O que fazer em Zagreb, na capital da Croácia, é uma dica de hoje para aqueles que gostam de viajar e ter uma experiência completa, indo além de simplesmente fazer compras.
A cidade oferece ótimas opções de diversão e, junto a isso, é um paraíso para quem quer mergulhar em uma aula prática de história. Ao viajar para a Croácia, o seguro não é obrigatório, mas se estiver na dúvida e não quiser gastar dinheiro à toa, alguns sites mostram países que exigem seguro-viagem.
O que fazer em Zagreb – Croácia
Prédios históricos, monumentos e jardins se misturam à arquitetura dos nossos dias. São construções graciosamente conservadas e moldadas por paisagens que surpreendem de verdade.
A catedral gótica São Marcos, por exemplo, foi construída no século 13 e está entre os destaques a serem visitados.
Para voltar ao passado, não faltam museus por lá. Destacam-se o Mimara e o da Cidade de Zagreb, que mostram ao viajante um excelente panorama da história local. Já na Moderna Galerija Zagreb, estão dispostas obras croatas que discorrem sobre como se desenvolveu a arte da região através dos tempos.
Para quem prefere experimentar como funciona o dia a dia dos habitantes de Zagreb, vale uma parada no Dolac, uma colorida feira parte ao ar livre, parte coberta, na qual se pode conhecer melhor sobre os hábitos dos locais e os ingredientes que fazem parte da vida deles.
Zagreb, na Croácia é dica de viagem barata na Europa

No verão, turistas e locais aproveitam o sol à beira do lago Jarun, a “praia” dos croatas. | Foto: Prkos
Apesar de a Croácia se dispor à beira do mar Adriático, sua capital não possui costa. Ainda assim, os habitantes deram um jeito e construíram sua própria “praia”. A mais famosa, que é na verdade um lago, recebeu o nome de Jarun. Com atmosfera agradável e aberta de segunda a segunda, é bastante frequentada, especialmente em dias mais quentes.
Situada entre a Europa oriental e a central, Zagreb recebeu influências culinárias de diversos povos.
Gastronomia em Zagreb, Croácia
A carne costuma ser o principal ingrediente dos pratos feitos por lá, mas na gastronomia local ainda se pode encontrar iguarias à base de vegetais e massas diversas. Assim como os brasileiros, o café faz parte da vida dos croatas e não faltam locais bacanas para sentar e conversar tomando um cafezinho.
Na capital, existe um lugar particularmente diferente, que questiona a ideia de que museu é ambiente de coisa antiga ou necessariamente com status de obra de arte.
É o moderno Museum of Broken Relationships [Museu dos Relacionamentos Despedaçados, em tradução livre], que expõe, com a ajuda de depoimentos e objetos doados por habitantes da cidade, histórias de relacionamentos que tiveram fim.
Leia também: O que fazer em Praga, na República Tcheca
Para encerrar o dia da melhor maneira, há espaços encantadores para comer e beber, mas um lugar recebe atenção especial. Aliás, fica na parte da cidade conhecida como Zagreb Alta: Tkalčićeva, que recebe o diminutivo Tkalca. Trata-se da rua mais badalada da capital e é lá que estão bares e restaurantes de todos os tipos e para todos os gostos.
Destinos internacionais baratos
Por fim, para não errar na próxima viagem internacional, confira todo nosso conteúdo, com dicas de viagens, passeios, roteiros e hotéis. Assim, viaje com os relatos de quem realmente entende de turismo e esteve no local. Tire dúvidas, troque ideias e experiências.
A gente também está no Instagram, YouTube e no TikTok. Acompanhe!