fbpx
Home / Souvenir / Aprenda a jogar xadrez e jogue on-line
o Chess.com é um dos melhores lugares para aprender xadrez na internet
Aprenda a jogar xadrez na quarentena

Aprenda a jogar xadrez e jogue on-line

Xadrez é o jogo de tabuleiro mais jogado no mundo. Na quarentena, uma boa coisa para fazer é aprender a jogar xadrez. Os interessados em aprender xadrez têm um universo de ferramentas on-line para aprender o jogo e passar o tempo na quarentena.

São cursos on-line gratuitos, exercícios de xadrez, muitos vídeos no YouTube com lições de xadrez e oficinas e livros para quem quiser se aprofundar no jogo de xadrez. Em sebos on-line e em lojas de livros como a Estante Virtual, além da Amazon, dá para encontrar desde tabuleiros e peças de xadrez até ótimos livros para comprar para melhorar o jogo.

Para começar a jogar xadrez on-line, a dica é fazer uma conta no Chess.com, uma das maiores plataformas para jogar xadrez na internet e também para fazer cursos, exercícios e aulas de xadrez.

No site de xadrez, com material também em português, dá para jogar xadrez on-line a 2, contra amigos e conhecidos, mas também jogar xadrez on-line contra pessoas do mundo inteiro, mudar o estilo das peças de xadrez, do tabuleiro etc.

– Que fazer com crianças na quarentena

Para começar a jogar xadrez na internet, não vale a pena pagar um plano, mas se você já avançou um pouco e tem tempo para melhorar o xadrez, as contas pagas são interessantes, com aulas, exercícios e outros desafios para avançar nos conhecimentos de xadrez, o jogo de tabuleiro mais disputado no mundo.

Existem estilo de jogo para todos, desde partidas de xadrez em que tem que mexer a peça no mínimo uma vez por dia (ou mais tempo ainda!), até partidas super-rápidas de 1 minuto para cada lado.

Se você acha que xadrez é um jogo sem emoção para jogar na quarentena, sugiro que tente jogar as partidas de 5 minutos de tempo no Chess.com. Não é preciso pagar nada para jogar xadrez on-line desse jeito.

Para quem quer material grátis sobre xadrez on-line, o YouTube tem muita coisa. Os youtubers do xadrez tem aulas didáticas, partidas importantes comentadas e outras ferramentas para aprender o jogo durante a quarentena.

Um dos canais de xadrez em português é o Xadrez Brasil ; outro canal de xadrez muito popular é do professor Julio Lapertosa;  o CLube de Xadrez Online também tem material interessante para aprender a jogar xadrez durante a quarentena

Em inglês, eu gosto muito do Saint Louis Chess Club, que tem listas de vídeos sobre sobre xadrez para crianças, iniciantes, intermediários e avançados.

Entre os vídeos para aprender e melhorar o jogo de xadrez do clube, destaco as aulas do Grande Mestre Yasser Seirawan.

Sebos online tem livros para aprender xadrez

Compre em sebos na internet livros para aprender xadrez

Por falar no Grande Mestre Yasser Seirawan, ele é autor de alguns dos melhores livros sobre táticas e fundamentos do xadrez, e não é difícil comprar os livros de xadrez do Grande Mestre Yasser Seirawan em sebos virtuais como o Estante Virtual ou mesmo comprar na Amazon.

Livros de Xadrez: Aprenda com Topalov, Geller, Bronstein, Alekhine & Morphy

Esses livros de xadrez estão entre os mais fáceis de compreender mesmo para iniciantes, e com ajuda do YouTube é muito fácil encontrar as partidas comentadas nos melhores livros de xadrez para comprar em sebos e lojas on-line.

Além disso, um dos mais tradicionais sebos do Brasil, o Sebo do Messias, em São Paulo, vende pela internet tabuleiros para jogar xadrez.

Gustavo

Vamo? Vamo! (ou não).

Comente aqui

O seu e-mail não é publicado. Preenchimento obrigatório *

*