Início / Souvenir / Aprenda a jogar xadrez e jogue on-line
o Chess.com é um dos melhores lugares para aprender xadrez na internet
Aprenda a jogar xadrez na quarentena

Aprenda a jogar xadrez e jogue on-line

Xadrez é o jogo de tabuleiro mais jogado no mundo. Na quarentena, uma boa coisa para fazer é aprender a jogar xadrez. Os interessados em aprender xadrez têm um universo de ferramentas on-line para aprender o jogo e passar o tempo na quarentena.

São cursos on-line gratuitos, exercícios de xadrez, muitos vídeos no YouTube com lições de xadrez e oficinas e livros para quem quiser se aprofundar no jogo de xadrez. Em sebos on-line e em lojas de livros como a Estante Virtual, além da Amazon, dá para encontrar desde tabuleiros e peças de xadrez até ótimos livros para comprar para melhorar o jogo.

Para começar a jogar xadrez on-line, a dica é fazer uma conta no Chess.com, uma das maiores plataformas para jogar xadrez na internet e também para fazer cursos, exercícios e aulas de xadrez.

No site de xadrez, com material também em português, dá para jogar xadrez on-line a 2, contra amigos e conhecidos, mas também jogar xadrez on-line contra pessoas do mundo inteiro, mudar o estilo das peças de xadrez, do tabuleiro etc.

– Que fazer com crianças na quarentena

Jogo de Xadrez Online

Para começar a jogar xadrez na internet, não vale a pena pagar um plano, mas se você já avançou um pouco e tem tempo para melhorar o xadrez, as contas pagas são interessantes, com aulas, exercícios e outros desafios para avançar nos conhecimentos de xadrez, o jogo de tabuleiro mais disputado no mundo.

Existem estilo de jogo para todos, desde partidas de xadrez em que tem que mexer a peça no mínimo uma vez por dia (ou mais tempo ainda!), até partidas super-rápidas de 1 minuto para cada lado.

Se você acha que xadrez é um jogo sem emoção para jogar na quarentena, sugiro que tente jogar as partidas de 5 minutos de tempo no Chess.com. Não é preciso pagar nada para jogar xadrez on-line desse jeito.

Para quem quer material grátis sobre xadrez on-line, o YouTube tem muita coisa. Os youtubers do xadrez tem aulas didáticas, partidas importantes comentadas e outras ferramentas para aprender o jogo durante a quarentena.

Um dos canais de xadrez em português é o Xadrez Brasil ; outro canal de xadrez muito popular é do professor Julio Lapertosa;  o CLube de Xadrez Online também tem material interessante para aprender a jogar xadrez durante a quarentena

Em inglês, eu gosto muito do Saint Louis Chess Club, que tem listas de vídeos sobre sobre xadrez para crianças, iniciantes, intermediários e avançados.

Entre os vídeos para aprender e melhorar o jogo de xadrez do clube, destaco as aulas do Grande Mestre Yasser Seirawan.

Aulas e livros para aprender xadrez

Sebos online tem livros para aprender xadrez

Compre em sebos na internet livros para aprender xadrez

Por falar no Grande Mestre Yasser Seirawan, ele é autor de alguns dos melhores livros sobre táticas e fundamentos do xadrez, e não é difícil comprar os livros de xadrez do Grande Mestre Yasser Seirawan em sebos virtuais como o Estante Virtual ou mesmo comprar na Amazon.

Livros de Xadrez: Aprenda com Topalov, Geller, Bronstein, Alekhine & Morphy

Esses livros de xadrez estão entre os mais fáceis de compreender mesmo para iniciantes, e com ajuda do YouTube é muito fácil encontrar as partidas comentadas nos melhores livros de xadrez para comprar em sebos e lojas on-line.

Além disso, um dos mais tradicionais sebos do Brasil, o Sebo do Messias, em São Paulo, vende pela internet tabuleiros para jogar xadrez.

Sobre Gustavo

Vamo? Vamo! (ou não).

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.