, visita a sítios arqueológicos com mais de 4 mil anos.
Quem vem a Floripa provavelmente não imagina que além das lindas praias, dos “clubs” de frente para o mar e das baladas com os melhores DJ´s do mundo, ainda pode participar de experiências turísticas quase inimagináveis.
Ostra Experience no Sul da Ilha.
Projeto Lontra
Ou você já teve a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo das ostras, dentro de uma autêntica fazenda de ostras, de frente para o mar, e ainda degustar ostras in natura e ostras ao bafo harmonizadas com espumante.
No Ribeirão da Ilha você encontra esse tipo de atividade, conhecida como Ostra Xperience e depois ainda pode realizar uma trilha até a Praia de Naufragados onde além da praia paradisíaca você ainda poderá visitar o antigo forte e o Farol dos Naufragados, construído na metade do século XIX.
Ainda no sul da Ilha, mas na parte leste, voltada para o mar aberto, é possível num mesmo dia, fazer observação de baleias (julho a outubro), visitar o Projeto Lontra, onde lontras órfãs são tratadas em recintos ambientados com características naturais e ainda realizar a trilha da Lagoinha do Leste, a praia mais deserta e exótica de Floripa.
- Roteiro de viagem em Floripa: O que fazer no final de semana e melhores praias!
E a Praia da Joaquina e a Praia Mole? Você provavelmente já conhece não é? Mas provavelmente você não sabia que no canto esquerdo da Joaca e nas Praia do Gravatá e da Galheta, anexas a Praia Mole, existem diversas oficinas líticas criada pelos antigos homens do Sambaqui.
As oficinas líticas são ambientes utilizadas por essa sociedade que viveu na região há mais de 4 mil anos e que usavam pedras, areia e água do mar para polir e dar fio nas armas utilizadas para a caça e pesca. E tudo isto está a menos de 500 metros das áreas mais frequentadas das Praias Mole e Joaquina.
E o Projeto Tamar ou ainda a Trilha da Costa da Lagoa, que conduz o caminhante até uma das comunidades mais tradicionais de Floripa (Costa da Lagoa)? Já ouviu falar?
As baleias costumam visitar as praias de Florianópolis
E sabe que na Praia dos Ingleses, uma das mais frequentadas em Floripa você pode se deliciar com produções gastronômicas criadas com peixes e frutos do mar que são caçados diariamente pelo chef Nivaldo, proprietário do Restaurante Recanto dos Brunidores?
Floripa tem muito mais, tem cervejarias artesanais, tem excelentes cafés e bistrôs, tem locais ideais para a prática de stand up paddle, kite surf, voo livre, rafting (Santo Amaro da Imperatriz), mergulho e mais dezenas de atividades. E mais, com o cartão do turismo de Floripa e Região, o Floripass, você tem descontos de até 100% em mais de 50 estabelecimentos de alimentação, hospedagem e serviços turísticos.
Então, na próxima vez que vier para Floripa, planeje sua viagem e tenha experiências turísticas que poderão deixar lembranças espetaculares para o resto de suas vidas.
Fotos: Visite Floripa
Acompanhe a matéria sobre Floripa no blog Muita Viagem. Apoio: Visite Floripa