O Grande Hotel Ouro Preto era um lugar que sempre motivou curiosidade para se hospedar. Projetado por Oscar Niemeyer, o hotel em Ouro Preto não tentou mimetizar o padrão colonial característico da cidade. O grande arquiteto investiu em traçados contemporâneos na época da construção, em 1938, para o hotel na cidade histórica mineira, mas que conversassem com o relevo irregular.
Mas, para quem prefere entrar no clima dos casarões coloniais que dominam a paisagem, existem muitas pousadas em Ouro Preto que aproveitam os lugares históricos para receber turistas.
Já a ideia do hotel de Niemeyer na cidade histórica é ser uma expressão pura de “arte contemporânea, mas apresentando a necessária ligação com o ambiente local”, na descrição da Revista Municipal de Engenharia de 1942.
É preciso lembrar que a arte contemporânea de então é hoje conhecida como movimento modernista, e Niemeyer é o grande representante na arquitetura.
Bem localizado, o Grande Hotel Ouro Preto tem uma piscina bonita com vista panorâmica da cidade no interior de MG.
Ficamos tomando altos drinques e comendo na piscina nos finais de tarde em Ouro Preto. Os preços do restaurante, em comparação com outros hotéis em destinos turísticos famosos, valem a pena.
Para famílias e casais, o Grande Hotel Ouro Preto tem suítes espaçosas, com dois andares e varandinha. Não são quartos extremamente luxuosos, mas exalam uma atmosfera clássica, bem ao feitio do começo dos anos 1940, quando entrou em atividade.
– Booking – Faça reserva no Grande Hotel Ouro Preto
Pousadas em Ouro Preto
Casarões em Ouro Preto servem como bonitas pousadas na cidade histórica
Ouro Preto é uma cidade de soluções arquitetônicas únicas. O Grande Hotel Ouro Preto é um exemplo moderno, mas o destaque vem do passado.
Entre as depressões e montanhas do interior de Minas, surgiu o primeiro grande centro urbano do Brasil e a harmonia entre o traçado urbano e a geografia acidentada deu à cidade histórica mineira o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.
Construções coloniais, como casarões e solares, hoje servem como restaurantes, museus e, claro, pousadas.
Uma das melhores pousadas de Ouro Preto, próximo a atrações históricas, é a Pousada Guignard.
A Pousada Guignard tem decoração antiga clássica e está bem cuidada, sendo especialmente bem avaliada por casais em viagens a dois para Ouro Preto.
A Pousada dos Meninos também é bem avaliada, com um bom café da manhã caseiro e quartos para família e também para casal.
O Hotel Pousada Clássica, a 40 metros da Praça Tiradentes, um dos cartões-postais de Ouro Preto, é outra boa opção de lugar para ficar na cidade histórica mineira. Além do café da manhã, o chá da tarde servido pela Hotel Pousada Clássica também é muito elogiada pelos hóspedes.
O Hotel Solar de Maria, em uma mansão colonial restaurada, conta com piscina e sala de TV com lareira, agrada famílias e casais com seus quartos confortáveis e bonita decoração.
Além disso, há bonitas casas coloniais para ser alugadas por temporada em Ouro Preto.
O melhor é que dá para alugar casas de temporada em Ouro Preto pelo Booking.
Dessa forma, é possível ver avaliações e comentários de outras pessoas que já ficaram nas casas de temporada na cidade histórica.
Ouro Preto, destino com muita coisa para fazer
Ouro Preto é um dos melhores turísticos de Minas Gerais. Uma cidade histórica próxima de Belo Horizonte Ouro Preto tem muitas atrações e coisas para fazer e ver além das igrejas e casario histórico.
No Carnaval as ladeiras dessa cidade mineira recebe uma das melhores festas de Carnaval do Brasil, com milhões de foliões hospedados em casas de temporada, pousadas e hotéis, mas também nas famosas repúblicas de estudantes da cidade.
Em julho, Ouro Preto-MG organiza uma boa programação de eventos no Festival de Inverno de Ouro Preto.
O frio das montanhas, o charme dos restaurantes, as cachaçarias e até hotéis com lareira… tudo faz de Ouro Preto um ótimo destino para viajar no inverno e ficar dois ou três dias.
– Cidades históricas de MG – O que fazer em Tiradentes
No feriado da Semana Santa, a cidade fica coberta por tapetes de flores coloridos. Além disso, a cidade celebra, como não poderia deixar de ser, o feriado de Tiradentes com muitos eventos e programação especial, além de outros feriados religiosos durante o ano inteiro.
O Réveillon não é tão agitado como o Carnaval (lembre-se que parte dos estudantes, que animam a noite em Ouro Preto, estão fora do destino turístico), mas o final do ano e o verão, em geral, é bem gostoso no destino histórico. Vale a pena procurar uma pousada com piscina no verão.
Para todos esses eventos especiais e festas populares na cidade no interior de MG, vale a pena pesquisar hotéis e pousadas com antecedência, principalmente quem pretende ficar nas melhores pousadas e hotéis dessa cidade cheia de atrações turísticas.